Cidade nas Trevas: O passado de Hopper em Stranger Things

27/09/2020 - POSTADO POR EM HQs/Livros

Stranger Things nos trouxe muitos personagens carismáticos e um dos que mais chamou atenção na terceira, e mais recente temporada, foi Jim Hopper. Ele acolheu e adotou Eleven – que agora se chama Jane, além de ter ajudado na nova luta contra o Mundo Invertido. Mas… O que realmente sabemos dele? 

O livro Cidade nas Trevas, publicado no Brasil pela Intrínseca, é uma obra oficial que conta um pouco sobre o passado do policial. Nós recebemos um exemplar da editora e agora vamos falar para vocês sobre as nossas impressões

De volta ao passado 

Se você assistiu todas as temporadas de Stranger Things, sabe que Hopper desapareceu e os demais personagens o tem como morto. No entanto, em um trailer já bastante divulgado, podemos ver que o policial, na verdade, foi parar na Rússia

Antes disso, em algum momento entre a segunda e a terceira temporada, Hopper e Eleven precisaram se acostumar um ao outro. Cercado das lembranças de sua falecida filha, Sara, e cheio de dúvidas em relação a como lidar com El, Hopper se vê preso com a garota em um dia de nevasca. É aí que o livro Cidade nas Trevas começa.

“ — Acho que não é uma boa ideia.
— Nova York.
— Olha, El…
De repente, a tampa da caixa se abriu sozinha. Surpreso, Hopper então encarou El. A expressão dela estava firme, imóvel, determinada.
Ele estalou o pescoço.
— Tá bom, tá bom! Você quer saber de Nova York, você vai saber de Nova York.”

Cidade Nas Trevas, pag. 15

Descobrindo Nova York

Assim como todos nós, El também queria saber como era Hopper antes de tudo aquilo em Hawkings acontecer. Como ele vivia com Diane e Sara? Apesar de insistir muito, a garota não conseguiu arrancar muitas histórias do policial, como, por exemplo, o que aconteceu com ele na Guerra do Vietnã. No entanto, depois de encontrar uma caixa cheia de coisas e escrito “Nova York”, Hopper aceitou contar aquela história. 

Assim, à medida que lemos, vamos entendendo quem ele era quando a antiga esposa e filha estavam com ele. Apesar de morarem antes em Hawkings, eles decidiram ir para Nova York e buscar outros caminhos na vida. Diane era professora e Hopper foi trabalhar na divisão de homicídios. 

A cidade, nos anos 70, era um verdadeiro caos e ele estava sempre perto de alguma investigação de atrocidades. O momento que acompanhamos no livro aborda a caçada a um serial killer que deixa cartas, como de baralho, no local das mortes. 

Imagem: Divulgação

Veredito

A narrativa não é difícil. Acreditamos que, por ter fãs de diversas idades, o autor Adam Christopher resolveu utilizar uma linguagem simples para a trama. Em diversos momentos, a história volta para o “presente” para mostrar a interação de Eleven com seu novo pai. 

Por fim, Cidade nas Trevas aumenta o background dos personagens de Stranger Things, mas a sua leitura não interfere diretamente nos fatos presentes e futuros. O livro faz parte de uma série que conta mais coisas sobre os personagens, mas você pode ler no seu próprio tempo e aproveitar a série em paz. 

Recomendamos a leitura por ser uma fonte de informações que não encontramos no seriado, como o desenvolvimento do amor de pai e filha. Também é possível saber algumas coisas do relacionamento de Hopper e Joyce. Só coisa que a gente gosta!

Pontos positivos

  • Desenvolvimento dos personagens
  • Abordagem típica de spin off

Pontos negativos

  • Poderia ter visto alguns desenhos ou rascunhos sobre os personagens 

NOTA: 9,5