Veredito de O Homem dos Sonhos

05/04/2024 - POSTADO POR EM Filmes

Finalmente chegou ao Brasil o novo filme da A24, O Homem dos Sonhos. Estrelado por Nicolas Cage e produzido por Ari Aster, o longa é uma mistura inusitada de comédia, fantasia, suspense, e horror psicológico. Conferimos o longa e contamos nossas impressões a seguir.

Enredo

Paul (Nicolas Cage) é um homem que vive uma vida medíocre, rotineira e não se destaca em nada, até que ele começa a aparecer nos sonhos de várias pessoas – conhecidas ou não. Isso acaba retirando-o do anonimato que ele estava acostumado, até que sua fama começa a cobrar um preço caro.

O roteiro do filme é bastante plano, dando a impressão que nada está acontecendo de importante na tela, quando na verdade muito está sendo dito através do subtexto. Os cortes das cenas são bem abruptos, o que dá um ar de mistério ao que está acontecendo e gera curiosidade no espectador. Além disso, há um certo ar de surrealidade principalmente por conta da aura dos sonhos – quanto mais pensamos sobre, menos faz sentido no mundo real, mas para a trama ficcional a proposta se encaixa muito bem.

O papel principal casou muito bem com Nicolas Cage, sua (falta de) expressões faciais dão a Paul um ar gelado de alguém que já está acostumado a viver aquela vida, mas na verdade queria outra vida e sequer consegue esconder que está gostando de receber toda aquela atenção, mas não sabe como agir diante dos holofotes.

Imagem: Divulgação

Ressurgir das Cinzas

O ator estadunidense Nicolas Cage pertence ao clã dos Coppola por parte de pai e resolveu seguir carreira no cinema assim como o tio Francis Coppola e a prima Sofia. Apesar de vir de uma grande família dentro da indústria, as críticas nem sempre foram positivas ao seu trabalho, sendo inclusive lembrado por filmes questionáveis e um rosto apático.

Em 2023, o ator esteve no divertido Renfield – Dando o Sangue Pelo Chefe, onde interpretou uma versão brega e espalhafatosa do Conde Drácula, recebendo críticas positivas por seu trabalho.

Imagem: Divulgação

Veredito

O Homem dos Sonhos é um ótimo filme. Bastante criativo e irônico, o longa não possui um humor escrachado, mas uma atmosfera cômica bem construída. Além disso, o suspense consegue se manter por todo o filme, o que deixa o espectador interessado. Apesar disso, o roteiro às vezes é um pouco redundante em aprofundar a personalidade de Paul de forma desnecessária. 

A direção é bem interessante e fora do óbvio. As cenas recebem alguns cortes secos e abruptos, além de vários closes e cenas filmadas com a câmera aberta em meio ao cenário, dando a sensação de solidão. Isso tudo acaba complementando o que está sendo dito em tela nos diálogos.

É inegável que Nicolas Cage fez um excelente trabalho, dando vida a alguém que é totalmente ordinário e acaba se tornando uma celebridade do dia para noite.

Pontos positivos:

  • Direção fora da caixa
  • Proposta inusitada
  • Excelentes atuações

Ponto Negativo:

  • Roteiro foca em excesso na personalidade do protagonista

Nota: 8,5