Veredito de Não! Não Olhe!

25/08/2022 - POSTADO POR EM Filmes
Post thumbnail

Escrito, produzido e dirigido por Jordan Peele, responsável por Corra! (2017) e Nós (2019), chega hoje (25) aos cinemas Não! Não Olhe!, o aguardado novo longa do diretor. O enredo dessa vez mistura ficção científica e suspense. Conferimos o filme e vamos contar nossas impressões.

Estranhezas

Os irmãos Haywoods, interpretados por Keke Palmer e Daniel Kaluuya, tentam manter em funcionamento o rancho da família após perderem o pai em um evento, no mínimo, estranho. Após isso outros acontecimentos bizarros voltam a intrigá-lo, o que faz o rapaz começar a investigar e fazer descobertas surpreendentes.

O filme tem um ritmo bem lento e se diferencia dos outros títulos de Peele por não ter uma crítica social tão evidente. Os acontecimentos são apresentados aos poucos, como um quebra-cabeça a ser montado gradualmente. O roteiro também não conta com uma grande reviravolta, o que provavelmente é algo esperado dos fãs do cineasta, mas isso não chega a ser um problema, já que o longa consegue entregar exatamente aquilo que promete: um filme que deixe o público apreensivo e curioso

A produção é uma verdadeira homenagem a grandes clássicos da séries de ficção científica, como Arquivo X (1993 – 2002) e Além da Imaginação (1959 – 1964), sendo este último o mais celebrado, já que o ritmo do longa lembra demais seus episódios. 

Imagem de divulgação de Não! Não Olhe!

Ficção científica

Assim como já foi mencionado,  Não! Não Olhe! faz uma referência clara à ficção científica, não só pela temática, mas também em estrutura. Não para menos, já que Jordan Peele foi responsável pelo reboot de Além da Imaginação em 2019 para o Prime Vídeo.

A grande verdade é que ficção científica e suspense são duas vertentes do cinema difíceis de serem acertadas, além disso as duas combinam muito bem. Eis que Peele conseguiu em Não! Não Olhe! exatamente o que não havia conseguido no reboot. Dessa vez, o elemento sobrenatural é algo que não fazemos ideia de como seja, realmente desconhecido, mas que questionamos a existência: vida fora da Terra.

Se por um lado já temos filmes de ficção que mostram seres extraterrestres, não existe nenhum, até o momento, que não mostre suas possíveis “formas”. Isso talvez seja o grande triunfo deste longa, que consegue deixar o espectador tenso sem mostrar nada, de fato, assustador. Mais uma vez, algo difícil de realizar e feito com maestria.

Imagem de divulgação de Não! Não Olhe!

Veredito

Não! Não Olhe! é, com certeza, um filme brilhante por explorar algo já tão batido de forma diferente. Entretanto não agradará todo mundo, já que possui um ritmo super lento, dando a impressão de que nada de importante acontece, mas na verdade os detalhes fazem a diferença.

A fotografia é incrivelmente interessante. Além disso, a forma como os planos são trabalhados pede que o filme seja visto no formato IMAX, para aproveitar o máximo possível das suas cenas.

O roteiro não é cheio de reviravoltas, mas possibilita que os personagens sejam interessantes e que até você se identifique com alguns traços em um ou outro.

Pontos positivos

  • Enredo
  • Fotografia
  • Temática
  • Direção 

Pontos negativos

  • Ritmo diferente dos outros filmes

NOTA: 10