Veredito de Mickey 17

07/03/2025 - POSTADO POR EM Filmes

O premiado cineasta sul-coreano Bong Joon Ho, diretor vencedor do Oscar por Parasita (2019), volta para as telonas em 2025 com Mickey 17, uma mistura de ficção científica com comédia estrelada por Robert Pattinson. Já conferimos o longa e contamos nossas impressões a seguir.

Enredo

Mickey Barnes (Robert Pattinson) é um rapaz ingênuo que levava uma vida simples na Terra, mas alguns problemas o fazem entrar em um programa de colonização de outro planeta. Ao se inscrever no projeto, ele precisava escolher uma “profissão” e a escolhida foi a pior possível: ele seria copiado e a cada morte uma nova versão seria impressa. O problema é que uma nova impressão foi feita antes da antiga morrer.

O roteiro é bem adaptado do livro de Edward Ashton, mas o primeiro ato é um pouco lento ao apresentar o personagem principal e parece dar voltas no mesmo ponto. Os atos seguintes, felizmente, são bem dinâmicos e instigantes. A comédia da narrativa está em ironias e quebra de expectativa em situações completamente absurdas. Além disso, alguns personagens são propositalmente caricatos e combinam muito com a história.

Robert Pattinson consegue dar personalidades distintas para os dois personagens, de modo que percebemos que são pessoas diferentes que vieram da mesma matriz. Todos os personagens são bem escritos, mas o destaque vai para Mark Ruffalo, que interpreta a síntese escancarada do que é uma pessoa autoritária e despreparada para a política, sugando tudo daqueles que o seguem e acreditam em suas promessas.

Imagem: Divulgação

Curiosidades

Mickey 17 foi anunciado em janeiro de 2022, antes mesmo do lançamento do livro que deu origem ao roteiro. Bong Joon Ho escreveu, dirigiu e produziu o longa. Logo no início do projeto, ele fez um storyboard das sequências de cada cena antes das filmagens. O roteiro foi feito com base nos rascunhos iniciais do livro. Para contribuir com a narrativa, Pattinson trouxe os toques de comédia baseados em personagens memoráveis dos anos 1990, como Ren e Stimpy, os quais inspiraram o sotaque do personagem.

As gravações do filme se encerraram em dezembro de 2023, e originalmente ele seria lançado em março de 2024, mas a Warner Bros decidiu dar prioridade à Godzilla X Kong: Um Novo Império (2024) – além da greve dos roteiristas do ano passado também ter contribuído para o adiamento.

Imagem: Divulgação

Veredito

Mickey 17 é um filme muito bom, com um excelente plot, mas que não chega perto da obra-prima que é Parasita. A direção é exatamente cuidadosa, meticulosa e autoral, sendo possível perceber que as escolhas dos ângulos são a sua assinatura.

O roteiro apresenta alguns problemas no primeiro ato, com um ritmo lento e reexplicando a mesma coisa várias vezes, porém os atos seguintes são interessantes. A comédia é feita em cima da tragédia, mas sem tirar sarro, apenas uma sátira quase perfeita.

Os personagens são muito bons, bem escritos e as caricaturas são feitas de um modo exagerado que combina com o projeto. Robert Pattinson faz um bom trabalho, mas quem rouba a cena é Mark Ruffalo, que exagera e deixa seu personagem ridículo o suficiente para deixar clara a mensagem que a narrativa quer passar.

Pontos Positivos:

  • Plot inteligente
  • Direção cuidadosa
  • Uso da comédia 
  • Elenco

Ponto Negativo:

  • Primeiro ato lento e repetitivo

Nota: 9