Veredito de Alerta Vermelho

13/11/2021 - POSTADO POR EM Filmes
Post thumbnail

Um dos lançamentos mais aguardados deste ano e que foi anunciado quando a Netflix prometeu “um filme por semana” em 2021, Alerta Vermelho finalmente chegou à plataforma. 

Até o momento este é o longa mais caro bancado pelo streaming, custando 200 milhões de dólares, muitos dos quais foram para o bolso dos três protagonistas: Dwayne Johnson, Ryan Reynolds e Gal Gadot. Mas será que essa produção toda valeu a pena? Conferimos o filme e vamos contar para você nesse veredito.

Roubo, fuga e vigarice

Alerta Vermelho mostra o agente do FBI John Hartley (Dwayne Johnson) em sua caçada ao famoso ladrão de arte Nolan Booth (Ryan Reynolds). Depois de conseguir pegar o vigarista, Hartley acaba incriminado e colocado na mesma prisão que Booth.

Agora o ladrão e o agente devem se juntar para ir em busca da pessoa por trás da prisão dos dois: a vigarista conhecida apenas como O Bispo (Gal Gadot).

Imagem: Divulgação

Elenco estrelado

O que filmes como A Festa de Formatura (2020), Cats (2019) e o Destino de Júpiter (2015) têm em comum? Apostam em um elenco estrelado para chamar a atenção do público, mas não conseguem compensar essa expectativa entregando uma boa produção.

É basicamente a lógica aplicada a Alerta Vermelho. A Netflix investiu pesado no elenco, com cada um dos três protagonistas levando 20 milhões de dólares para participar da produção, além de todos estarem em excelentes momentos da carreira, sendo queridinhos de Hollywood.

Porém, olhando o que foi entregue nos faz perguntar se esse investimento valeu a pena. Não que os atores não estejam bem, eles fazem o que podem com o roteiro que foi entregue, mas não dá pra dizer que chegar ao fim do longa foi uma tarefa fácil.

Imagem: Divulgação

Ação genérica

A trama um tanto batida de Alerta Vermelho poderia passar facilmente como mais um filme de ação genérico, porém o uso de protagonistas carismáticos representaria um ponto de destaque para a produção. O que não acontece aqui.

O roteiro não consegue fazer nem com que Ryan Reynolds, já estabelecido como um bom ator de comédia em trabalhos como Free Guy (2021) e Deadpool (2016), consiga arrancar qualquer risada com seus diálogos pobres e sem timing.

The Rock não está longe, mesmo que a dinâmica dele com Reynolds até funcione, a maioria das conversas soa artificial e sem graça. Gadot é a única que consegue se sobressair, entregando a personagem mais interessante do trio.

Imagem: Divulgação

Veredito

Desde sua estreia o filme figura no top 1 da Netflix, afinal, seu elenco cheio de rostos queridos chama a atenção e promete uma diversão rápida em um longa de comédia/ação. Infelizmente não é isso que Alerta Vermelho nos oferece.

A trama busca trazer reviravoltas mirabolantes para surpreender, coloca diálogos com emoção forçada (um ponto curioso é que o trio de protagonistas tem problemas com o pai, algo de estranho aí), além de não ter timing de comédia e se valer de cenas bastante expositivas para explicar as piruetas do roteiro.

Para não dizer que falhou em tudo, o longa consegue trazer cenas de ação bem produzidas e locações deslumbrantes (crédito do valor absurdo de produção). Mas fora isso é difícil tirar qualquer proveito das suas quase duas horas de duração.

Pontos negativos

  • Expositividade
  • Roteiro fraco
  • Falta de timing de comédia

Pontos positivos

  • Cenas de ação bem filmadas
  • O elenco se esforça

NOTA: 4