O que você mais lembra quando pensa em “A Família Addams”? Eu penso no amor da Mortícia pelo Gomez, em todos os tons de preto e roxo do filme em uma cena em que a Vandinha diz que meninas da idade dela só pensam em homicídio.
A versão de 2019, uma animação, foi pensada para crianças, não para mim, uma pessoa de 24 anos, mas apesar de mostrar cenas que remetem à violência, o filme me surpreendeu com sua fofura e lições sobre o amor. Não me deixou triste por não ser “dark” como o original, pelo contrário. Fiquei encantada. Este texto contém spoilers.
Enredo
A história começa mostrando o casamento de Mortícia com Gomez e uma perseguição. Os moradores “normais” da terra natal dos Addams, com medo do que a família representava, afugentaram todos os membros com tochas, fazendo-os fugirem para longe até encontrar um lugar inabitado e obscuro o bastante – e, assim, sem “normais” por perto. Eles encontram um manicômio abandonado e fazem dele seu lar. Esse primeiro momento me deixou com uma certa tristeza, porque minhas memórias da história dos Addams não tinha a família como fugitiva.
Treze anos depois, enquanto Feioso se prepara para uma apresentação que o iniciará como um verdadeiro Addams, Vandinha decide que ir à escola normal é o que ela deseja, mesmo que seja contra a vontade de Mortícia. Lá, a garota conhece Parker, a filha de Margot Agulheira, uma apresentadora de um programa de televisão que lembra muito os Irmãos à Obra.
Só eu posso atormentar minha família!
A população toma conhecimento dos Addams e Margot, querendo embelezar o bairro, oferece um verdadeiro “lar doce lar”, mas a família recusa, por gostar muito de sua casa como está. A apresentadora pensa que as pessoas terão medo de morar em um bairro que tem como membros uma família das trevas, então resolve expulsá-los de lá e promove um verdadeiro “cancelamento”.
Vandinha tenta salvar a todos, mas não consegue impedir que a casa seja destruída. Mesmo sem ter onde morar, a família permanece unida e alguém na multidão exclama “eles são só uma família!”.
Veredito
Há algum tempo as animações tentam ensinar que as diferenças devem ser aceitadas, que devemos buscar nossa felicidade sem atrapalhar a dos outros e exaltar apenas o amor. Na família Addams o que mais existe é amor e compreensão, mesmo que, para eles, isso signifique atirar flechas cabeças uns dos outros.
Vamos começar a aceitar o que os desenhos têm a nos ensinar?
Pontos positivos:
- Trilha sonora
- Animação
- Dublagem
Pontos negativos:
- Duração (poderia ser mais longo)
- Desenvolvimento dos personagens
Nota: 9