Lista: Mais 7 Filmes para ver no Mês do Terror

20/10/2021 - POSTADO POR EM Filmes
Post thumbnail

Não precisa esperar o Halloween chegar para curtir um bom filme de terror. Outubro é o mês temático de um dos gêneros de maior sucesso do cinema e nada melhor que atualizar sua lista de obras para conhecer nos próximos dias.

No ano passado, separamos sete filmes que todos os amantes do horror devem conferir

Para 2021, montamos uma nova seleção de produções de sete países diferentes para planejar sua maratona de terror. 

Creep (2014)

Atraído por um anúncio de mil dólares para gravação de um vídeo nas montanhas, Aaron (Patrick Brice) – também diretor do longa – conhece o singular Josef (Mark Duplass), que deseja se tornar amigo do profissional em sua remota cabine. Quanto mais Josef fala, mais suspeita a situação fica. Contar mais seria spoiler.

Um excelente uso do estilo found footage, mas sem abuso da câmera nervosa para uma imersão na ansiedade pela dúvida. O filme norte-americano e sua continuação estão disponíveis na Netflix.

A Sombra do Pai (2018)

Esse é para quem curte um terror mais contido e de lento desenvolvimento. 

A mãe de Dalva (Nina Medeiros) morre e a pequena filha precisa conviver com um pai doente e distante, enquanto ambos ainda não deram tempo ao seu luto. A criança ainda deseja trazer a mãe de volta à vida, crente que possui poderes sobrenaturais.

Outra produção brasileira de qualidade da ótima Gabriela Amaral Almeida. O filme está disponível no Prime Video.

Medo (2003)

Duas irmãs tentam se acostumar com a nova vida com o pai e a madrasta em uma casa que aparenta ter mais do que memórias ruins

O foco no terror é manifestado com segurança nos artifícios estilísticos do gênero, como a lentidão aliada à tensão antes do jump scare, mas ainda junto à identidade dinâmica dos filmes do diretor sul-coreano Kim Jee-woon (de Eu vi o Diabo), cheio de twists.

Prelúdio para Matar (1975)

Um músico presencia um assassinato e se une à uma jornalista para investigar a identidade do criminoso, antes que o mesmo destino da vítima seja o deles.

A tensão não afasta o espectador pelo medo como um habitual filme de terror, mas instiga a se aproximar e ver de perto cada elemento desse clássico do mestre do gênero, o italiano Dario Argento (de Suspiria). O filme está disponível no YouTube.

Os Inocentes (1961)

Uma jovem babá é encarregada de cuidar de duas crianças em uma mansão isolada, mas começa a suspeitar que o local não é seguro devido a fenômenos inexplicáveis.

Adaptação do livro A Volta do Parafuso (1898) de Henry James, o longa de Jack Clayton usa um jogo de iluminação e de profundidade surpreendentes para elevar ainda mais o tom espectral da mansão. 

A história já foi adaptada inúmeras vezes, incluindo os recentes Os Órfãos (2020) e A Maldição da Mansão Bly (2020), porém é consenso que o longa inglês de 61 é o mais aclamado.  O filme está disponível para locação no YouTube.

A Casa Lobo (2018)

Maria (Amalia Kassai) foge de uma comunidade alemã no Chile comandada por um tirano que tem o apoio do ditador Augusto Pinochet. A jovem se refugia em uma casa isolada na floresta, enquanto cuida de dois porcos que deixou escapar do local em que foram abusados.

Uma animação impactante com um visual inventivo, que se aproveita da estética surrealista para criar uma atmosfera perturbadora. O trabalho é o 1° longa dos diretores chilenos Joaquín Cociña e Cristóbal León.

[REC] (2007)

Uma repórter de televisão e seu cinegrafista ficam presos em um prédio junto de seus habitantes durante o início de uma epidemia nunca vista.

A curta duração do filme espanhol de Jaume Balagueró e Paco Plaza não dá margem para enrolação. Do começo ao fim, é uma escalada de ação bem orquestrada e que prende nossa atenção sob a ótica de found footage. O filme está disponível no Prime Video.