Lista: 7 filmes para ver no Mês do Terror

11/10/2020 - POSTADO POR EM Filmes

O Halloween (31/10) ainda não chegou, mas o clima de medo já toma conta de outubro, o mês oficial do terror. O gênero, amado por uns e odiado por outros, possui um leque infinito de opções para todos os públicos.

Para comemorar o mês temático, montamos uma lista de 7 filmes de terror/horror que você precisa conferir. É melhor chamar companhia quando for assistir…

Os Invasores de Corpos (1978)

Remake do clássico sci-fi de 1956, o filme de Philip Kaufman brinca com nossa percepção de quem está infectado pelos organismos alienígenas através das trocas de foco sutis e dos movimentos de câmera suaves.

O ritmo de urgência constante vindo das descobertas dos protagonistas em contraste com a atmosfera externa de “vocês estão loucos, está tudo normal” cria uma panela de pressão que cozinha a tensão no ponto. Uma vibe bem Twilight Zone, com uma surpreendente cena final.

A Visita (2015)

M. Night Shyamalan explora a atmosfera de dúvida e angústia na maioria de suas obras, sendo O Sexto Sentido (1999) talvez o exemplo mais conhecido. Em A Visita, de 2015, o diretor manipula a crescente tensão através do estilo de filmagem found footage, acompanhando dois jovens irmãos que visitam seus distantes e estranhos avós.

O ambiente já inquietante da casa aumenta com a ordem para os netos não saírem do quarto após as 21h30. A curiosidade dos dois os leva a tentar entender o que se passa no local e com seus avós durante a noite.

Eu vi o Diabo (2010)

Título mais gore desta lista, Eu vi o Diabo traz uma violência explícita com poucos cortes  e uma boa dose de ação ao longo de mais de duas horas. Na trama, um policial faz de tudo para prolongar o sofrimento de um psicopata a quem ele persegue por vingança.

O diretor Kim jee-woon já havia mostrado em O Gosto da Vingança (2005) seu domínio em transitar entre os dois gêneros cinematográficos com tranquilidade. A excelente maquiagem contribui ainda mais para as ótimas atuações de Ler Buyng-hun e Choi Min-sik, protagonistas do longa.

Sob as Sombras (2016)

Um míssil atinge um prédio em Teerã, capital do Irã, durante a guerra contra o Iraque na década de 80. Lá, uma mulher cuida sozinha de sua filha, que alega ter ganhado a companhia de um espírito, um “djinn”, desde a queda do objeto.

O agouro causado pelo míssel é inflamado pela vizinha da mãe, isolada no apartamento e descrente da força sobrenatural, mas preocupada por uma possível presença indesejada no local. Disponível na Netflix, o filme de Babak Anvari rende bons sustos, principalmente no final, e propicia um contato interessante com o folclore iraniano.

Corrente do Mal (2014)

Alguns filmes de terror, como o clássico Sexta-feira 13 (1980), premonizam a morte de personagens após o contato sexual. Em Corrente do Mal, o sexo transmite uma maldição, atraindo uma entidade que assume a figura de outras pessoas e persegue o novo amaldiçoado para sempre em busca de matá-los.

O diretor David Robert Mitchell explora bem a interação do grupo com o “demônio” através da profundidade de câmera. A trilha oitentista composta por Disasterpeace auxilia na manutenção do cenário de incerteza. O longa está disponível no Amazon Prime Video e no Telecine Play.

Os Outros (2001)

Nicole Kidman é uma religiosa e superprotetora mãe com seus dois filhos, que possuem uma forte sensibilidade à luz. A família se muda para uma mansão durante a 2ª Guerra Mundial com a presença de antigos criados da casa. Isolados e sem iluminação, qualquer som diferente no local gera preocupação e aguça a imaginação das crianças, que buscam descobrir se, de fato, o espaço é assombrado.

A baixa iluminação e o desespero da mãe complementam o ambiente de pânico que toma conta da casa no longa do espanhol Alejandro Amenábar. Para quem já viu outros desse estilo, Os Outros pode ser um pouco previsível, mas ainda sim muito satisfatório.

Inverno de Sangue em Veneza (1973)

Veneza pode não ser o paraíso que muitos imaginam. Em Inverno de Sangue em Veneza, o diretor Nikolas Roeg torna a charmosa cidade italiana em um labirinto de pesadelos para um casal de ingleses.

O arquiteto John Baxter (Donald Sutherland) trabalha na reconstrução de uma igreja local quando sua esposa Laura (Julie Christie) conhece uma velha deficiente visual que alega ter falado com a pequena filha do casal, morta por afogamento em casa.

A presença oculta da garota pela cidade e a perturbação psicológica com os comentários da senhora causam uma quebra no processo de superação de ambos, agora sufocados pela premonição de que devem sair de Veneza o quanto antes.