Filmes e séries muito parecidos com teorias da conspiração

04/06/2017 - POSTADO POR and EM Filmes E Séries

Quantas vezes a gente não se pega repetindo “isso é muito Black Mirror…”? Não só na série da Netflix mas em filmes como “Ex_Machina: Instinto Artificial” (2015) e “Laranja Mecânica” (1971), as semelhanças com teorias da conspiração são enormes.

Pra te fazer, como a gente, procurar sinais suspeitos de conspirações e organizações secretas em todo lugar, fizemos uma seleção 10/10 de filmes e seriados com suas referências a essas teorias:

Exterminador do Futuro – Google e Skynet

Se você já assistiu ao filme “Exterminador do Futuro”, sabe que a Skynet é uma grande rede de inteligência artificial que opera com robôs de inteligência avançada. Ao se tornar autoconsciente, a rede passa a entender a humanidade como uma ameaça e envia um exército de exterminadores para matar humanos em um holocausto nuclear, ou “Dia do Julgamento”.

E a Google? Bom, não é novidade pra ninguém que a empresa se utiliza de bastante inteligência artificial. Só o anti-spam do Gmail precisa de programação avançada para separar com sucesso as mensagens ruins do resto, para não mencionar o projeto do carro desenvolvido pela companhia que anda pelas ruas sem a presença de um condutor.

A parte mais assustadora vem aí. Em 2014, a Google contratou uma empresa, a DeepMind, a fim de criar medidas de segurança para, em caso de necessidade, que operadores humanos possam “tomar controle de um robô que não esteja se comportando e que possa causar consequências irreversíveis”.

Foto: Divulgação

Homens de Preto – Majestic 12

Uma das franquias mais populares do cinema, “MIB – Homens de Preto” (1997-2012) é expressamente baseada em teorias americanas relacionadas à ufologia. A relação com a existência do “Majestic 12”, ou os Majestosos 12 (MJ-12), por exemplo, é impressionante.

Segundo a teoria, MJ-12 ou MJ-XII é um nome código de um comitê criado em 1947 e, na época, dirigido pelo então presidente Harry Truman, que reúne líderes militares, funcionários do governo norte-americano e cientistas de alto nível com o objetivo de investigar a atividade de OVNIs no que chamaram “Caso Roswell”. O caso envolvia uma nave alienígena que, em julho do mesmo ano, foi encontrada próximo a Roswell, no Novo México (EUA), e o comitê divulgou uma série de teorias relacionadas ao episódio para ocultá-lo.

Uma das maiores provas da falsidade dos documentos divulgados pelo comitê está em uma carta de outubro de 1947 escrita por Harry Truman. Sua assinatura fora, de acordo com investigações do FBI, fotocopiada e reproduzida nos documentos do MJ-12.

Foto: Divulgação

Stranger Things – MK ULTRA e Montauk

Eleven, uma das personalidades mais populares no enredo de “Stranger Things” (2016-), é raptada de sua mãe para ser cobaia em um projeto da MK ULTRA, pois seu pai também participara de experimentos do investimento. Existe uma teoria da conspiração que diz que o programa realmente existiu.

Desenvolvido pelo Departamento de Ciências da CIA, em curso de 1950 a 1960, MK ULTRA é o código dado a um programa de experimentos clandestinos realizados em seres humanos. As experiências buscavam desenvolver drogas e procedimentos a serem realizados em interrogatórios, assim como torturas para debilitar o indivíduo e forçar confissões.

Um dos casos supostamente reais mais populares é o do cientista Frank Olson, que teria sido involuntariamente drogado com LSD pela CIA, cometendo suicídio e saltando da janela de um hotel. Sua família, até hoje, luta por uma versão dos fatos pela CIA.

Foto: Divulgação

Twin Peaks – Projeto Blue Book

Quando “Twin Peaks” estreou no início da década de 1990, poucas pessoas desconfiavam que por trás do melodrama novelesco e do humor nonsense que intercalam na série, se escondia um verdadeiro mistério até hoje não muito bem esclarecido. Foi somente após a investigação sobre quem matou Laura Palmer, o foco principal da história, que os primeiros sinais de conspiração começaram a surgir na cidade.

Com a recente publicação do livro “A História Secreta de Twin Peaks” (escrito pelo co-criador Mark Frost) e a estreia da nova temporada, disponível na Netflix, as evidências estão mais explícitas. O desaparecimento de indivíduos, a criação de espíritos malignos e o primeiro teste da bomba nuclear funcionam para a interposição do Projeto Blue Book na série.

O estudo conduzido pela Força Aérea dos Estados Unidos investigou objetos voadores não identificados por quase duas décadas e é o último projeto militar norte americano relacionado ao tema que está disponível, pelo menos em parte, sob a Lei de Liberdade de Informação. Apenas uma pincelada do que ele representa aparece nas duas primeiras temporadas, mas preste atenção nos personagens Major Briggs e Douglas Milford.

Foto: Divulgação