Veredito de Kare Kano – As razões dele, os motivos dela

05/03/2020 - POSTADO POR EM Animes / Mangás

“Kareshi Kanojo no Jijō”, ou simplesmente “Kare Kano”, é um mangá criado pela mangaká Masami Tsuda, lançado no Japão de 1996 a 2005. Conta com 21 volumes e foi publicado no Brasil pela editora Panini, com o título “Kare Kano – As Razões Dele e Os Motivos Dela”. O anime, abarca 1/3 dessa história e teve seu lançamento em 99, com a produção do estúdio Gainax e a realizado por Hideaki Anno (Neon Genesis Evangelion). Vamos contar aqui nossas impressões sobre essa obra.

Nem tudo é o que parece

A história narra a vida de Yukino Miyazawa, uma estudante do colegial aclamada por todos pela sua beleza, sofisticação e inteligência, sendo apontada sempre como exemplo aos demais alunos também por ser bastante amigável. Contudo a reviravolta acontece com a chegada de um novo aluno, Souchiro Arima, que não apenas rouba o primeiro lugar na escola dela, como também descobre seu grande segredo. Yukino é, na verdade, uma garota extremamente vaidosa, gananciosa e grosseira, que adora ser o centro das atenções.

A trama se desenvolve dentro dessa base inicial, no qual Yukino e Souchiro começam a disputar o mesmo objetivo, mesmo que por motivos e razões diferentes. Ela pela atenção e prestígio, e ele por estar apaixonado por ela. Particularmente é muito engraçado olhar esses dois lados da moeda, e a história nos permite, já que é narrada simultaneamente pelos dois. Com o decorrer da narrativa, a protagonista também percebe que não é apenas seus outros motivos que a fazem competir com o garoto, e finalmente eles ficam juntos.

Foto: Divulgação

Anime Vs Mangá

Vale lembrar que o anime de KareKano contou com apenas 26 episódios, e só teve sua curta duração devido a conflitos entre a mangaká Tsuda e o animador Addo, já que a sua recepção foi bastante positiva durante a exibição. Porém, mesmo curta, a produção cobre 1/3 da história do mangá, e mistura o traçado suave do material original, com recortes realistas, e uma animação digna de prêmio para a época. 

Infelizmente devido a briga da mangaká e do diretor, o anime acaba de maneira abrupta, o que pode levar quem está assistindo a uma certa decepção, pois não apenas ele corta a narrativa da história, como também deixa explícito que houve algum problema de direção. Isso obriga os fãs a fazerem a escolha entre continuar a história pelo mangá ou simplesmente abandonar a animação, já que não teve ou há qualquer abertura para continuação dentro.

Enquanto isso, como sempre, o mangá traz o romance completo, e você consegue acompanhar a história de forma inteira. Ela também vai mais a fundo quando se trata do psicológico dos personagens, atmosfera e desenvolvimento.

Foto: Divulgação

Veredito

O desenvolvimento dos personagens merece ser destacado. Problemas psicológicos são abordados de uma forma humana e realista, como traumas de infância, abuso e negligência. A autora não ameniza de forma alguma ao trabalhar conflitos como forma do aprendizado que Yukino e, principalmente, Souchiro, desenvolvem no decorrer da narrativa.

Kareshi Kanojo no Jijo é uma pérola que deve ser tratada com carinho, e analisada pela sua originalidade e carisma. Recomendo o anime e mangá a todos os fãs de romance psicológico, que adora ver como a ficção pode sim tratar da realidade de uma forma a se aprender com os erros, e ter orgulho dos seus acertos, e vice-versa. Também de como é bom você crescer, trilhando seu caminho em uma perspectiva real, com alguém ao seu lado, sejam eles amigos, familiares ou mesmo o amor da sua vida.

Pontos positivos

  • Momentos originais e românticos, que fogem do clichê shoujo.
  • Foge do clichê shoujo.
  • Bom desenvolvimento de personagens.

Pontos negativos

  • O anime termina de forma abrupta, deixando a história em aberto.
  • Pode trazer gatilhos relacionamos a depressão, abuso e ansiedade.

NOTA: 9