Lista: 6 piores finais de mangás e animes

04/09/2024 - POSTADO POR EM Animes / Mangás

Tudo que é bom uma hora acaba. E enquanto o final de qualquer produção seriada seja esperado, ele nem sempre agrada todo mundo. É o caso de alguns mangás e animes de sucesso que chegaram ao fim com um gosto infelizmente amargo. Confira a seguir uma lista com os seis piores finais de mangás e animes.

Shingeki No Kyojin

Imagem: Divulgação

O final de Ataque dos Titãs até hoje causa polêmica entre os fãs. Com uma conclusão muito mal feita para justificar o genocídio de Eren e muitas pontas soltas na história, o autor, que tambem não gostou do que entregou, ainda inseriu “capítulos extras” que pioraram a situação, desagradando o público geral. O anime teve o mesmo final, com uma última temporada dividida em múltiplas partes insatisfatórias.

Shaman King

Imagem: Divulgação

Um sucesso no Japão que foi perdendo o interesse dos fãs, Shaman King acabou sendo cancelado pela Shonen Jump. Contudo, o autor decidiu ignorar o aviso de cancelamento, e continuou a história de Yoh como se nada tivesse acontecido. Resultado? O mangá só veio a ter um desfecho anos depois, por pedido da própria editora, ouvindo os fãs. O anime original teve o mesmo caminho, com seu encerramento em uma nova adaptação da Netflix, que é muito mais fiel ao mangá.

Neon Genesis Evangelion

Imagem: Divulgação

O anime de Evangelion dos anos 90 entra na lista por uma decisão do estúdio que rendeu mais danos do que qualquer outra coisa: depois que os responsáveis pediram ao diretor para cortar custos, ele entregou episódios subjetivos na cabeça de um dos protagonistas mais problemáticos dos animes, Shinji. Resultado? Um filme inteiro para entregar o final real da história.

Kimetsu no Yaiba

Imagem: Divulgação

Demon Slayer entra nessa lista com um sabor meio azedo na boca. A história entregou drama, emoção, ação e personagens carismáticos que trouxeram um sucesso enorme para o autor, com um dos animes melhores avaliados na história para uma publicação tão curta (se comparada a outros nomes como Naruto, One Piece, etc.).

Mesmo assim, o final foi tão anti-climático que até hoje os fãs ficam confusos. A Shonen Jump é conhecida por gostar de finais felizes mas, mesmo assim, essa conclusão foi tão alegre que até os fãs mais positivos não possuem argumentos quando se trata dos personagens encarnados no presente.

Boku no Hero

Imagem: Divulgação

O final de Boku no Hero é um exemplo de conclusão recente que decepcionou. Enquanto alguns fatores já eram esperados, ao recebermos um protagonista que lutou tanto para se tornar o herói de todos, mesmo sem poderes, não nos é dado nenhum argumento decente para o final.

Com isso, temos personagens esquecidos, romances colocados de lado, e lições de moral que ninguém pediu. Os fãs tiveram que aceitar a lição de que não é necessário ter poderes para se tornar um verdadeiro herói mesmo que você viva em uma sociedade cheia de poderes.

Bleach

Imagem: Divulgação

Uma das histórias que surpreenderam os fãs, Bleach era um sucesso de vendas no Japão, e pegou todos de surpresa com a notícia de seu cancelamento. Ao contrário de outros títulos, o autor Tite Kubo escutou o que a Shonen Jump solicitou e encerrou sua história quando sua própria saúde estava em estado crítico.

Contudo, trazendo um desfecho que ninguém pediu, Bleach deixou muitas pontas soltas para o gosto dos fãs. Anos depois, o autor lançou Burn The Witch, que se passa no mesmo universo de Bleach e trouxe várias esperanças aos fãs. Ainda que na comemoração de publicação da história o autor tenha nos dado um capítulo cheio de emoções, até agora não houve mais nada entregue – apenas um festival de promessas.