Depois de meses (que se tornaram anos) de campanha na internet, a Warner Bros. finalmente decidiu ouvir o clamor dos fãs e tornar uma realidade o lançamento da versão do diretor Zack Snyder de Liga da Justiça (2017).
Conhecida como Snyder Cut, a visão original do longa foi comprometida quando o diretor se afastou da produção por motivos familiares, e na época o estúdio trouxe Joss Whedon, conhecido por Os Vingadores (2012), para finalizar o projeto. O resultado, como sabemos, foi bem mais ou menos.
Com o anúncio de que Zack Snyder irá finalizar e lançar a sua versão da Liga da Justiça no serviço de streaming HBO Max em 2021, ainda são muitas as dúvidas que rondam a produção. Por isso, nós reunimos 6 coisas que sabemos sobre o projeto até agora. Confira!
1. Não serão feitas refilmagens
De acordo com o portal The Wrap, a Warner Bros. não prevê nem irá financiar a filmagem de novas cenas para o projeto. Como o diretor havia sido desligado do projeto em meados da fase de pós-produção, o material necessário para construir sua visão original provavelmente já foi gravado, mas havia sido deixado de fora da versão lançada nos cinemas.
Sendo assim, o investimento adicional (estimado entre $20 a $30 milhões de dólares) será empregado em finalizar os efeitos especiais de diversas cenas em estado bruto. Mas com a possibilidade de gravar novos diálogos e, essencialmente, fazer uma montagem completamente nova.
Foto: Divulgação
2. A nova versão será (um tanto) maior
Sendo esse um projeto que iria lançar novos personagens para a formação de uma equipe (ao contrário da Marvel que pacientemente lançou os filmes solo dos heróis antes de juntá-los), há muita história a ser contada. Na época, foi reportado que a Warner lutou para que o filme fosse finalizado com menos de duas horas – e acabou totalizando exatamente 120 minutos.
Sem a pressão das salas de cinema, o lançamento no streaming abre um universo de possibilidades – incluindo novos formatos. Pode ser, inclusive, que o Snyder Cut não venha como um filme, e sim como uma série limitada em 5 ou 6 episódios. A ideia original era que A Liga da Justiça tivesse dois filmes (que foram combinados em um), então o diretor tem pontos de quebra naturais na história para tal.
Foto: Divulgação
3. Teremos o traje escuro do Super-Homem
Algo definitivamente decepcionante na Liga da Justiça de 2017 foi o arco de ressurreição do Super-Homem. Quem acompanhou o processo de produção do filme conhece os rumores de que teríamos o personagem de Henry Cavill usando o uniforme preto do herói. Após confirmar que essa era a ideia original em uma rede social, o diretor liberou um vídeo curto mostrando uma cena em que isso é uma realidade, confira:
4. Darkseid será o vilão
A ameaça cósmica na forma de Darkseid sempre foi o plano inicial para o grande antagonista da Liga da Justiça. No filme lançado, porém, o vilão que deu as caras foi o Lobo da Estepe, acompanhado de seu exército de Parademônios.
O ator Ray Porter havia gravado cenas utilizando a tecnologia de captura de movimento como Darkseid, mas o material que havia sido descartado sob o comando de Whedon. Agora, ele será utilizado na versão de Snyder do filme, que já liberou uma prévia com Gal Gadot, a Mulher-Maravilha, e o vilão ameaçador:
5. A trilha sonora de Junkie XL será utilizada
Quando Joss Whedon assumiu o comando do longa, o diretor trouxe consigo uma nova equipe de colaboradores, inclusive o compositor Danny Elfman, que assinou a trilha sonora final. Entretanto, o músico Junkie XL – que havia sido escalado originalmente – já havia composto sua versão da trilha. Ele, inclusive, trabalhou em Batman v Superman (2016) ao lado de Hans Zimmer, o que contribui para um senso de coesão maior dentro do Universo Estendido DC.
Foto: Divulgação
6. Teremos um trailer oficial em 22 de Agosto
Devido à pandemia do Covid-19, a tradicional Comic-Con, onde as primeiras prévias de grandes projetos eram anunciadas, teve de migrar para o formato digital. Esse ano, a DC vai realizar seu próprio festival online, a DC FanDome, no dia 22 de Agosto. Mais informações sobre o Snyder Cut (como o formato) serão divulgadas, além da exibição de um teaser trailer inédito. Os painéis devem trazer ainda novidades de filmes como The Batman e Mulher-Maravilha 1984. O melhor de tudo: o evento será gratuito.
Foto: Divulgação