Dê uma chance a Attack on Titan

18/10/2019 - POSTADO POR EM Animes / Mangás

Um dos animes mais assistidos do momento é “Attack on Titan” (no original “Shingeki no Kyojin”) e também é um dos mais polêmicos. A história mostra um mundo em que a humanidade é prisioneira de titãs, gigantes que comem humanos e destroem tudo o que veem pela frente. Para se salvar, o que restou da humanidade construiu cidades dentro de muralhas para que conseguissem se proteger. 

O anime já tem 3 temporadas e os fãs acreditam que ele terá, se seguir o mangá, até 5 ou 6. Foram 59 episódios até agora. 

*CUIDADO, ESSE TEXTO PODE CONTER SPOILERS

Personagens

Os personagens principais são Eren Jeagar, Mikasa Ackerman e Armin Arlert. Os três tiveram suas famílias destruídas por titãs e resolvem juntar-se ao exército para acabar com aqueles que levaram embora seus entes queridos. 

Eren e Mikasa são irmãos de criação, e a garota nutre sentimentos pelo menino. Armin é amigo de infância dos dois e foi criado pela avó, enquanto os pais fugiram para conhecer o verdadeiro mundo e ver o oceano. . 

Porém, ao longo da história o que podemos observar é que, mesmo como protagonista, a evolução de Eren não é positiva. Ele é um personagem que, apesar de ser importante para a história, poderia facilmente morrer sem que todo o resto fosse descontinuado. O rapaz não tem outra razão de viver além de continuar matando os titãs. 

Foto: Divulgação

Até o momento

Para obter informações sobre a origem dos titãs e encontrar mais meios de sobreviver, parte do sistema militar foi modificado para que seus integrantes fizessem “expedições” para fora das muralhas. Assim, jovens fortes e corajosos poderiam matar, capturar e conseguir informações, além de serem os únicos autorizados a conhecer o “mundo lá fora”. 

No mangá, já é possível entender qual a “motivação” dos titãs e a partir de que momento eles começaram a assolar a humanidade. A existência de humanos que podem se transformar em titãs também é explicada e, se você gosta do anime, mas não quer esperar por respostas nos episódios do ano que vem, pode correr para o mangá, que já tem muito mais coisa explicada.

Foto: Divulgação

Polêmicas

Para quem gosta de tiro, porrada, grandes lutas, intrigas e traições, o anime é uma ótima pedida. O cenário é de guerra e a falta de respostas é uma estratégia do autor Hajime Isayama. Você nunca sabe em quem pode confiar. 

Há uma verdadeira carnificina na história, muitos dos tipos que acompanhamos são egoístas e vivem apenas pela chance de continuar uma matança. Vai ser difícil você encontrar um personagem para realmente se inspirar, como é fácil de acontecer em obras como Naruto, por exemplo. 

A polêmica de “Attack on Titan” gira em torno de pequenos acontecimentos durante toda a história, que se inspirou nos eventos da Segunda Guerra Mundial em vários momentos. Essa discussão dividiu alguns fãs, com alguns acusando a produção de ser um “anime de nazista”. 

Os últimos episódios já lançados do anime nos mostraram porque os titãs aparecem e comem pessoas, porque só alguns são capazes de se transformar e a origem do povo de Eren. Muitas pessoas acusam “Attack on Titan” de fazer apologia ao nazismo quando mostra os Eldianos sendo exilados e usando uma braçadeira para serem identificados. Na verdade, o que o autor faz é utiliza os acontecimentos históricos como referência para sua narrativa. 

Já assistiu Attack on Titan? Pois conta pra gente o que você achou!

Nota: apologia é um discurso ou texto em que se defende, justifica ou elogia.  

Foto: Divulgação