Com a cerimônia do Oscar se aproximando no dia 27 deste mês, é sempre bom relembrar os grandes títulos que já passaram pela premiação mais importante da indústria cinematográfica. O celebrado evento do cinema que em maio completa 93 anos teve em suas seleções anuais escolhas tanto populares como controversas por parte da Academia, sempre gerando muito burburinho antes mesmo do evento acontecer. A seguir, trouxemos os filmes que “varreram” a premiação e levaram muitas estatuetas! A lista está organizada entre os maiores vencedores, musicais e biografias =) Confira:
Premiadíssimos
- Ben-Hur (1959)
- Titanic (1997)
- Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei (2003)
Empatados como ganhadores de 11 Oscars (incluindo Melhor Filme) os três filmes foram blockbusters e sucessos de bilheteria mundial, sendo dois deles dramas históricos e um de fantasia. Não é surpresa que Senhor dos Anéis seja líder no balanço das nomeações e vitórias (o longa ganhou todas as estatuetas às quais foi nomeado!), uma vez que O Retorno do Rei foi a conclusão da trilogia icônica de Peter Jackson.
Titanic configura-se entre os mais indicados (junto com Eva (1950) e La La Land (2016)), com 14 nomeações ao todo. Curiosamente, o longa não levou nenhuma estatueta nas categorias de atuação. Ben-Hur, por sua vez, foi nomeado a 12 categorias, sendo por muito tempo o filme mais premiado do evento.
Imagem: Divulgação
Musicais
- Amor, Sublime Amor (1961)
- My Fair Lady (1964)
- Cabaret (1972)
Os musicais são também grandes competidores nas categorias do Oscar, considerando a grande produção por trás dos filmes do gênero. Uma produção musical, muitas vezes derivada do teatro musical, esmera-se em diversos aspectos técnicos e criativos para estabelecer a atmosfera necessária para a narrativa fluir.
Dentre os clássicos que passaram pela premiação, destacam-se Amor, Sublime Amor, de Robert Wise, baseado na produção homônima da Broadway, que ganhou 10 estatuetas; My Fair Lady, de George Cukor, que levou 8 estatuetas e foi adaptado de um musical homônimo baseado na obra Pigmalião, de George Bernard Shaw; e Cabaret, que também levou 8 estatuetas para casa mas que não conseguiu a de melhor filme (a competição ficou bem difícil com O Poderoso Chefão na premiação, né?).
Imagem: Divulgação
Biografias
- Gandhi (1982)
- Amadeus (1984)
- O Último Imperador (1987)
As cinebiografias, tanto polêmicas quanto aclamadas, são conhecidas por serem Oscar baits, ou “iscas” para as nomeações e premiações do evento. O Último Imperador, do diretor Bernardo Bertolucci e baseado na autobiografia de Pu Yi, o último imperador da China, ganhou em todas as categorias às quais foi nomeado, acumulando 9 estatuetas.
Amadeus, extravagante filme de Milos Forman baseado na vida de Mozart, ganhou 8 estatuetas, a mesma quantidade de prêmios que Gandhi, do ator e diretor Richard Attenborough também levou pra casa. Todos os três filmes foram vencedores na categoria Melhor Filme.
Imagem: Divulgação