Veredito de Mentirosos

29/06/2025 - POSTADO POR EM Séries
Post thumbnail

A Amazon Prime Video acaba de lançar Mentirosos, série baseada no livro de mesmo nome da autora estadunidense E. Lockheart. Com oito episódios já disponíveis na primeira temporada, nós assistimos tudo e você confere o nosso veredito a seguir.

Os Sinclair

A história é contada a partir do ponto de vista da neta mais velha dos Sinclair, Cadence (Emily Alyn Lind). A família, com um nome muito poderoso, tem uma reputação a zelar, e para manter as tradições, todo ano eles se unem em sua ilha privada.

Lá, o patriarca, suas três filhas e seus netos passam o verão participando e organizando festas e jantares de diferentes temas. O grupo mais velho das crianças é apelidado de Mentirosos, porque sempre estão mentindo para se proteger, enquanto suas mães são chamadas de Mães, e os netos mais novos de Pequenos.

Tendo um avô rígido e uma avó calorosa, Cadence tem uma visão muito romântica sobre seus verões até os seus 16 anos. Nesse ano, algo deu muito errado, e após um misterioso acidente do qual ela não tem qualquer memória, tudo mudou. Determinada a descobrir o que sua família tanto esconde dela, a jovem decide voltar para a ilha em seu 17° ano e, com a ajuda dos mentirosos, descobrir o que mudou naquele verão.

Imagem: Divulgação

Problemas

A série é uma adaptação que decidiu não ser totalmente fiel ao seu texto original, que é de 2014. Entre as mudanças que tornam a história mais fluida, a idade dos personagens são alteradas em apenas um ano, algo que contribui para trazer alguns assuntos mais próximos à realidade, como a violência por parte de Johnny (Joseph Zada), o neto mais velho do meio, e a ansiedade de Mirren (Esther Rose McGregor), a neta mais velha mais nova, além de transformar o personagem de Gat (Shubham Maheshwari), amigo e interesse amoroso de Cadence, mais complexo.

Contudo, o roteiro ainda possui muitos furos, como o relacionamento das Mães com os pais, a entrada de uma quarta irmã que faleceu anos atrás, mas que não agrega nenhum real conflito na história (ao menos nessa temporada), além de um cuidado tão exagerado ao tratar assuntos mais sérios como racismo e sexualidade, que eles acabam sendo detalhes nos diálogos e não trazem o peso devido à trama.

Os problemas são sérios, reais, mas pouco trabalhados na temporada, o que torna quase impossível ter uma real empatia por Cadence, que não possui memória de um verão inteiro de sua vida, mas que não consegue fazer uma pesquisa no Google por conta de fortes dores de cabeça (?). Uma conveniência narrativa dessas parece mais preguiça do que qualquer outra coisa.

Imagem: Divulgação

Veredito

O final é bem entregue, mas isso tem mais a ver com a surpresa de que um roteiro mediano pode surpreender do que qualquer outra coisa. Há atuações que se destacam entre o elenco mais velho, mas com os demais atores entregando o esperado, não tem como dizer se é por conta da qualidade da atuação ou porque estão tirando leite de pedra.

A série Mentirosos tem um público jovem, que busca um entretenimento ok para sua quantidade de episódios e que ainda está se familiarizando com o gênero de drama em sua idade. O final deixa uma abertura para uma segunda temporada, mas com uma recepção tão morna, fica difícil dizer se haverá um futuro para a série.

Pontos Positivos

  • Mudanças na trama original

Pontos Negativos

  • Atuação mediana
  • Roteiro mediano

Nota: 5