Veredito de 1899 (com spoilers)

26/11/2022 - POSTADO POR EM Séries
Post thumbnail

Dos criadores da popular série alemã Dark, a nova sensação da Netflix, intitulada 1899 já está entre nós. De origem alemã, a série de Jantje Friese e Baran bo Odar é vista como multilíngue pelo número de representantes de diversas culturas e idiomas em sua história. Sem mais delongas, confira nosso veredito de 1899.

ATENÇÃO: O texto a seguir contém SPOILERS

Prometheus

A série já nos deixa curiosos desde o início com algo que parece ser um sonho, mas com possibilidade de uma lembrança, da protagonista Maura Franklin (Emily Beecham), uma das primeiras médicas do Reino Unido. Ela, assim como um grupo considerável de pessoas, está a bordo do Kerberos, um navio que está em rumo aos Estados Unidos durante o ano de 1899.

A lista de passageiros possui um número significativo de pessoas que têm mais interesse em deixar seus países de origem do que apreciar a viagem ou seu destino. Com diferentes idades, classes e idiomas, todos desejam apenas que o navio siga em frente para que possam abandonar seus maiores pesadelos… Isso é, até o pedido de ajuda de um navio, que havia sumido há quatro meses, surja.

Com a decisão do capitão, Eyk Larsen (Andreas Pietschmann), de ajudar o Prometheus, Maura se junta à comitiva do capitão em busca de um passageiro em especial: seu irmão, que também sumiu misteriosamente há quatro meses. No navio, eles encontram apenas um garoto vivo, trancado, e segurando uma pirâmide. Com isso, uma onda de eventos se inicia e com eles fica cada vez mais difícil saber o que é verdade e o que está apenas nos nossos piores medos.

Imagem: Divulgação

Kerberos

Chegando a conclusão de que todos os passageiros do Prometheus morreram de forma misteriosa, Maura e Eyk se juntam para pensar nas possibilidades de como isso possa ter acontecido. Com a decisão de voltar à Europa para que possam investigar melhor o que aconteceu com o navio fantasma, muitos no Kerberos não ficam felizes com a decisão, o que só piora quando pessoas começam a morrer dentro do navio da mesma maneira misteriosa.

Em pânico, os passageiros e os tripulantes se juntam em um motim, e com isso, novos acontecimentos contribuem para que Maura e Eyk descubram e recordem detalhes de suas vidas. Mais importante, eles começam a entender como os eventos do Kerberos vem se tornando cada vez mais semelhantes aos do Prometheus.

Imagem: Divulgação

Veredito

São muitos os acontecimentos e detalhes que requerem não só atenção para os momentos certos, mas especialmente paciência. 1899 é uma série de ritmo lento, que busca sempre nos deixar em alerta, e isso é muitas vezes desnecessário. A história, no entanto, é muito bem pensada. Mexendo com a mentalidade humana e suas diversas questões, a trama lida com as questões dos personagens e seus passados que os fizeram estar no navio. Isso tudo, enquanto são observados.

Dois pontos da psicologia são os mais abordados, de forma explícita, dentro de 1899, A Caverna de Platão e o Conceito de Loucura de Einstein. Enquanto o primeiro vai abordar a ideia de Deus, da interpretação de realidade e escolhas, o segundo nos conta que loucura é fazer a mesma coisa repetidamente e esperar resultados diferentes.

Com representatividade cultural e social, a série tem mais do que polêmicas para entregar ao público. Com atores de diferentes séries que foram sucesso de público, como Elite e Game of Thrones, o entretenimento é garantido para os fãs de produções de mistério ao estilo Dark e que se sentiram órfãos por algum tempo.

Pontos positivos

  • Representatividade 
  • Roteiro

Pontos Negativos

  • Ritmo

Nota: 8