Porquê The White Lotus merece sua atenção

13/01/2023 - POSTADO POR EM Séries

Se você curte acompanhar os lançamentos de séries, com certeza já ouviu falar de The White Lotus. Embora sua 2ª temporada tenha se encerrado em dezembro, a minissérie continua em destaque na HBO Max. E a atenção que a produção tem recebido é merecida.

Nesta terça-feira (11), inclusive, a obra ganhou dois Globos de Ouro: Melhor Atriz Coadjuvante para Jennifer Coolidge e Melhor Minissérie. Mas não é (só) por isso que você deveria dar uma chance para ela.

Formato que colabora

O diferencial de The White Lotus, de cara, é seu formato acessível. Com seis episódios na temporada inicial e sete na segunda, a produção investiu em duas histórias separadas – com apenas um elemento conector – mas com o mesmo mote: entender quais eventos levaram à morte de hóspedes do hotel e quem são as vítimas.

Por ser uma série de comédia/investigação de tiro curto, é muito fácil e divertido maratonar sem a preocupação de precisar ver a temporada anterior antes para compreender os contextos. Essa liberdade ao espectador atrai quem deseja uma série sem compromisso com vários capítulos ou derivados que incham a trama.

Dinâmica entre núcleos

Existem em média três núcleos de três personagens em cada temporada, sem protagonista definido. Ou seja, todos têm tempo suficiente de tela para um mínimo de desenvolvimento. Não há ninguém esquecido por mais de dois episódios.

Artistas como Murray Bartlett e Steve Zahn, na 1ª temporada, e Aubrey Plaza e Sabrina Impacciatore, na 2ª, destroem em cena, quase hipnotizando pelo timing no humor. 

A própria Jennifer Coolidge encanta com o tom cringe de sua Tanya, que ganha o arco mais interessante da série. É impossível enjoar ou não se interessar com tantos talentos reunidos.

Imagem: Divulgação

Velocidade na produção 

O diretor Mike White, em seu 1° trabalho de maior destaque enquanto criador na TV, conseguiu bolar uma dinâmica lucrativa para a HBO. 

Ao optar por temporadas pequenas e utilizando poucos efeitos visuais ou práticos, a produção agiliza a entrega de novos episódios – vide a diferença de um ano entre uma temporada e outra. Assim, a série se mantém fresca na memória do público e garante uns dois meses de boa audiência.

E a terceira temporada já está garantida. Da 1ª para a 2ª houve uma pequena queda na qualidade, porém, acredito que se a série conseguir manter o nível próximo do atual, já será superior à maioria dos seriados de plataformas concorrentes.