Guia para O Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder

30/08/2022 - POSTADO POR EM Séries
Post thumbnail

Das profundezas de Khazad-dum às florestas de Lórien, o universo de Senhor dos Anéis faz sua estreia no formato televisivo em setembro, prometendo expandir a já colossal história apresentada nos filmes de Peter Jackson.

Com o investimento da Amazon, a série será lançada no Prime Vídeo e tem a previsão de durar cinco temporadas, totalizando 50 episódios do que promete ser uma das produções mais bem trabalhadas para a TV.

Até para quem é próximo da mitologia criada por Tolkien, Anéis de Poder requer um olhar cuidadoso para não gerar confusões. Por isso, montamos um guia com as principais informações que você pode precisar antes da primeira temporada chegar às nossas casas.

Em que anos se passa?

Os anos na Terra-Média são comumente contados a partir do nascimento da Lua e do Sol, seguido do despertar dos Homens. A partir daí começa a Primeira das Três Eras, durando 590 anos.

Os Anéis de Poder se passa na Segunda Era, provavelmente perto do Ano 1500, quando os Anéis ainda seriam forjados.

Para quem deseja se debruçar ainda mais sobre a Segunda Era do Legendarium, vale a pena ler com paciência essa linha do tempo feita por fãs. 

Imagem de divulgação de Anéis de Poder

Que Anéis são esses?

Todo mundo lembra da icônica abertura da Sociedade do Anel com a narração da Cate Blanchett sobre a história de Sauron e dos Anéis, certo? Então, são os mesmos.

Agora, vamos acompanhar como Sauron conseguiu manipular os Elfos a criar os 19 Anéis que levam o nome à obra. A forja do Um Anel, que lhe deu poder sobre todos os outros, foi um dos motivos da Guerra dessa Era que o derrotou, como mostrado nos flashbacks do primeiro filme.

Imagem de divulgação de O Senhor dos Anéis

Quem são os personagens?

Galadriel (Morfydd Clark) e Elrond (Robert Aramayo), elfos marcantes nas trilogias do Hobbit (2012-2014) e do Senhor dos Anéis (2001-2003), retornam novamente, dessa vez bem mais jovens e menos experientes.

Imagem de divulgação de Anéis de Poder

Porém, há também vários rostos inéditos na série: Celebrimbor (Charles Edwards) é um elfo de Eriador, considerado um dos melhores ferreiros da Terra-Média e responsável por forjar os Anéis de Poder.

Imagem de divulgação de Anéis de Poder

Gil-Galad (Benjamin Walker) é o Alto-rei dos Noldor, uma das primeiras raças élficas, além do senhor de Lindon e uma das principais lideranças durante a Segunda Era.

Imagem de divulgação de Anéis de Poder

Príncipe Durin IV (Owain Arthur) é o governante de Khazad-dum, também conhecida como a Fortaleza de Moria, desenvolvida pelos anões das montanhas.

Imagem de divulgação de Anéis de Poder

Míriel (Cynthia Addai-Robinson) é a rainha regente da ilha de Númenor, local em que os homens e as mulheres mortais da Terra-Média montaram suas habitações. Ela disputa o trono com seu primo Pharazôn (Tystan Gravelle).

Imagem de divulgação de Anéis de Poder

Outros personagens foram criados especialmente para o show. São eles: Princesa Disa (Sophia Nomvete), a companheira de Durin IV; Arondir (Ismael Cruz Córdova), um elfo da floresta; Sadoc Burrows (Lenny Henry), um dos Pés Peludos, raça que deu origem aos hobbits; e Bronwyn (Nazanin Boniadi) e Halbrand (Charlie Vickers), ambos humanos.

O papel de cada um ainda é incerto, mas é interessante que suas adições à imaculada obra de Tolkien tenham sido aprovadas pelo seu neto e herdeiro, Simon. Um bom sinal para os fãs quanto aos caminhos da série.

O que preciso ler antes de assistir?

As lendas da Terra-Média são bem mais complexas do que se imagina, então é um desafio encaixar tudo de uma vez para garantir uma base antes da série estrear.

De forma resumida: confira O Silmarillion e Contos Inacabados, dois livros fundamentais para o Legendarium tolkienista e que possuem contos importantes para aprender sobre a Segunda Era.

Ambos foram relançados no Brasil em caprichadas edições pela Harper Collins nos últimos anos, sendo fáceis de encontrar. 

Não são leituras fáceis, melhor avisar logo. Porém, para quem prefere não cair de paraquedas em Anéis de Poder, é um excelente começo.

Imagem de divulgação de Anéis de Poder