Doctor Who: 5 especiais de Natal para maratonar

14/12/2019 - POSTADO POR EM Séries

O fim de ano já está virando a esquina e todo bom Whovian já fica na expectativa do habitual especial de Natal de “Doctor Who”. A má notícia é que, assim como no ano passado, não teremos esse episódio em 2019. Por outro lado, a boa notícia é que existem os outros especiais que já foram ao ar nos anos anteriores e podemos fazer uma maratona incrível com eles – mesmo pra quem não esteja acompanhando a série.

Para facilitar a sua vida, fizemos uma lista de 5 episódios também recomendados para quem ainda não conhece ou não terminou de ver todos os que já saíram. Mas, como assim? Escolhemos aqueles que contam aventuras quase que independentes do enredo principal. Ou seja, tirando um detalhe ou outro, ou uma referência do passado ou futuro (a gente pode se confundir de tanto assistir séries de viagem no tempo, não é mesmo?) que passaria despercebida, eles não contém grandes spoilers. Então, chega aí, e pode chamar a família ou os amigos pra conferir – afinal, o natal é época de estar com quem importa.

1 – Noiva em Fuga – “The Runaway Bride” (2006)

Foto: Divulgação

Apesar de o título ser o mesmo de uma comédia romântica americana estrelado por Julia Roberts, não temos a participação da atriz no episódio (mas bem que poderia, né?). Ao invés disso, para companheira do 10º Doutor (David Tennant) contamos com Catherine Tate, interpretando a engraçadíssima Donna Noble, uma noiva que se materializa na TARDIS sem nenhum motivo aparente.

Como o Doutor não pode ver um mistério e já quer resolver, ele prontamente devolve a noiva para a sua cerimônia e começa a investigar o porquê de Donna ter ido parar na sua máquina do tempo. Esse é um dos episódios especiais mais divertidos, pois Catherine, que é atriz e comediante, é protagonista de vários momentos cômicos e tem uma incrível química com David, tornando tudo muito gostoso de se ver.

2 – A Viagem dos Condenados – “Voyage of The Damned” (2007)

Foto: Divulgação

O segundo especial da nossa lista também homenageia um filme famoso, levando o mesmo título de um drama britânico dos anos 70. Nessa aventura, quem se junta ao 10º Doutor é a sonhadora Astrid Peth, interpretada por ninguém menos que a cantora e atriz Kylie Minogue. No meio do espaço, a TARDIS colide com um cruzeiro interestelar, chamado de Titanic, que está orbitando sobre a Terra. O Doutor decide entrar a bordo e conhece uma das garçonetes do “navio”, que se torna prontamente sua companheira no episódio.

Esse é o episódio da lista para quem quer se emocionar. Inclusive, é impossível não se deixar cativar por Astrid e quem concorda ela devia ter ficado por mais algumas aventuras, respira! Para nossa tristeza, a Kylie não cantou nem uma palhinha de “In My Arms” no episódio, um dos seus sucessos na época.

3 – Um Conto de Natal – “A Christmas Carol” (2010)

Foto: Divulgação

Alguns anos na frente, o rosto do nosso Senhor do Tempo mudou. O título do primeiro especial de Natal do 11º Doutor (Matt Smith) homenageia, dessa vez, o livro escrito por Charles Dickens. Na história mais encantadora dessa lista, o Doutor se depara com um velho ranzinza Kazran Sardick (Michael Gambon) que controla a camada de nuvens de seu planeta e se recusa a ajudar uma nave que está presa a ela e que transporta milhares de pessoas. Com isso, o nosso herói resolve voltar ao passado do homem miserável, quando ele era criança, para tentar fazer dele uma pessoa melhor.

4 – O Doutor, A Viúva e o Guarda-roupa – “The Doctor, the Widow and the Wardrobe” (2011)

Foto: Divulgação

Com referência clara a um dos livros da série “As Crônicas de Nárnia”, escrito por C.S. Lewis, e trazendo vários pequenos elementos dessa obra, esse especial é um dos mais natalinos dessa lista. Dessa vez, é véspera de Natal e o 11º Doutor vira o babá dos filhos de Madge Arwell (Claire Skinner), como um favor por esta tê-lo ajudado a encontrar sua TARDIS. Durante a noite, um dos filhos de Madge é atraído por uma grande caixa de presentes deixada na sala de estar, perto do pinheiro de Natal, e acaba indo parar em outra dimensão. Percebendo a ausência do garoto, todos saem em sua busca em um mundo paralelo.

5 – O Retorno do Doutor Mistério  – “The Return of Doctor Mysterio” (2016)

Foto: Divulgação

Em um ano de hiato, ou seja sem os episódios regulares de Doctor Who, tivemos esse especial de Natal, já com o 12º Doutor (Peter Capaldi). Mesmo sem referências explícitas a nenhum filme ou livro no título, é impossível não lembrar do Super-Homem. Por isso, essa é a história com mais cara de heroi dos quadrinhos da lista.

O enredo se passa em Nova Ioque quando o Doutor e Nardole (Matt Lucas), se juntam a repórter Lucy Fletcher (Charity Wakefield) e um mascarado chamado “O Fantasma” (Justin Chatwin) para combater alienígenas que, para variar, querem colonizar a Terra se ligando aos humanos como um tipo de hospedeiro e tomando o controle de seus corpos.

Bônus: Resolução – “Resolution” (2019)

Foto: Divulgação

Tendo ido ao ar como um Especial de Ano Novo, esse episódio entra na lista como um bônus pois é preciso enaltecer nossa atual 13º Doutora (Jodie Whittaker) e seu time da TARDIS, Graham O’Brien (Bradley Walsh), Ryan Sinclair (Tosin Cole) e Yasmin Khan (Mandip Gill).

Tudo começa quando arqueologistas descobrem o que não deveriam e acabam trazendo à vida uma das criaturas mais sem piedade do mundo: um Dalek. Por sorte, temos uma Doutora que já é perita em defender a Terra desse tipo de ameaça e com a ajuda dos seus companheiros, nada poderá detê-la. Esse é o episódio mais épico de todos por trazer um inimigo conhecidíssimo e que há um tempo não dava as caras.

Pronto, nessa lista tem especial para todos os gostos: comédia, ação, nostalgia e emoção. Por isso, agora #PartiuMaratona de “Doctor Who” que está disponível no Brasil no catálogo da Globo Play, com as 11 temporadas completas da série atual incluindo todos os especiais. E, por falar em Ano Novo, vale lembrar que o seriado retorna com a sua 12ª temporada já no dia 1 de janeiro de 2020. Cuida!