5 mistérios sobre o final de Dark

07/07/2020 - POSTADO POR EM Séries

“Dark” chegou ao fim e se tornou uma de nossas séries favoritas. No entanto, sua narrativa não é fácil e os fãs ficaram sem entender algumas coisas, mas, calma! A gente vai explicar. Reunimos as principais dúvidas para que você possa, enfim, entender o nó. 

Temos um material bem legal que acompanha o final da série.

GUIA DE DARK: SAIBA QUEM É QUEM NA SÉRIE

VEREDITO DA TERCEIRA TEMPORADA DE DARK (COM SPOILERS)

*Não leia esse post se você ainda não assistiu à terceira temporada de Dark. 

1. Qual a ligação da peça que Martha encena com a história da série? 

A peça conta a história de Ariadne e Teseu. Teseu, que era filho de um rei, partiu em uma jornada para matar o Minotauro. Ele saiu em um barco e colocou nele velas pretas. O rei, seu pai, pediu que, se o filho conseguisse completar a missão e matar o Minotauro, que trocasse as velas do barco (por brancas) para que ele soubesse, só de ver o barco no mar, que tudo tinha dado certo. 

O Minotauro recebia belas virgens como alimento, e Teseu levou Ariadne para ajudá-lo na missão. Eles de uniram por um mesmo fio, como parte da estratégia de chegar ao Minotauro e matá-lo. 

Enfim. No final, Ariadne foi abandonada, Teseu conseguiu matar o Monstro, mas esqueceu de trocar as velas do barco. O rei, ao ver as velas pretas, se desesperou e se matou. 

Troque “Ariadne” por “Martha”, “Teseu” por Jonas e ficará mais fácil entender a semelhança das histórias. O destino os unia por um nó, que era o tempo. O pai de Jonas se matou depois de resolver e interpretar errado uma mensagem do próprio filho. 

Ficou mais claro agora?

2. Por que tantos personagens sumiram no final? 

Basicamente, as famílias Doppler, Nielsen e Kahnwald perpetuavam sua existência em razão da existência das máquinas do tempo. Viajavam para o futuro e passado e viravam tios, avós, primos deles mesmos. 

Quando a existência da viagem no tempo e dos mundos paralelos foi eliminada, as pessoas originárias disso desapareceram. 

Hannah, Katharina, Regina, Peter e os companheiros deles já existiam antes da criação da máquina do tempo e seu nascimento não estava envolvido nas viagens do tempo. Por isso continuaram existindo. 

3. Quem era a bebê, neta legítima de Tannhaus, que morreu no acidente de carro? Ela existe no futuro?

Tannhaus criou uma máquina do tempo para trazer de volta seu filho, nora e neta que morreram em um acidente, mas, como vimos na história, isso só foi realmente resolvido depois que o nó foi destruído. 

Somente no terceiro mundo a família de Tannhaus continuou viva. Como não vimos essa parte do elenco no final, ficou para a imaginação, então não sabemos quem a bebê se tornou. 

Ela não estava viva nos outros mundos. Ok?

4. Por que Martha nunca deu um nome para seu filho? 

Martha passou a viver para que existisse um mundo em que ela pudesse criar seu filho adequadamente, já que sua atual existência não permitia. Ela nunca cuidou dele, o que entendemos é que ela o tinha como uma arma secreta, não uma pessoa. 

5. Como Adam ficou cheio de cicatrizes?

Podemos ver em várias cenas que, quando instável, a partícula de deus pode causar estragos. Ela matou uma das Martha e também causou o apocalipse. 

Quando Jonas se salva do apocalipse entrando no porão e consegue viajar no tempo com seus amigos, ele não viaja 33 anos no passado ou futuro, mas em uma distância temporal diferente. A partícula estava um pouco estável. 

Alguns anos depois eles viajaram de novo, mas Bartosz avisou à Hannah que Jonas tinha sofrido danos na viagem. É provável que alguma descarga de energia da partícula de deus tenha atingido Jonas e queimado sua pele. 

Você tem mais alguma dúvida? Conta pra gente!