Veredito de LEGO Star Wars: A Saga Skywalker

17/04/2022 - POSTADO POR EM Jogos
Post thumbnail

Star Wars é uma das franquias mais amadas da cultura pop, principalmente com a excelente entrega das últimas séries e jogos (infelizmente não podemos dizer o mesmo dos filmes). Agora, com o lançamento de LEGO Star Wars: A Saga Skywalker para consoles e PC, temos a oportunidade de explorar todo esse universo construído por George Lucas, desde Star Wars: Uma Nova Esperança (1977) até Star Wars: A Ascensão Skywalker (2019). 

Com desenvolvimento de Warner Bros. Games, TT Games, LEGO Group e Lucasfilm Games, o jogo é o ponto de entrada perfeito para o jogador que está se aventurando pela primeira vez na franquia e igualmente convidativo aos fãs de longa data graças ao novo frescor de mecânicas.  Confira agora o nosso veredito!

P.S: O  título está disponível para Xbox Series X|S, Xbox One, PlayStation 5, PlayStation 4, Nintendo Switch e PC. Tivemos a oportunidade de testar no PS5.

História inesquecível 

Sem dúvida alguma este é o melhor jogo para quem ama a franquia. Nunca tinha visto um jogo capaz de reunir tanto conteúdo e adaptar tantas obras numa só tacada. Você vai conseguir explorar a narrativa dos nove filmes e ainda coletar recursos e colecionáveis da série The Mandalorian (2019 – atual). 

E como estamos falando de LEGO, a releitura tem diversos momentos de humor e piadinhas em momentos certeiros, deixando a jornada ainda mais épica. A única ressalva é a questão do resumo de cada filme. A história em si é respeitada, mas tem muita coisa cortada. Pra mim não é um problema, pois já conheço tudo, porém para quem está entrando agora em Star Wars e LEGO, pode ser difícil.  

Há mais de 300 personagens jogáveis espalhados pela galáxia. Você pode optar pela legião mais conhecida de heróis, como Luke Skywalker, Qui-Gon Jinn e Chewbacca, ou investir em nomes mais recentes, como o elenco de The Mandalorian. Se preferir o lado sombrio da força, Darth Vader, Darth Maul, Kylo Ren e o maléfico Palpatine estarão à espera do jogador. 

Inclusive, você encontrará Blocos Kyber para desbloquear uma série de habilidades e recursos únicos numa seleção de classes de personagens, incluindo Jedi, Herói, Lado Sombrio, Vilões, Caçador de Recompensas e mais. A dinâmica não é tão recompensadora para evolução, mas tá lá para quem busca mais força e deseja explorar os mapas. 

Outro grande destaque do jogo é a dublagem brasileira. É indescritível o trabalho realizado em LEGO Star Wars: A Saga Skywalker, tanto pela fidelidade quanto pela qualidade. Obi-Wan Kenobi, por exemplo, tem a mesma voz dos filmes e séries, garantindo uma sensação de nostalgia inevitável. Todos estão de parabéns! 

Imagem: Divulgação

Gameplay divertido

Os três anos de hiato até o lançamento de LEGO Star Wars: A Saga Skywalker permitiram que a TT Games aperfeiçoasse a fórmula LEGO com diversas novidades. Dessa vez, mecânicas e controles inéditos do blaster entregam mais imersão na troca de tiros, graças à mira mais precisa e a um robusto sistema de cobertura.

O combate corpo a corpo também evoluiu: usar sabres-de-luz e o poder da Força permite que o jogador desencadeie diversos combos. Além disso, há mais de 100 veículos pilotáveis na galáxia! Millennium Falcon, naves imperiais ou o podrace em Tatooine, entre inúmeros outros tipos, farão com que o jogador tenha uma enorme gama de opções.

Apesar dessas melhorias e inovações, o jogo ainda apresenta um velho problema para qualquer título de LEGO: a câmera, principalmente para co-op. Dependendo da missão ou do mapa, é impossível controlar devidamente qualquer personagem. É confuso tanto para atacar quanto para coletar qualquer item. Pra mim, esse foi o ponto mais baixo do jogo, e que merece melhorias para as sequências. 

Além disso, o título ainda tem um ponto que chamou a minha atenção negativamente. A maioria das missões apresenta dificuldade fácil, e não promove grandes desafios. Para você ter uma noção é como se você estivesse jogando na dificuldade “modo história”. Entendemos que muita criança joga essas produções de LEGO, mas falta uma opção mais desafiadora para o público adulto. 

Imagem: Divulgação

Gráficos e trilha sonora 

Muita gente acha que jogo de LEGO não tem gráficos polidos e bonitos, porém elas estão redondamente enganadas. Em LEGO Star Wars: A Saga Skywalker, é possível observar o empenho dos estúdios em criar algo extremamente fiel à obra de George Lucas, com gráficos de qualidade, com direito a efeitos de iluminação e texturas. No PS5, tudo está perfeito e nenhum problema de performance foi detectado. 

Em relação à trilha sonora, não há muito o que falar. O jogo segue a mesma linha dos filmes e garante momentos épicos com a introdução certeira das músicas. Você vai se emocionar, comemorar e, até mesmo, sentir esperança. É um show aos ouvidos! 

Imagem: Divulgação

Veredito

LEGO Star Wars: A Saga Skywalker é o melhor jogo de Star Wars da história. O título consegue entregar tudooo que os fãs sonhavam e ainda mais, viu. É conteúdo que não tem fim, com inúmeros colecionáveis e mais de 300 pessoas jogáveis. Nunca foi tão delicioso explorar essa galáxia!   

Pontos positivos

  • Gameplay divertido 
  • Dublagem perfeita
  • Muito conteúdo para explorar 

Pontos negativos

  • Histórias muito resumidas
  • Câmera ruim 
  • Jogo é fácil demais 

NOTA: 9