Os personagens mais icônicos de RPG

12/07/2017 - POSTADO POR and EM Jogos

RPG (Role-Playing Game), é um dos gêneros mais populares dos videogames. Com protagonistas e enredos envolventes, o jogador é convidado a entrar no mundo do herói e explorar cenários em busca de gadgets, HP e toda sorte de recursos para chegar ao fim de sua jornada (que nem sempre representa o ponto final de toda a trama).

Uma coisa é certa: um bom gamer tem pelo menos um jogo de RPG que marcou sua infância. Para te fazer rememorar, separamos alguns dos personagens mais nostálgicos desse universo – alertando que esse texto pode conter spoilers:

Geralt de Rívia

Geralt de Rívia é o protagonista da série “The Witcher”. O jogo foi lançado em 2007, e foi criado pelo escritor Andrzej Sapkowski e suas adaptações (como os jogos da produtora CD Projekt RED), onde exerce a função de bruxo. Ele apareceu pela primeira vez no conto “O Bruxo” de 1986, que mais tarde gerou uma série de romances intitulada “A Saga do Bruxo Geralt de Rívia”, que foi publicada em 1994. Sua última aparição, se deu em Blood and Wine, uma história adicional do aclamado game “The Witcher 3: Wild Hunt”, em 2015.

Geralt também é conhecido como Gwynbleidd (que na Língua Antiga significa ‘‘Lobo Branco’’), um nome dado a ele dríades, assim como ‘‘Carniceiro de Blaviken). Apesar do nome ‘‘Geralt’’ na era de Rivia: ele nasceu sob a tutela dos bruxos de Kaer Morhen no reino de Kaedwen.

O herói é filho de uma feiticeira Vissena e, possivelmente, do mercenário Korin (não fica explícito em nenhuma parte do game). Após seu nascimento, ele foi deixado por sua mãe na Escola do Lobo em Kaer Morhen. Ali, recebeu treinamento e se tornou um bruxo. Ele sobreviveu a várias mutações necessárias para evoluir suas habilidades e passou pela Prova das Ervas. O treinamento e as modificações físicas providenciaram ao ‘‘Lobo Branco’’, capacidades físicas e mentais sobre-humanas como reflexos aguçados, agilidade, força, visão e audição melhorada. Devido ao seu exitoso sucesso nas provas, Geralt foi escolhido para experimentos com mutagênicos adicionais. E foi ele o único Bruxo sobrevivente. Em consequência disso, seus cabelos são brancos.

O jogo “The Witcher” está disponível para PlayStation 4, Xbox One e Microsoft Windows.

Dovahkiin

Em 2011 foi lançado um dos melhores jogos de RPG de todos os tempos. ‘‘The Elder Scrolls V: Skyrim’’, você controla um ‘‘Dragonborn’’, um herói profetizado no Muro de Alduin, que fica no Templo do Paraíso Celeste. A profecia contida no muro diz que, após certos eventos acontecerem, o dragão e deus nórdico da destruição Alduin retornaria. Mas os sábios também previram que um indivíduo, dotado de incríveis poderes dos dragões, se ergueria para deter Alduin e garantir a existência do mundo. Esse indivíduo é o último ‘‘Dovahkiin’’.

A origem de ‘‘Dovahkiin’’ está ligada com os dragões em ‘‘The Elder Scrolls’’. Na verdade, Dovahkiin é uma espécie de título dado a todo homem ou mulher mortal que nasce com uma alma de dragão. Na língua dos dragões, essas pessoas têm o chamado Dovah Sos ou Sangue de dragão e ganham o termo ‘‘Dovah Kiin’’ o que é algo como “Nascido do Dragão” ou “Criança do Dragão”. Podemos ainda traduzir de outra forma, separando a palavra em ‘‘Dov Ah Kiin’’. Nesse caso, o significado seria algo próximo de Criança Caçadora de Dragões, o que faz referência ao papel desempenhado pelo herói.

O motivo para o nosso herói ganhar o título de “último nascido” é pelos dragões estarem extintos na quarta era, na qual se desenrola a trama do jogo. Contudo, graças à profecia escrita no Muro, soube-se que eles não estavam totalmente extintos e o retorno de Alduin era a prova.

“The Elder Scrolls V: Skyrim” está disponível para  PlayStation 4, Xbox One, PlayStation 3, Nintendo Switch, Xbox 360 e Microsoft Windows.

Cloud Strife

Cabelo loiro espetado, olhos com uma estranha coloração azul, roupa de cor preta e uma espada de lâmina de tamanho exagerado. Estas são as marcante características de Cloud Strife, o personagem principal de “Final Fantasy VII” que foi lançado no ano de 1997 e que , possivelmente,  é o herói mais famoso de toda a série.

Em “Final Fantasy VII”, Cloud é a força central na qual é construída toda a narrativa. No início, ele é apresentado como um mercenário ex-soldier que carrega um ar desinteressado e uma Buster Sword, a tal espada de lâmina exagerada. Durante uma missão ligada ao grupo anti-Shinra Avalanche, ele encontra uma jovem mulher com o nome de Aeris Gainsborough, que é perseguida pelos Turks por ser descendente de uma tribo ancestral chamada Cetra.

No começo do jogo, o passado de Cloud é um mistério. Ele diz que estava na cidade de Nibelheim com Sephiroth (o grande inimigo de FFVII) quando Sephiroth descobriu suas origens como experimento da Shinra e, subsequentemente transformado pela ira, massacrou os habitantes da cidade. Após encontrar Tifa Lockhart, sua amiga de infância, ferida, Cloud atacou Sephiroth. Ainda assim, as memórias de Cloud são cheia de buracos que as impedem de fazer sentido.

“Final Fantasy VII” está disponível para PlayStation 4, PlayStation, PlayStation 3, Android, PlayStation Portable, iOS e Microsoft Windows.

Alucard 

Adrian Fahrenheit é filho do vampiro mais famoso das narrativas de horror – o Drácula – com uma mortal. Sempre mais afeiçoado à mãe, ele herdou dela um lado mais doce e, mesmo após sua morte, sob acusações de bruxaria, o protagonista questionou-se sobre as ambições e ódio de Drácula contra os humanos. Assim, o meio-vampiro passa a batalhar contra as forças do mal e ganha a alcunha de Alucard (ou Drácula lido ao contrário).

Uma vez que tem de lidar com o retorno de Drácula, Alucard decide fazer de tudo para impedir que o pai seja, outra vez, uma ameaça aos homens, e é com a missão de destruir o castelo de Drácula que a trama ganha ambiente. Se até então não conseguiu entender o motivo do personagem estar na nossa lista de favoritos, nós explicamos: Alucard mostra que a humanidade em cada um de nós e em nossas escolhas pode vencer as adversidades da vida.

“Castlevania: Symphony of the Night”, que foi lançado em 1997, traz os traços nostálgicos dos jogos em 2D do século passado. Uma trilha sonora sensacional e novidades de jogabilidade que outros da série não apresentavam, como o fato de que o personagem pode habilitar escudos e adquirir familiares, ou entidades complementares que o ajudam durante as batalhas ou na exploração do castelo. O jogo está disponível para Sega Saturn, Playstation, PSP, Xbox 360 e Playstation 3.