5 motivos que mostram por que todo gamer deveria aprender poker

28/05/2019 - POSTADO POR EM Jogos
Post thumbnail

Atividade popular há mais de um século e conhecida no mundo todo, o poker é jogado por milhões de pessoas e existem diversos motivos que explicam essa popularidade. Há uma grande parcela que pratica essa modalidade por diversão, enquanto outros gostam do poker por seu desafio psicológico e estratégico. Já a minoria joga para a viver e podem ser considerados profissionais.

Independente do motivo, jogar poker ajuda o indivíduo a se tornar uma pessoa melhor. Seja na parte da disciplina, no lado estratégico ou no aumento da capacidade do cérebro, o poker é um grande aliado e pode trazer bons benefícios.

Por ser uma modalidade poderosa, profunda e de informações incompletas, o poker pode ser excelente para qualquer gamer e separamos cinco motivos que mostram isso.

Ajuda a trabalhar a disciplina

“Você leva um dia para aprender o poker e uma vida para dominá-lo” é um dos ditados mais famosos do poker e, por mais clichê que seja, ele faz todo sentido. Domar as estratégias dessa modalidade e chegar a um nível alto de expertise demanda muito tempo de treinamento e estudo.

Portanto, para se tornar um campeão constante no poker, a disciplina é um dos principais fatores de sucesso. Essa característica está presente até entre os competidores recreativos, pois o poker é um jogo que naturalmente desafia o jogador a melhorar.

Fonte: Legit Gambling Sites

Para o americano Steve Badger, campeão da World Series of Poker (maior circuito de poker do mundo) em 1999, no poker a disciplina é a habilidade mais primordial de todas. Ele adiciona: “A habilidade mais importante que um jogador necessita controlar não é matemática, não é lendo oponentes, não é bem começar com a seleção da mão, não é um plano de jogo sólido, é… autocontrole!”

Portanto, aprender o poker e praticá-lo com certa frequência certamente vai melhorar a sua disciplina como um todo e isso naturalmente vai acarretar no melhor desempenho nos games. Afinal, para aguentar uma boa maratona de jogos ou para se tornar o melhor da região, é preciso ir além do que apenas jogar bem.

Melhora na hora de tomar decisões

Foldar, apostar, blefar, dar o call… um dos motivos que tornam o poker tão legal é que força o jogador a tomar decisões o tempo todo. É o oposto de um jogo passivo e essa ação constante sempre acaba premiando o mais consistente ao longo prazo.

A necessidade de tomar decisões de maneira frequente faz com que o jogador de poker trabalhe esse aspecto e pense na frente a todo instante. Essa mesma necessidade de decidir está presente nos videogames, seja no gênero de ação ou esporte.

Fonte: Essentia Analytics

Em 2015, a Revista Amálgama fez um artigo expondo como o poker pode ajudar na tomada de decisões e em um dos parágrafos há o seguinte trecho: “O esporte (poker) é uma excelente ferramenta para desenvolver habilidades interessantes nos desafios cotidianos. No poker, a tomada de decisão tem de ser sempre realizada pensando como si próprio e com a outra pessoa.”

Parte do que diferencia os excelentes gamers do resto é a capacidade deles de tomar decisões corretas. Em um jogo como Fifa, por exemplo, é vital se ajustar taticamente durante uma partida, saber a hora certa de passar ao invés de chutar e por aí vai. Quem consegue trabalhar esse lado no poker e levar para os videogames ganha uma boa vantagem sobre os demais.

Aumenta a percepção ao redor

O poker é um esporte individual, no entanto, isso não faz com que ele seja centrado apenas no indivíduo que tem as cartas nas mãos. Para tomar qualquer decisão no poker, é preciso levar em consideração vários outros fatores como posição na mesa, cartas comunitárias, fichas e muito mais.

Além disso, é preciso ficar de olho nas expressões corporais dos adversários e deduzir se eles estão blefando ou não. Tudo isso é informação a ser processada pelo cérebro em questão de segundos.

Dessa maneira, seja de modo recreativo ou profissional, a necessidade de interpretar o cenário a todo instante é fulcral para qualquer um.

Fonte: Tampa Bay Times

Nos games essa importância tem o mesmo grau de relevância. Independente do adversário, interpretar o cenário e se ajustar de acordo com o jogo é uma característica presente em qualquer bom gamer.

Ensina a como agir sob pressão

Por se tratar de um esporte em que é preciso tomar decisões o tempo todo, algumas delas naturalmente acontecem sob grande pressão e que mudam o rumo de uma partida ou torneio.

“Como você se sentiria se milhares de dólares estivessem prestes a desaparecer da sua conta? Não é por acaso que a principal diferença dos grandes jogadores de poker é o intenso preparo físico e mental e, como muitas vezes a briga de verdade acontece dentro da cabeça do jogador, o preparo da mente se faz ainda mais importante”, diz Alberto Brandão para o blog Papo de Homem.

Uma das grandes vantagens de aprender poker é que essa modalidade trabalha o lado emocional de maneira intensa. A mesma necessidade de manter a cabeça fria e “esquivar” dos pensamentos negativos também é presente nos games.

Fonte: Buzau.net

Para manter o lado psicológico em dia, vários profissionais do poker utilizam métodos terapêuticos para afiar a mente. É o caso de André Akkari, brasileiro que já foi campeão do mundo e que usa a hipnose esportiva. Também do Brasil, Vivian Saliba é adepta do yoga para controlar os pensamentos nos momentos mais turbulentos de uma mesa de poker.

Quem é capaz de lidar com uma mesa decisiva de poker consegue tirar grandes lições para se conhecer melhor em momentos de pressão e, eventualmente, melhorar em finais de campeonatos ou em lances de tensão nos eSports.

Deixa o cérebro mais afiado

Já está comprovado cientificamente que o poker ajuda a melhorar certas áreas do cérebro. Um dos grandes especialistas do assunto é o médico americano Stephen Simpson, que já chegou à conclusão dos benefícios do poker para a mente.

“Quando praticamos novas atividades, novos caminhos para os neurônios são criados. Todo esse processa é saudável para a mielina, o que é positivo para o cérebro. Quanto mais jogamos poker, mais mielina é criada”, afirma Simpson.

Fonte: Harvard Health

Além disso, o médico também afirma que o competidor de poker profissional consegue desenvolver o foco e o raciocínio de maneira mais rápida do que as pessoas que não conhecem essa modalidade.

Qualquer tipo de melhoria na capacidade cerebral é bem-vindo para os gamers, pois essa atividade exige muito da mente para ser realizada em alto nível.

Viu só como o poker pode ser um bom aliado para os gamers? E o melhor de tudo é que nem é preciso ser um profissional para obter algumas das vantagens que essa modalidade acarreta.