Veredito de Sal e Açúcar

11/08/2023 - POSTADO POR betano aviator baixar EM HQs/Livros

A edição em português do livro Sal e Açúcar chegou ao Brasil pela editora Galera Record. Apesar de ser da autora brasileira Rebecca Carvalho, que atualmente mora em Berkeley, na Califórnia, o romance situado no nordeste foi publicado primeiro em inglês, nos Estados Unidos. A editora Galera nos mandou o livro e contamos a seguir nossas impressões.

Imagem: Divulgação

Enredo

Em Sal e Açúcar temos uma releitura do romance Romeu e Julieta de Shakespeare, só que ambientado no nordeste brasileiro, nas ladeiras de Olinda em Pernambuco. Lari Ramires é a herdeira de uma tradicional padaria chamada Sal. Ela vive em pé de guerra com a padaria da frente chamada Açúcar, que pertence aos Molina.

Até que um dia Lari perde sua avó, e ela acaba se aproximando de Pedro, arqui-inimigo dono do empreendimento rival. Nesse processo, os dois se juntam para tentar evitar que um grande supermercado domine as antigas ladeiras da cidade e acabe com o comércio familiar.

“Nunca confie num Molina nem em frigideira de base fina.”

Lema dos Ramires

O livro é bastante sinestésico e por vários momentos traz referências à cultura gastronômica pernambucana, bem como ao estilo de vida local. O texto é muito fluido e descreve a preparação para um dos momentos mais importantes da cultura nordestina: a festa junina. É muito interessante também observar que o livro soube contar uma tradição familiar sem estereotipar, mas sim de forma bem carinhosa.

A escrita é bem simples e a leitura é rápida e gostosa – exceto pelas páginas finais, que acabam enrolando muito para trazer a conclusão. Entretanto, o desfecho é bem interessante e satisfatório, trazendo relatos emocionantes. Para um livro de estréia, Rebecca Carvalho conseguiu um ótimo feito.

Imagem: Divulgação

Quem é Rebecca Carvalho

A autora Rebecca Carvalho nasceu em Recife, mas atualmente mora nos Estados Unidos, na cidade de Berkeley, na Califórnia. Rebecca se graduou na Lawrence University em Inglês e seu primeiro romance é Sal e Açúcar

Uma das características dos textos de Rebecca é a criação de enredos que tem grande influência das novelas e também de pratos tipicamente brasileiros. O destaque fica para as tradições nordestinas, principalmente por causa da vivência da autora em Recife. Rebecca também é uma nerd que gosta de cultura pop, seja sendo fã da série Star Trek, ou jogando videogame junto de seu marido. Mas sua grande paixão é, certamente, a escrita.

Imagem: Divulgação

Veredito

Sal e Açúcar é um ótimo livro, muito cativante e bem escrito. Seu texto encanta pela simplicidade e pelo afeto entre os personagens, o que nos lembra um pouco a infância e como a vida pode ser feliz nos pequenos momentos. O único problema da obra está nas últimas páginas, onde os acontecimentos dão muitas voltas para o desfecho e acabam ficando um pouco cansativos, destoando do restante do enredo.

O livro é bastante feliz em retratar a cultura nordestina sem estereotipar e dando a ela o status de preciosidade que ela merece. Apesar da inspiração em Romeu e Julieta ter casado muito bem com a proposta, a trama clássica fica em segundo plano, o que acaba por tornar o texto mais divertido.

Pontos Positivos:

  • Escrita simples e bem feita
  • Inspiração clássica
  • Referências culturais efetivas

Ponto negativo:

  • Páginas finais levam muito tempo para o desenrolar dos acontecimentos.

Nota: 9