Quarta Asa é um livro do gênero romance fantástico escrito pela estadunidense Rebecca Yarros. Publicado em 2023, o livro figurou na lista dos mais vendidos da Amazon, New York Times e USA Today, sendo publicado no Brasil pela editora Planeta Minotauro em março de 2024.
Dragões e Militares
O livro começa nos apresentando à sua protagonista: Violet, filha mais nova da comandante do reino de Navarra. Violet treinou a vida toda para ser uma escrivã responsável pelas informações e história do reino. Porém, sua mãe muda de ideia e decide colocar a filha em um treinamento severo para a Universidade de Guerra Basgiath, onde os mais corajosos jovens passam por um treinamento severo durante três anos até entrarem oficialmente pro exército.
O treinamento parece bem puxado já de início, e as coisas só pioram quando o foco do treinamento não está apenas nas habilidades dos soldados, mas também na capacidade deles de se ligar a um dragão. Violet entra em desvantagem e tudo fica mais difícil quando um dos líderes da escola, Xaden Riorson, filho de um dos rebeldes que sua mãe capturou, a escolhe para entrar na Quarta Asa, que ele comanda.
Violência
O universo onde somos inseridos em Quarta Asa é bastante complexo, mas pouquíssimo explicado – um defeito que passa a incomodar a partir do momento que é deixado claro que o romance estará presente, mas um conflito mais importante também. Enquanto a questão militar nos é entregue em bandeja (muito se devendo ao histórico da autora, que cresceu no meio), a questão social é completamente esquecida, e parece que a sociedade é dividida em duas áreas: montadores de dragão e historiadores.
No meio deles está nossa protagonista, Violet, que recebe o carinhoso apelido de Violência. Sem paciência, com uma cor de cabelo incomum, e uma família toda voltada pra guerra, não é de se esperar que a garota de 20 anos fosse diferente. A autora faz com que Violet seja uma personagem única e que se destaca em várias situações, o que pode cansar o leitor. Contudo, é importante ressaltar que a escrita fácil e dinâmica que nos é apresentada nos diálogos faz com que a personagem seja carismática.
Popular
Seja no universo literário ou nas adaptações multimídia, estamos na era dos dragões. Quarta Asa está inserida nesse contexto, o que eleva a popularidade da saga. Mesmo que o leitor não se atraia tanto pelo romance, o fato de que há dragões na história desperta interesse cada vez que eles são mencionados na história.
Para se destacar das histórias que já conhecemos, a autora Rebecca Yarros insere alguns pontos da própria mitologia. Ela divide os seres por detalhes como sua calda, suas cores e as características típicas de seus montadores, além de fazer com que estes tenham uma ligação telepática com seu próprio dragão, que divide um pouco de sua magia com eles. Todos os fatores são importantes pra história, o que agrada o leitor de fantasia.
Veredito
No primeiro livro não é deixado muito claro quem é o inimigo até o final – o que é normal, visto que o livro Quarta Asa é apenas a primeira parte da saga Empyrean, que deverá conter cinco volumes no total. O segundo livro, Chama de Ferro, também chegou recentemente às livrarias brasileiras, e o terceiro, Onyx Storm (Tempestade de Onyx, em tradução livre) deve ser publicado apenas em 2025. Seguimos ansiosos para saber mais não apenas sobre Violet, mas também do futuro de seus dragões.
Pontos Positivos
- Escrita fácil
- Personagens carismáticos
- Dragões
- Romance
Pontos Negativos
- Universo pouco desenvolvido
Nota: 8.5