Veredito de O Despertar do Sonhador, da saga O Sonhador

30/05/2023 - POSTADO POR EM HQs/Livros

O Despertar do Sonhador, da autora Maggie Stiefvater, é o último livro da saga O Sonhador e promete trazer uma conclusão emocionante para essa história. No Brasil a trilogia é publicada pela Editora Verus, pertencente ao Grupo Editorial Record. Confira o que achamos da obra.

O fim da trilogia

Narrado em primeira pessoa, com diferentes pontos de vista, o livro inicia onde o segundo parou. Ronan Lynch, um Sonhador que pode transformar elementos dos seus sonhos em realidade, está fora do seu corpo dormindo, preso nesse mundo criado pelo lúdico. 

Como observador, não há muito o que Ronan possa fazer para influenciar os que estão no mundo real, ainda mais quando os Moderadores começam a interferir. Descobrindo que o fim do mundo está mais próximo do que imaginava, o protagonista vai precisar de ajuda para que as coisas derem certo.

Imagem: Divulgação

Conexão com a Saga dos Corvos

Os livros da série O Sonhador se ligam à Saga dos Corvos, da mesma autora e que também foram publicados pela Verus. A primeira série se passa antes dessa e vai falar de Blue Sargent, uma garota filha de uma vidente, e que mora em uma comunidade com um estranho hábito de se reunir na antiga igreja da cidade para ver os espíritos de quem irá morrer em breve. 

Entre corridas de carros e profecias misteriosas, Blue se torna próxima do grupo de rapazes que dão nome ao primeiro livro (Os Garotos Corvos) e que inicia toda a Saga dos Corvos.

Já a nova série foca no clã Lynch e seu misterioso passado, trazendo Ronan como protagonista. Enquanto a família vem escondendo segredos do rapaz, seu relacionamento com seus irmãos, Declan e Matthew, vai se complicando cada vez mais. Além de ter uma caçadora e uma misteriosa garota indo de encontro a ele.

Imagem: Divulgação

Veredito

Um romance sobrenatural cheio de reviravoltas, com mistérios bem cativantes e personagens cheios de camadas e muito bem desenvolvidos, o terceiro livro da série spin-off consegue finalizar muito bem a trilogia O Sonhador.

Para aqueles que não conheciam a primeira série, os livros também fazem introduções ao início da história para que você não se perca nos acontecimentos, contudo, indico muito que busque a leitura em ordem cronológica para que todos os detalhes estejam no lugar.

Uma escrita rica e com bastante profundidade, a autora é recomendada para aqueles que adoram o sobrenatural dos sonhos e da imaginação.

Pontos positivos:

  • Personagens profundos
  • História com camadas
  • Desenrolar bem trabalhado

Pontos negativos:

  • Necessário ler a série anterior

NOTA: 8/10