Veredito de Modus Operandi: Guia de True Crime

01/09/2022 - POSTADO POR EM HQs/Livros
Post thumbnail

Os fãs de true crime ganharam na loteria com a chegada do livro Modus Operandi: Guia de True Crime, lançado pela editora Intrínseca. Escrito por Carol Moreira e Mabê Bonafé, o livro tem capítulos sobre serial killers, perfis criminais, sistema de justiça, polícia, investigação, casos arquivados e muitas curiosidades para quem quer saber mais sobre o assunto. E nós do Roteiro Nerd viemos falar para vocês sobre essa obra tão esperada para aqueles que adoram saber sobre o assunto.

 Ajude o Roteiro Nerd e contribua a partir de R$ 1

Onde, Quem, Como, e Porque?

Se engana quem começa o livro achando que vai receber um compilado de casos pouco conhecidos, mas com detalhes. Não. Modus Operandi: Guia de True Crime, leva ao pé da letra o termo guia, e vai nos detalhar todas as peças de uma investigação.

Buscando resolver primeiro as questões de “Onde, Quem, Como e Porque”, feitas assim que se inicia a investigação de um crime, o livro busca narrar e explicar o papel de cada peça presente na apuração de qualquer delito.

Começando pela polícia e suas divisões, Modus Operandi não apenas aponta o papel das divisões brasileiras e estadunidenses e suas funções principais, mas também exemplifica como o trabalho deles pode tanto atrapalhar como resolver um caso.

A partir daí as escritoras vão também mostrar ao leitor que nem todo crime é igual, que ele pode possuir diferentes motivações, execuções e planejamentos, e que o termo serial killer também acaba variando de acordo com essa linha de pensamento.

“Apesar dessa carta do Dr. Bond, os americanos, para variar, acham que eles foram os primeiros a criar um perfil criminal.”

Modus Operandi: Guia de True Crime, pág. 162

Modus operandi

O livro foi encomendado pela editora após o sucesso do podcast narrado por Carol Moreira e Mabê Bonafé. Assim como na plataforma de áudio, as escritoras buscaram explicar que o foco para conseguir entender melhor como se deu um crime, dentro de sua investigação, é compreendendo o modus operandi do autor, ou seja, a forma que o criminoso atua.

Claro que exemplificar essas ramificações de atuação deixa o livro bem mais cativante dentro de sua leitura. Para isso, ainda é necessário que o leitor já tenha algum tipo de gosto pela temática, já que a obra, apesar da escrita inclusiva, é bem técnica.

“Como você já percebeu, a criatividade humana para punir é imensa.”

Modus Operandi: Guia de True Crime, pág. 293

Veredito

O livro é uma necessidade para os aficionados pelo gênero de true crime. Ter ele na sua estante pode te ajudar, e muito, a compreender como um criminoso pode atuar, e quem pode ajudar nesses momentos. 

As autoras também dão dicas de filmes, documentários, séries, livros e podcasts, no formato de lista, ao final do livro, para que você possa começar a acompanhar e se aventurar mais dentro do gênero.

Pontos positivos

  • Organizado
  • Interativo

Pontos negativos

  • Partes técnicas

NOTA: 8.5