Veredito de Grimório das Bruxas

29/11/2022 - POSTADO POR EM HQs/Livros

Saber sua história é sempre ótimo, não importa de onde você vem, e é por isso que a DarkSide lançou Grimório das Bruxas, de Ronald Hutton, em seu selo Macabro. O livro, além de lindo, também vem trazer um levantamento incrível sobre bruxaria e seus praticantes em todo o mundo.

Confira o que achamos do livro nesse veredito.

Conheça suas origens

Para quem está atrás de mais uma história fictícia e macabra sobre bruxas, já aviso que esse livro pode não ser o que você espera. Em Grimório o autor quer que o leitor conheça suas origens através de vários aspectos, tanto histórico como geográfico e etimológico, tudo isso com base científica.

Utilizando artigos publicados e livros, Ronald desmistifica a bruxaria como algo perverso, mas que é ligada a esse ponto devido a uma cultura apoiada pela desconfiança dos indivíduos naquela sociedade. Por isso, para que haja uma visão mais precisa há uma forte busca histórica.

“Em Soweto, os assassinatos relacionados à bruxaria eram mais raros, mas ainda houve alguns na década de 1990, com vítimas sendo queimadas até a morte por uma multidão de jovens que classificou o processo como ‘democrático’.”

Grimório das Bruxas, pág. 85

Mistério e fantasia

Mas para conhecer sobre bruxaria, também temos que conhecer os mistérios e as fantasias que cercam as bruxas. O livro nos explica, também com fatos e pesquisas, sobre as cerimônias, o sabbath e demais ideias que cercam seus praticantes.

Para finalizar, Ronald traz também outras exposições em que as bruxas são protagonistas, tanto em filmes, como em peças e também episódios históricos, como Salem. Tudo isso, ilustrado de forma belíssima para dar visão à sua história.

“Tudo começou como uma brincadeira, da mesma forma que quase todas as histórias de terror começam. E, também, na obscuridade.”

Grimório das Bruxas, pág. 513.

Veredito

O livro não possui uma escrita fácil, na verdade  ele possui uma leitura densa e que necessita de todo o material extra adicionado para que sua compreensão seja completa. É claro que o foco do Grimório das Bruxas é mais informativo do que qualquer outro, em busca de tirar o estigma que as bruxas vem levando dentro da história.

As ilustrações são o que dá um destaque especial à obra, fazendo alusão às alegorias tradicionais da mídia, mas também à gravuras históricas da época medieval. A indicação é para quem curte não apenas o tema bruxaria, mas também para quem gosta de história e fatos.

Pontos positivos:

  • Ilustrações
  • Pesquisa e Fatos

Pontos negativos:

  • Leitura densa

NOTA: 8/10