Lista: 7 livros com adaptações que estreiam em 2022

15/02/2022 - POSTADO POR EM Filmes, HQs/Livros E Séries
Post thumbnail

Com adaptações de livros chegando aos cinemas e plataformas de streaming, certamente os leitores ficam bem curiosos para descobrir mais sobre o universo de filmes e séries que estão em seu radar de interesse. Por tal razão, reunimos aqui alguns livros cujas adaptações irão estrear neste ano de 2022. Confira:

Ajude o Roteiro Nerd e contribua com até R$ 1.

Persuasão

Imagem: Divulgação
  • Livro: Persuasão, de Jane Austen
  • Filme: Persuasão (Netflix) 

Para os fãs de um bom drama na era Regencial inglesa, Persuasão mostra-se um romance maduro e envolvente da autora clássica Jane Austen (1775-1817). Na história, a heroína Anne Elliot (uma mulher considerada “velha” para sua época, na avançada idade de 27 anos) reencontra um antigo amor, o capitão Frederick Wentworth, anos após o desmanche do noivado do casal. Antigas faíscas reacendem, e os dois veem-se enfrentando velhas mágoas e sentimentos dolorosos. 

Persuasão foi o último livro completado pela autora, e, como a maioria de suas obras, contém muitas referências autobiográficas. O livro foi lançado no Brasil por diversas editoras, sendo algumas delas: L&PM, TriCaju, Via Leitura, Principis, Zahar, Martin Claret e Excelsior. 

A adaptação da Netflix, dirigida por Carrie Cracknell, contará com Dakota Johnson no papel de Anne, Cosmo Jarvis como Wentworth e Henry Golding como Mr. Elliot. A última grande adaptação da história foi lançada em 2007 pela ITV no formato de telefilme, estrelando Sally Hawkins e Rupert Penry-Jones nos papéis principais.

Bridgerton

Imagem: Divulgação
  • Livro: O Visconde que me Amava, de Julia Quinn
  • Série: Bridgerton (Netflix)

Para os órfãos de Bridgerton, série da Netflix que mistura o período Regencial com o contemporâneo, a nova temporada está prevista para chegar na plataforma dia 25 de março. Tudo indica que o foco agora será em Anthony Bridgerton, irmão de Daphne. A segunda temporada será baseada no livro O Visconde que me Amava, sequência de O Duque e Eu.

No livro, o libertino Anthony decide “aposentar-se” de sua vida polêmica e casar-se, e considera Edwina Sheffield a pretendente perfeita. No entanto, precisa convencer a irmã dela, Kate, que é um bom partido. Os dois passam a trocar farpas, mas não imaginam o que os espera…

Jonathan Bailey reprisará seu papel como Anthony e Phoebe Dynevor como Daphne, da mesma maneira que outros personagens. Quem não volta (infelizmente) é René-Jean Page, que interpretou o Duque de Hastings, personagem central da primeira temporada e marido de Phoebe. A atriz Charithra Chandran será Edwina, e Simone Ashley será Kate. 

A série de livros Bridgerton, de Julia Quinn, foi publicada pela Editora Arqueiro, com um catálogo recheado de outras séries e trilogias da autora.

Incendiária

Imagem: Divulgação
  • Livro: A Incendiária, de Stephen King
  • Filme: Chamas da Vingança (Cinemas)

Já na ala do terror temos Stephen King, um mestre contemporâneo do gênero, com A Incendiária. Publicado em 1980, o livro conta a história da família McGee, constituída pelo casal Andy e Vicky e sua filha Charlie. Os pais de Charlie fizeram parte de um estudo quando jovens em que teriam de consumir um alucinógeno cuja função seria estimular poderes psíquicos.

O que não esperavam é que Charlie receberia geneticamente essas capacidades, fazendo com que a garota tenha o poder de manipular o fogo por pirocinese. O governo, por sua vez, passa a perseguir a família para capturar a menina. A edição mais recente do livro é a da Editora Suma (Companhia das Letras).

A nova adaptação da história será dirigida por Keith Thomas (com trilha sonora de John Carpenter!), estrelando Zac Efron como Andy, Ryan Kiera Armstrong como Charlie e Sydney Lemmon como Vicky; não há data definida para seu lançamento no Brasil. A história já foi adaptada ainda nos anos 80, com Drew Barrymore no papel de Charlie.

Rouxinol

Imagem: Divulgação
  • Livro: O Rouxinol, de Kristin Hannah
  • Filme: O Rouxinol (Cinema)

Kristin Hannah é conhecida por escrever livros que envolvem drama familiar e temas sensíveis , aventurando-se por vezes em tramas históricas, como fez em Jardim de Inverno, de 2010. O Rouxinol assinala todas as alternativas: o livro conta a história de duas irmãs,Vianne e Isabelle, que buscam sobreviver na França sitiada pelos nazistas, em 1939.

Vianne cuida de sua filha enquanto seu marido está no fronte; Isabelle une-se à Resistência. A mensagem principal que fica é a do amor: proteger e cuidar quem você ama, não importam as circunstâncias.

O livro foi lançado no Brasil pela Editora Arqueiro, que também possui um catálogo com outros sucessos da autora. A adaptação da história foi dirigida por Mélanie Laurent, e tem o seu lançamento programado para o final deste ano após um adiamento em 2021. As atrizes (e irmãs) Dakota Fanning e Elle Fanning estão nos papéis de Vianne e Isabelle, respectivamente.

Pachinko

Imagem: Divulgação
  • Livro: Pachinko, de Min Jin Lee
  • Série: Pachinko (Apple TV+) 

Ainda na linha de romances históricos, Pachinko é uma excelente escolha para quem curte histórias sobre imigração. No livro, acompanhamos as trajetórias de imigrantes coreanos no Japão do século XX (dentre eles, Sunja, uma moça coreana que imigra como esposa do pastor Isak após engravidar de outro homem, Hansu) e os atritos resultantes do conservadorismo japonês.

O título do livro faz referência a um jogo de caça-níqueis, que tornou-se um meio de trabalho para os imigrantes coreanos da época. No Brasil, o livro foi publicado pela editora Intrínseca.

A adaptação foi produzida e será disponibilizada pela Apple TV+, com lançamento de três episódios a partir do dia 25 de março. Sunja será interpretada por três atrizes em fases diferentes da vida da personagem: Yu-na Jeon será a jovem Sunja, Minha Kim a Sunja adolescente e Youn Yuh-jung, Sunja idosa. Lee Minho será Hansu e Steve Sanghyun Noh será Isak.

Heartstopper

Imagem: Divulgação
  • Graphic Novel: Heartstopper, de Alice Oseman
  • Série: Heartstopper (Netflix)

Para os apreciadores de quadrinhos românticos, a sensível Heartstopper é uma graphic novel seriada que acompanha o relacionamento entre Charlie Spring, um garoto talentoso que sofre bullying por ser gay assumido, e Nick Nelson, um jogador de rúgbi popular. Os dois aproximam-se e tornam-se amigos próximos, mas Charlie começa a apaixonar-se, ao passo que Nick sente-se diferente em relação à Charlie.

Heartstopper está dividida em quatro volumes, que acompanham o romance de Nick e Charlie. Aqui no Brasil, os primeiros dois volumes foram publicados pela Editora Seguinte, com Heartstopper: Dois Garotos, Um Encontro e Heartstopper: Minha Pessoa Favorita, respectivamente.

A adaptação da Netflix, que será um live-action, está prevista para o primeiro semestre deste ano, com Joe Locke como Charlie e Kit Connor no papel de Nick.

Águas Profundas

  • Em Águas Profundas, de Patricia Highsmith
  • Filme: Águas Profundas (Amazon Prime Video)

Para finalizar, o thriller psicológico de Patricia Highsmith é recomendado para quem gosta de suspense. A autora traz o casal Vic e Melinda, casados em um relacionamento pouco convencional, em que Melinda é “liberada” para ter relacionamentos fora do casamento, desde que isso não interfira na vida de Vic e da filha do casal.

Vic, incomodado com os parceiros da esposa, assume o assassinato de um dos homens, acabando com a reputação de Vic em pleno interior estadunidense. Entretanto, o verdadeiro responsável pelo assassinato é descoberto, o que levanta indagações quanto à índole e personalidade de Vic, mostrando que nem tudo é o que parece ser.

O livro foi lançado no Brasil pela Intrínseca, editora que conta também com outros títulos da autora, incluindo os famosos livros da série Ripley, como O Talentoso Ripley e Ripley Subterrâneo.A adaptação do livro, com direção de Adrian Lyne, estava prevista para lançamento nos cinemas logo em 2020; mas com o agravamento da pandemia, foi adiado para o começo de 2022.

No fim das contas, o filme será lançado nas plataformas de streaming Amazon Prime Video e Hulu. Protagonizando um romance que por um tempo aconteceu na vida real, Ana de Armas e Ben Affleck interpretam o casal protagonista.