Veredito de Loucas em Apuros

28/07/2023 - POSTADO POR EM Filmes

Depois do sucesso estrondoso de Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo (2022) ter rendido-lhe uma indicação ao Oscar, Stephanie Hsu volta às telonas na nova comédia Loucas em Apuros, da Lionsgate. Conferimos o filme, que estreia nos cinemas dia 3 de agosto, e contamos as nossas impressões a seguir.

Enredo

Audrey (Ashley Park) é uma advogada asiática que foi adotada ainda criança por uma família americana. Por conta de sua ascendência, ela acabou fazendo amizade na infância com Lolo (Sherry Cola), relação que perdurou até a fase adulta. Quando Audrey é enviada pelo seu chefe para a China para fechar um contrato, ela decide levar a sua amiga junto. Lá ela encontra outra amiga completamente oposta a Lolo, Kat (Stephanie Hsu) e a partir daí as garotas embarcam em uma grande confusão.

Loucas em Apuros bebe de referências das comédias de amigas dos anos 1990 e 200. Em vários momentos é possível identificar cenas que lembram Thelma & Louise (1991), mas também Romy e Michele (1997). Citando títulos mais recentes, é nítida a referência de Dormindo Fora de Casa (2004) e, é claro, a franquia Quatro Amigas e Um Jeans Viajante (2005-2008). 

Dessa forma, o longa é um verdadeiro presente para quem está na casa dos 30 e cresceu com comédias femininas, ao mesmo tempo que consegue divertir e muito um público mais jovens. Um assunto atual que é abordado com bom humor é a pauta do falso “não tenho preconceito”, trazendo uma crítica cômica e funcional.

O roteiro é cheio de piadas, muitas vezes com um humor ácido e até um pouco de vergonha alheia, mas nada que deixe ninguém extremamente constrangido. O que mais chama atenção é como a quebra de expectativas é utilizada em momentos cirúrgicos e um tanto inesperados às vezes.

Imagem: Divulgação

A volta das comédias

Quem cresceu assistindo comédias de amizades com certeza percebeu que houve um limbo em suas produções. Talvez por conta dos tempos modernos que priorizam mais a individualidade e as relações virtuais, elas tenham perdido espaço, mas depois de quase três anos de isolamento pandêmico, parece que os (re)encontros com amigos voltaram dentro e fora das telas.

É claro que não deixaram de existir filmes de comédias, mas o gênero infelizmente perdeu o espaço que tinha, seja quando filmes maiores entravam em cartaz ou quando, consequentemente, faltava investimento e orçamentos dignos, o que engavetava projetos ou os jogava direto pro streaming.

O sucesso e a criatividade de Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo podem ter aberto um maior espaço não só para a retomada da comédia, mas para um nível maior de abstração e para outras culturas fora do eixo anglo-americano. Já era hora, e agora esperamos que venham mais e mais títulos assim.

Imagem: Divulgação

Veredito

Loucas em Apuros é um filme divertido e leve, que brinca em seu roteiro ao ironizar temas pesados como preconceito e xenofobia – além de trazer várias piadas ácidas com outros temas e momentos constrangedores, ao estilo The Office.

O roteiro do filme é simples e funcional. Entretanto, seu principal problema é não deixar nada nas entrelinhas e entregar tudo nos diálogos, subestimando um pouco o espectador. O elenco é excelente e entrega personagens divertidos e que realmente são cativantes. É impossível não se ver em algum traço das protagonistas. O destaque-revelação vai para Sherry Cola, que tem um timing muito bom para piada.

Pontos Positivos:

  • Humor efetivo e funcional
  • Elenco e personagens 
  • Sherry Cola e seu timing para comédia

Pontos Negativos:

  • Roteiro acaba por entregar demais e subestima o espectador
  • Diálogos excessivamente expositivos

Nota: 7,5