Veredito de Instinto Materno

10/04/2024 - POSTADO POR mgm vegas casino EM bet pix 365 aviator

Instinto Materno é um novo drama com ares de suspense protagonizado por Anne Hathaway e Jessica Chastain, duas vencedoras do Oscar que apesar de terem atuado em Interestelar (2014), só agora contracenam juntas pela primeira vez.

Com duração de 94 minutos, o longa dirigido por Benoit Delhomme chegou aos cinemas brasileiros no final de março, e nós fomos convidados pelo Grupo Cine para uma sessão especial do filme no Shopping Del Paseo. O veredito, você confere a seguir.

Ambientação

O filme se inicia nos ambientando aos anos 60 nos Estados Unidos, onde famílias confiavam tanto em seus vizinhos, que era muito comum a aproximação entre não apenas os pais, mas também os filhos serem melhores amigos. E não é diferente com Alice (Chastain) e Celine (Hathaway), que possuem o mesmo estilo de vida: brancas, casadas com homens comuns, vivendo em uma rua pacata e dois filhos da mesma idade.

Contudo, enquanto Celine é muito feliz com a vida de dona de casa, Alice ainda possui desejo de retornar a sua profissão. Ambas também possuem um jeito muito diferente de cuidar dos filhos. Enquanto Alice sofre de ansiedade, por ter um filho frágil e alérgico, Celine é uma mãe mais flexível que deseja que seu único filho tenha maiores liberdades como criança. Há ainda um ponto contraditório entre elas, já que a primeira poderia facilmente ter outros filhos e a última teve uma complicação no parto que a impede de ter outros.

Um dia fatídico muda a vida dessas vizinhas, e a morte de Max, filho de Celine, traz uma sombra na relação delas. Alice acredita que a vizinha a culpa pela morte do filho, e a partir daí começam diversas situações que fazem você se questionar sobre a índole de uma e a neurose da outra.

Imagem: Divulgação

Roteiro

Os nomes de Anne Hathaway e Jessica Chastain no elenco são inegavelmente um grande chamativo para o público. Ambas as atrizes são ganhadoras do Oscar, e foram nomeadas, diversas vezes, a outros prêmios também, além de serem queridas por grande parte da audiência. Só que nem tudo são flores.

O roteiro do longa, mesmo que não possua falhas como um todo, já que consegue captar a atenção do público de forma real e consistente no seu andamento, poderia ter trazido um maior suspense em sua problemática.

Em certo momento do filme, o público poderia ter entrado na neurose das personagens e ter seguido assim até o final, mas o roteiro opta por entregar cedo demais o desfecho, o que faz a qualidade do longa ser reduzida. Mesmo que o objetivo seja trazer a força do Instinto Materno, acabamos vendo a falha na subjetividade do assunto.

Outro ponto que poderia ter ajudado quando se trata de suspense é a sonoplastia do filme, que possui abertura para que o silêncio também incremente as cenas, mas que falha repetidamente.

Imagem: Divulgação

Veredito

Ambas as atrizes estão de parabéns por segurarem um filme com temática tão empática entre as mães. O suspense e a ambientação é cativante em todas as cenas, já que deixa a dúvida pairando em momentos oportunos e que, se acontecesse na atualidade, com certeza teria sido levado para outros tipos de situações que não conseguiriam gerar os mesmos questionamentos.

Instinto Materno é um bom filme, com atuações inquestionáveis e um suspense bem dirigido, mas que deixa a desejar um pouco para quem é fã do gênero e das atrizes.

Pontos Positivos

  • Anne Hathaway
  • Jessica Chastain
  • Direção eficiente
  • Suspense

Ponto Negativo

  • A qualidade da reviravolta no roteiro

Nota: 8