Veredito de Halloween Ends

12/10/2022 - POSTADO POR EM Filmes
Post thumbnail

A franquia de filmes de terror Halloween chega ao seu capítulo final com o lançamento de “Ends” nos cinemas brasileiros.

Estrelado por Jamie Lee Curtis, o longa promete muito suspense e terror para quem ama o gênero slasher. Mas será que entrega mesmo? Confira agora o que achamos de Halloween Ends!

Enredo

Laurie (Jamie Lee Curtis) está tentando retomar sua vida junto de sua neta Allysson (Andi Matichak) após o último ataque de Michael Myers. Enquanto isso, Corey (Rohan Campbell) é um rapaz que é acusado injustamente do assassinato de um garotinho, mas acaba sendo inocentado por falta de provas.

Halloween Ends é um filme que tem a premissa de pôr fim a saga retomada nos títulos a partir de 2018. Infelizmente, ele não consegue ser bem sucedido, prometendo muito e entregando pouco. O roteiro perde muito tempo tentando construir um romance entre Allysson e Corey que acaba sendo totalmente desnecessário e não leva a lugar nenhum, deixando a trama muito cansativa. Facilmente os dois últimos filmes da franquia poderiam ser fundidos e entregar um final que fizesse sentido, já que como ponto final esse título funciona bem, diferente do passado.

Com relação aos sustos temos algo que decepciona e muito. O filme falha na hora de criar um clima tenso e praticamente transforma Michael Myers em só mais um assassino, ao contrário do filme original de 1978 e da continuação de 2018. Porém, Laurie consegue ser uma personagem interessante e não cair no clichê da protagonista que cai em qualquer armadilha.

Imagem: Divulgação

Fama

A franquia Halloween é talvez uma das mais aclamadas e referenciadas na cultura pop. É muito comum ver memes de Michael Myers em alguma situação inusitada. Os fãs já nem colocavam tanta fé que haveria uma sequência interessante até a chegada de Halloween (2018) que surpreendeu todos de forma positiva. Nele, Jamie Lee Curtis chamou atenção por conseguir dar vida à icônica Laurie novamente e ignorar as outras incontáveis e decadentes sequências do filme original.

A expectativa estava altíssima para Halloween Kills (2021) que recebeu críticas muito negativas e desagradou bastante os fãs. Neste título, apesar de não ter agradado tanto, o clima era de tensão e talvez um de seus maiores problemas foi dar voz para Myers, além de ter um roteiro que deu muitas voltas e não entregou o que prometeu. Já em relação aos sustos e as cenas de tensão, não houveram tantas reclamações, diferente do atual.

Apesar de todos esses problemas, Halloween Ends de fato cumpre a promessa do título e dá fim a franquia – ao invés de ter uma passagem de bastão e deixar margem para novos filmes. Talvez esse seja o grande feito do título.

Imagem: Divulgação

Veredito

Halloween Ends é um filme de terror/suspense que não consegue envolver o espectador. Seu roteiro acaba demorando muito para desenvolver algo, perdendo tempo com uma subtrama que tinha tudo para ser benéfica para o longa mas que não consegue ser bem feita. Os personagens não são desenvolvidos de forma satisfatória, de modo que o espectador não fica nenhum pouco preocupado ou sente qualquer empatia por eles. Laurie Strode, sem surpresa, consegue ser a exceção, não por conta do roteiro, mas sim pela ótima atuação de Jamie Lee Curtis.

Como fim de uma série de filmes, Halloween Ends funciona ao colocar o ponto final que faltava. Entretanto, está longe de ser o desfecho que quem conhece a franquia queria ou esperava. Ou melhor, que a saga merecia.

Pontos Positivos:

  • Atuação de Jamie Lee Curtis
  • Ser um final para franquia

Pontos Negativos:

  • Roteiro que dá muitas voltas
  • Construção de personagens fraca
  • Falta de clima de terror/suspense

Nota: 6