Veredito de Garra de Ferro

15/03/2024 - POSTADO POR lv casino EM como jogar aviator bet

Desde o começo do ano passado, a A24 vinha trabalhando bastante na divulgação do seu novo drama, Garra de Ferro. O longa chegou aos cinemas norte-americanos no final de 2023 com pretensão de figurar na temporada de premiações, mas só recentemente teve sua estreia no Brasil. Conferimos o filme e contamos nossas impressões a seguir.

Enredo

Fritz Von Erich (Holt McCallany) é um ex-lutador de luta livre (ou wrestling) e patriarca de uma família de cinco filhos homens, cujo primogênito morreu ainda na infância. Fritz é um homem duro, dono de uma personalidade manipuladora e machista, que impõe aos quatro filhos vivos não só a seguir carreira na luta, mas trazer para casa o título que o pai não conseguiu. Enquanto isso, a família precisa lidar com perdas irreparáveis.

Garra de Ferro é um filme duro e ao mesmo tempo emocionante. Baseado em uma história real, o roteiro aborda as tragédias de uma forma respeitosa com a família e ao mesmo tempo questiona se tudo aquilo não poderia ser evitado se Fritz não tivesse toda essa sede pelo título e fosse um homem mais flexível. Além disso, a direção ainda optou por tomar a liberdade de suavizar a tragédia e ocultar que na família Von Erich havia um sexto irmão que morreu.

Assumindo o protagonismo, Zac Efron finalmente conseguiu se destacar em um papel e mostrar que não é um ator qualquer, apesar de o roteiro não dar toda a liberdade que ele merecia. O texto também acaba fazendo o mesmo com o personagem de Jeremy Allen White ao não aprofundar mais nas questões psicológicas dele. Por outro lado, é possível entender que essa foi uma decisão tomada para evitar uma exposição exagerada da desgraça.

Imagem: Divulgação

A família Von Erich

Fritz Von Erich era um americano nascido no Texas em 1929. Ele iniciou sua carreira no esporte durante a faculdade, onde jogou futebol americano profissional. Na década de 1950, ele decide iniciar carreira na luta livre junto de seu irmão que morreu pouco tempo depois. Nesse período, ele se casa com Dóris.

Na história real, os dois tiveram seis filhos: Jack (morreu na infância), Kevin, David, Kerry, Mike e Chris. Todos, apesar de terem outros gostos, seguiram carreira na luta. David morreu no Japão durante uma turnê por conta de uma ruptura no intestino, enquanto Kerry, Mike e Chris decidiram interromper a própria vida. Atualmente, apenas Kevin está vivo.

Todos os acontecimentos trágicos não apagaram as conquistas e o peso que os Von Erich tiveram – e ainda têm – no mundo da luta livre. Alguns Von Erich da nova geração ainda estão envolvidos com com wrestling, como os filhos de Kevin Marshall e Ross.

Imagem: Divulgação

Veredito

Garra de Ferro é um filme que, mesmo pesado, não torna a tragédia em um espetáculo. Seu roteiro é respeitoso com os eventos, mas deixa de lado alguns detalhes da personalidade de dois dos personagens cruciais para a trama. Entretanto, o texto é coeso e não dá voltas desnecessárias.

O trabalho de cabelo, maquiagem e figurino estão excelentes. As perucas utilizadas parecem ridículas quando vemos um cartaz do filme, mas quando assistimos, tudo aquilo faz sentido. Vale ressaltar que Jeremy Allen White foi o único que deixou o cabelo crescer e não usou peruca. Além disso, é quase inegável que todos do elenco tiveram uma preparação e dedicação bem feita para o longa.

A direção consegue entregar um visual bem fiel à TV dos anos 1980, com uma fotografia cheia de amarelos e preto durante as lutas, além de reconstituições muito bem feitas de entrevistas e programas da época.

Pontos positivos:

  • Roteiro coeso
  • Cabelo, maquiagem e figurino
  • Direção
  • Não espetaculariza a dor

Ponto negativo:

  • Falta de profundidade na personalidade de Kerry

Nota: 8,5