Veredito de Fale Comigo

18/08/2023 - POSTADO POR EM Filmes

Estreou nesta quinta-feira, 17 de agosto, Fale Comigo, novo filme de terror da A24. O enredo resgata elementos comuns ao gênero, como contato com os mortos e possessão, mas traz uma roupagem nova voltada para a geração Z. Fomos convidados para uma sessão especial e contamos nossas impressões a seguir.

Enredo

Mia (Sophie Wilde) é uma adolescente que acabou de perder a mãe e tem uma relação complicada com o pai, por isso ela decide passar a maior parte de seu tempo na casa da melhor amiga numa tentativa de esquecer seus problemas. Ela e a amiga começam a frequentar uma espécie de reunião de jovens que utilizam uma mão embalsamada como chave para conjurar e incorporar espíritos.

Fale Comigo é um daqueles filmes de terror que realmente deixam o espectador com medo, não por conta de jumpscares, mas pela atmosfera de tensão que é construída ao longo das pouco mais de 1h40 minutos de duração. O roteiro foca em pontos específicos e cruciais para a trama, sem rodeios e de forma fluída. Existem pequenos pontos de respiro, onde é possível até esboçar um sorriso, mas logo a narrativa retorna ao clima de tensão.

A proposta do filme não é tão inovadora, já que enredos envolvendo espíritos foram bastante explorados nos anos 90. Entretanto, a condução do plot é bastante criativa e toma decisões arriscadas, com cenas perturbadoras e bem violentas. Chama atenção também o uso de metáforas no filme, principalmente em momentos que a princípio sequer fazem sentido para o restante da trama, mas que são na verdade um gancho e um resumo perfeito para o que está sendo colocado em tela e o que virá pela frente. 

Imagem: Divulgação

Criatividade

A princípio, quando Fale Comigo foi anunciado em 2022, não ficou muito claro o que a mão de gesso explorada nas fotos se tratava. Na verdade, muito se brincou sobre ser algo relacionado ao personagem Mãozinha da Família Adams. A partir do momento que mais teasers e trailers foram lançados, já era possível perceber que esse era um filme que tinha um diferencial, muito por se tratar de uma produção da A24, conhecida por sua qualidade técnica e a liberdade criativa dada aos responsáveis de seus enredos.

A grande verdade é que se trata de um longa incrivelmente criativo, dinâmico e corajoso, principalmente por explorar um tema tão batido e até mesmo clichê com um ar de novidade, abandonando as fórmulas já existentes no cinema. O filme deu tão certo que uma sequência já foi confirmada e teremos pelo menos mais um título para a franquia.

Imagem: Divulgação

Veredito

Fale Comigo é uma grata surpresa para quem é fã de terror e tem tudo para se tornar um clássico cult. Seu enredo aplica criatividade em algo batido, apresentando violência e sangue de formas perturbadoras sem se tornar algo vazio, mas com o propósito de contribuir para aquele universo aterrorizante.

A direção escolhe utilizar cenas de closes e cortes abruptos com o intuito de chocar, conseguindo ser muito bem sucedida em suas escolhas. Além disso, as cenas escuras e frias contribuem ainda mais para reforçar o clima de terror. Todos os atores entregam um trabalho perfeito, com personagens com personalidades próprias, sem esteriótipos e com contribuições certeiras para a condução do enredo. A menção honrosa vai para o excelente trabalho da protagonista Sophia Wilde, que esperamos que tenha uma formidável carreira pela frente.

Pontos Positivos:

  • Plot criativo
  • Roteiro eficiente e direto ao ponto
  • Elenco em ótima forma
  • Enredo intrigante

Nota: 10