Veredito de Downton Abbey: Uma Nova Era

28/04/2022 - POSTADO POR EM Filmes

A série britânica Downton Abbey (2010 – 2015) chegou ao fim em sua sexta temporada, mas, para felicidade dos fãs, um filme retomando a história foi lançado em 2019 e, agora, no dia 28 de abril, chega sua continuação, Downton Abbey: Uma Nova Era (2022) nos cinemas. Conferimos o longa em uma sessão especial e contamos nossas impressões a seguir.

Enredo

Violet Crawley (Maggie Smith) descobre que é herdeira de uma grande propriedade no sul da França e decide comunicar ao restante da família, gerando um grande mistério ao redor da herança, já que o antigo proprietário não era ninguém próximo dos Crawley ou sequer conhecido. 

Além da herança, os Crawley recebem uma oferta bem interessante: que Downton seja usada como locação de um filme por um mês. A princípio, a proposta parece meio descabida, mas vem a calhar, já que o dinheiro servirá para a manutenção da estrutura do lugar. Pensando nisso, uma viagem é realizada para conhecer e passar um tempo no local que Violet herdou.

Imagem: Divulgação

Tradição

O enredo não inova, seguindo exatamente a fórmula que conquistou os fãs. A criadagem retratada de forma simples, mas bastante rebuscada e obediente, com laços fraternais e a família Crawley com seus costumes e tradições que persistem durante várias gerações. Como o título indica, passar o bastão para um novo comando da família é inevitável – e isso é feito de forma respeitosa com tudo aquilo que o manual de boas maneiras e costumes mandam.

Enquanto o roteiro simples é algo que conta a favor do filme, ele tem um problema: um plot sem necessidade é criado na metade do filme e deixa o espectador completamente sem entender o porquê dele estar ali. Porém, esse é um problema que não impede a trama de fluir e não compromete a imersão no longa.

Imagem: Divulgação

Um Novo Capítulo

É sempre triste quando uma história chega ao fim – principalmente quando ela é bem contada – mas um fechamento interessante satisfaz qualquer fã. É exatamente o que acontece com Downton Abbey: os filmes chamam atenção para a série e servem como uma forma de convidar o público para conhecer o universo.

Como tudo dentro da história da família britânica, tudo é bem detalhado e o novo capítulo recebe nuances que complementam o enredo sem “barriga”, mas que funciona muito bem como complemento, sendo uma experiência gostosa de ser assistida nas telonas. O mais interessante é que agora temos uma oportunidade de conhecer melhor as novas gerações – porém não há como ser tão moderno a ponto de mudar aquilo que já é considerado canônico.

Imagem: Divulgação

Veredito

Downton Abbey: Uma Nova Era é com certeza um filme que agrada muito aos fãs e é gostoso de assistir, apesar do roteiro ter um plot que não deveria existir. Apesar de que, como já foi dito, o plot não atrapalha a experiência, ele toma tempo de tela desnecessário – que poderia ser aproveitado com mais alguns detalhes sobre a viagem da família à França.

O figurino e a maquiagem continuam impecáveis, assim como as locações. A locação francesa é simplesmente linda e de tirar o fôlego, fazendo todo sentido como o local é descrito por Violet no início do filme. A fotografia do filme também é um aspecto a ser levado bastante em consideração, sendo belíssima, não só nas cenas externas, mas também nas internas.

Por fim, vale ressaltar o zelo e o cuidado pelo momento histórico que está sendo retratado, não só no figurino, mas também no comportamento das personagens, em especial as femininas.

Pontos Positivos:

  • Figurino e maquiagem 
  • Trama simples e envolvente
  • Fotografia

Ponto Negativo:

  • Plot secundário desnecessário

Nota: 9