Veredito de Anônimo 2

21/08/2025 - POSTADO POR EM Filmes
Post thumbnail

Anônimo 2 (2025) é um filme de ação que mistura momentos absurdos com bastante violência e comédia ácida. Dirigido por Timo Tjahjanto e estrelado por Bob Odenkirk, o longa é uma continuação direta de Anônimo (2021). Assistimos ao novo filme e trazemos nossas impressões a seguir.

Enredo 

Hutch Mansell (Bob Odenkirk) é um homem de família, pai de dois filhos adolescentes e também viciado no seu trabalho de assassino de aluguel. Como ele passa mais tempo trabalhando do que com a família, sua esposa Becca (Connie Nielsen) começa a cobrar que Mansell passe mais tempo em casa. Para melhorar o clima doméstico, Hutch decide tirar férias em família. O problema é que as coisas não saem como esperado.

Anônimo 2 tem um roteiro simples e repetitivo, mas que funciona dentro de sua proposta. Talvez se fosse diminuída a repetição de informações básicas, o longa seria melhor ao cortar barrigas e algumas cenas que travam a fluidez. A parte positiva dessas repetições é que, graças a elas, o espectador não precisa de informações prévias e assim o filme pode atingir um público maior.

Apesar das repetições, a montagem do filme consegue salvar a qualidade e assim evitar que as cenas, principalmente as de ação, fiquem sem graça. Tudo é bem pensado e coreografado a ponto de prender o espectador – que acaba deixando passar o ritmo repetitivo. Além disso, a violência assume um ar cômico com os closes e câmeras lentas durante as cenas de luta.

Imagem: Divulgação

A Franquia 

Assinado pela mesma produtora da franquia John Wick, o primeiro Anônimo foi lançado em 2021 como a possibilidade de um crossover, mas que logo acabou tomando vida própria – ainda que ambos compartilhassem algumas semelhanças. A ideia inicial seria algo como um easter egg.

Com um orçamento de 16 milhões de dólares, Anônimo arrecadou cerca de 57,5 milhões de dólares. Além disso, recebeu críticas positivas de jornais especializados e também dos espectadores. Poucos meses após o lançamento do filme, foi iniciado o processo para a sequência de Anônimo. Em agosto de 2022, David Leitch anunciou que o novo filme estava em desenvolvimento e que as filmagens iriam iniciar em 2023.

Imagem: Divulgação

Veredito

Anônimo 2 é um filme divertido com um roteiro que poderia ser mais fluído e com menos repetições. Sua narrativa, porém, tem um humor interessante e ácido que ajuda a redimir o longa. Além disso, a direção acerta em abusar de câmeras lentas que favorecem a coreografia das lutas.

A trilha sonora é muito efetiva, combinando bem com a narrativa. O aspecto sonoro inclusive é um toque muito útil para o desenvolvimento da história contada, ajudando também nas cenas de luta como parte crucial do que está acontecendo em tela.

Os personagens são bem construídos, principalmente o casal protagonista. Infelizmente, os vilões não conseguem acompanhar a mesma qualidade. Falta um senso de humor mais palpável, uma vez que a personalidade deles é apresentada como apenas uma fanfarra misturada com egoísmo.

Pontos Positivos:

  • Direção afiada
  • Senso de humor ácido
  • Lutas bem coreografadas

Pontos Negativos:

  • Roteiro repetitivo
  • Vilões mal construídos 

Nota: 7,5