Veredito de Air: A História por trás do Logo

08/04/2023 - POSTADO POR EM Filmes

Nova produção dirigida e atuada por Ben Affleck, o filme Air: A História Por Trás do Logo conta como a Nike mudou o marketing de moda através da sua parceria com o jogador de basquete Michael Jordan. Conferimos o longa e vamos contar nossas impressões.

A criação de um ícone

Na década de 1980, a empresa de artigos esportivos Nike era pouco conhecida e com uma pequena relevância no cenário. Até que Sonny Vaccaro (Matt Damon) convence o fundador da marca, Phil Knight (Ben Affleck), a assinar com Michael Jordan, um dos jogadores que estavam se destacando na NBA e mudou completamente a imagem e a relevância da Nike.

O filme tem um roteiro extremamente enxuto, com diálogos cheios de informações importantíssimas para a trama. Ele também consegue contextualizar o espectador de forma excelente, mostrando tudo o que é necessário saber para entender a época, o mercado de moda e até mesmo o que era a NBA. Isso é um ponto positivo, pois dessa forma a produção consegue atingir não só fãs de esporte ou moda, mas também o grande público.

Vale ressaltar que absolutamente tudo da trama tem o aval de Michael Jordan, porém esse não é um filme sobre o jogador, tanto que ele nem chega a aparecer em tela, exceto por um vídeo verídico durante os créditos. Quem tem um grande protagonismo, mais que justo no filme, é Delores Jordan, a mãe de Michael. Interpretada por Viola Davis, ela tem pouco tempo de tela, mas ainda assim consegue impor a relevância de seu personagem para a narrativa.

Imagem: Divulgação

A Nike e o marketing esportivo

Criada em 1972, a Nike entrou no mercado para concorrer diretamente com grandes gigantes do setor esportivo, como a Adidas e a Converse. Até então era comum as empresas patrocinarem atletas, principalmente da NBA, mas nada tão drástico quanto a Nike estava prestes a propor.

Nunca nenhuma empresa tinha criado um sapato específico para um atleta, disposto inclusive a ir contra as regras da própria liga de basquete e pagar multa por isso. Além disso, não era comum que os esportistas recebessem um percentual pelas vendas do produto, até chegar a parceria entre Nike e Michael Jordan

O modelo Air Jordan até hoje está à venda e estendeu sua marca para outros artigos, como vestuário e acessórios. Em 2010 a Forbes estimou que a marca Jordan rendia cerca de 1 bilhão de dólares em vendas para a Nike. Certamente, o legado dessa parceria foi além da quebra de paradigmas de marketing, mostrando-se uma fonte extremamente rentável de merchandising.

Imagem: Divulgação

Veredito

Air: A História Por Trás do Logo é um filme interessante que não arrisca muito no seu roteiro, tomando apenas algumas liberdades poéticas na adaptação dos fatos reais, mas consegue entregar uma história coesa e muito bem feita.

A direção de Ben Affleck consegue dar ênfase nas cenas mais importantes para o desenrolar da história. Planos abertos que denotam solidão e preocupação são muito utilizados, mesclando momentos de alívio com alguma piada muito bem bolada. Além disso, a escolha da trilha sonora é um plus do filme.

O elenco é simplesmente sensacional. Todos combinam muito com o papel escolhido, principalmente Viola Davis, com uma Delores firme, sem nenhum descontrole emocional. Infelizmente, apesar de ser elemento chave da trama e chamar atenção para seu papel, a atriz ganhou pouco tempo de tela em comparação a outros personagens.

Pontos positivos:

  • Direção
  • Roteiro
  • Trilha 
  • Elenco

Pontos negativos:

  • Viola Davis não teve tanto tempo tela quanto merecia 

NOTA: 9,5/10