Melhores do ano: filmes que se destacaram em 2023

25/12/2023 - POSTADO POR https://roteironerd.com/tenis-puma-aviator-eng EM https://roteironerd.com/007-cassino

Depois de tantos lançamentos incríveis nos cinemas e nos streamings em 2023 chegou a hora de revisá-los para fazer a nossa listinha de Melhores do Ano! 

Separamos por categorias para não deixar passar nenhum grande destaque, além de misturar popularidade, aprovação de crítica e público para montar essa seleção. Acompanhe a lista e não deixe de conferir aqueles que você não assistiu ainda.

Top 5 de comédia/musical

Barbie

O maior fenômeno cultural deste ano não precisa nem de apresentação, né? Barbie foi um imenso sucesso, arrecadando mais de 1 bilhão em bilheteria ao redor do mundo e instalando de vez a moda do barbiecore. O longa de Greta Gerwig tem 88% de aprovação da crítica no Rotten Tomatoes e nota 80/100 no Metacritic.

Onde ver: HBO Max

Guardiões da Galáxia Vol. 3

A última parte da trilogia de James Gunn trouxe um belíssimo encerramento para a nossa equipe de desajustados favorita da galáxia. Um dos poucos êxitos da Marvel neste ano, o longa tem 82% de aprovação da crítica no Rotten Tomatoes e nota 64/100 no Metacritic.

Onde ver: Disney+

Wonka

Uma surpresa de fim de ano, o filme prequel do famoso chocolateiro nos conquistou com seu tom fantasioso e leve. O longa musical tem 84% de aprovação da crítica no Rotten Tomatoes e nota 66/100 no Metacritic.

Onde ver: Cinemas

A Pequena Sereia

Mais um da lista de live-actions da Disney, o longa que reconta a história da filha mais nova do rei dos mares teve êxito ao trazer novidades para a trama e apresentar uma protagonista pra lá de carismática. A produção musical tem 94% de aprovação do público no Rotten Tomatoes e nota 59/100 no Metacritic.

Onde ver: Disney+

Que Horas Eu Te Pego?

Outra surpresa que 2023 trouxe foi essa comédia leve estrelada por Jennifer Lawrence. A atriz demonstrou um bom timing cômico junto de seu estreante parceiro de tela Andrew Barth Feldman. O longa tem 87% de aprovação do público no Rotten Tomatoes e nota 59/100 no Metacritic.

Onde ver: HBO Max

Imagem de divulgação de Wonka

Top 5 de ação/aventura

Jogos Vorazes: A Cantiga dos Pássaros e das Serpentes

O retorno da saga Jogos Vorazes aos cinemas rendeu um dos destaques desse ano. A história do presidente Snow e seu encontro com Lucy Gray, uma jovem do Distrito 12, trouxe novas camadas ao personagem. A prequel tem 89% de aprovação do público no Rotten Tomatoes e nota 54/100 no Metacritic.

Onde ver: Cinemas

John Wick 4: Baba Yaga

Uma das mais aclamadas sagas de ação dos últimos anos ganhou um novo capítulo e conseguiu mais uma vez fazer a alegria dos fãs. O longa do ex-assassino de aluguel tem 94% de aprovação da crítica no Rotten Tomatoes e nota 78/100 no Metacritic.

Onde ver: Prime Video

Missão Impossível: Acerto de Contas

Outra saga conhecida dos fãs de ação, o longa estrelado por Tom Cruise infelizmente foi engolido pelo fenômeno Barbenheimer nas bilheterias, mas se saiu muito bem com crítica e público. A produção tem 96% de aprovação dos críticos no Rotten Tomatoes e nota 81/100 no Metacritic.

Onde ver: Prime Video

O Assassino

O novo longa de David Fincher foi uma das boas surpresas deste ano, nos fazendo acompanhar com curiosidade um assassino cheio de camadas. A produção tem 85% de aprovação dos críticos no Rotten Tomatoes e nota 73/100 no Metacritic.

Onde ver: Netflix

Dungeons & Dragons: Honra Entre Rebeldes

Não foi apenas a Marvel que nos trouxe esse ano uma boa história de uma equipe desajustada, a produção estrelada por Chris Pine e Michelle Rodriguez apresentou sua dose de aventura leve, cativando o público. O filme tem 91% de aprovação dos críticos no Rotten Tomatoes e nota 72/100 no Metacritic.

Onde ver: Paramount+ e Telecine

Imagem de divulgação de Missão Impossível: Acerto de Contas – Parte 1

Top 5 de drama

Oppenheimer

A segunda metade do fenômeno Barbenheimer conquistou o público por sua grandiosidade, além do protagonista magnético. O filme tem 93% de aprovação dos críticos no Rotten Tomatoes e nota 89/100 no Metacritic.

Onde ver: Disponível para aluguel online

Assassinos da Lua das Flores

A odisseia de Scorsese sobre um chocante crime real nos Estados Unidos nos trouxe performances poderosas de Leonardo DiCaprio, Lily Gladstone e Robert De Niro. A produção tem 93% de aprovação dos críticos no Rotten Tomatoes e nota 89/100 no Metacritic.

Onde ver: Disponível para aluguel online

Crescendo Juntas

Uma delicada história sobre amadurecimento, o longa da diretora Kelly Fremon é apoiado pelas excelentes performances de Rachel McAdams e da jovem atriz Abby Ryder Fortson. A produção tem 99% de aprovação dos críticos no Rotten Tomatoes e nota 84/100 no Metacritic.

Onde ver: HBO Max

Rustin

Baseado em uma poderosa história real, este longa debate temas que ainda precisam ser combatidos até hoje: o racismo e a homofobia. O filme tem 84% de aprovação dos críticos no Rotten Tomatoes e nota 68/100 no Metacritic.

Onde ver: Netflix

AIR: A História Por Trás do Logo

Um filme que talvez não tivesse expectativa em torno, mas que acabou contando muito bem a sua história. O que também muito se deve às performances de seus protagonistas, interpretados por nomes como Matt Damon, Ben Affleck, Jason Bateman e Viola Davis. O longa tem 93% de aprovação dos críticos no Rotten Tomatoes e nota 73/100 no Metacritic.

Onde ver: Prime Video

Imagem de divulgação de Assassinos da Lua das Flores

Top 5 de terror/suspense

Fale Comigo

Essa produção da A24 já vinha causando burburinho desde que foi lançada em festivais internacionais, então quando chegou ao grande público teve uma esperada recepção positiva. A metáfora sobre luto caiu muito bem nesse filme de terror com cenas impactantes, garantindo 94% de aprovação dos críticos no Rotten Tomatoes e nota 76/100 no Metacritic.

Onde ver: Disponível para aluguel online

Pearl

Mais um longa da A24 e a segunda parte da trilogia que começou em X: A Marca da Morte, essa prequel revela mais sobre o passado da intrigante personagem interpretada por Mia Goth. O filme tem 94% de aprovação dos críticos no Rotten Tomatoes e nota 67/100 no Metacritic.

Onde ver: Prime Video e Telecine

Ninguém Vai te Salvar

Uma das boas surpresas do gênero esse ano, o longa traz um clássico terror de sobrevivência misturado com uma trama alienígena e que se ampara fortemente em sua protagonista, interpretada pela excelente Kaitlyn Dever. O filme tem 82% de aprovação dos críticos no Rotten Tomatoes e nota 60/100 no Metacritic.

Onde ver: Star+

A Morte do Demônio: A Ascensão

O retorno de uma saga clássica de terror, o longa de Lee Cronin baseado na obra de Sam Raimi conseguiu trazer novidades ao mesmo tempo em que respeita sua origem. O filme tem 84% de aprovação dos críticos no Rotten Tomatoes e nota 69/100 no Metacritic.

Onde ver: HBO Max

Pânico 6

Parte da nova leva de filmes da franquia Pânico, essa produção consegue dar mais peso à nova geração de sobreviventes ao mesmo tempo que apresenta o Ghostface mais brutal da franquia até então. O longa tem 76% de aprovação dos críticos no Rotten Tomatoes e nota 61/100 no Metacritic.

Onde ver: Paramount+ e Telecine

Imagem de divulgação de Ninguém Vai Te Salvar

Top 5 de animação

Homem-Aranha Através do Aranhaverso

Continuação do sucesso de 2018, esse longa aumenta nossa conexão com Miles Morales ao mesmo tempo em que expande as fronteiras do aranhaverso. A produção tem 95% de aprovação dos críticos no Rotten Tomatoes e nota 86/100 no Metacritic.

Onde ver: Prime Video e Telecine

Nimona

Adaptação de uma famosa HQ, o longa mergulha em um universo a la Dungeons & Dragons para trazer uma aventura fantástica protagonizada por uma dupla improvável. A produção tem 95% de aprovação dos críticos no Rotten Tomatoes e nota 75/100 no Metacritic.

Onde ver: Netflix

A Fuga das Galinhas: A Ameaça dos Nuggets

A inesperada continuação de um clássico da Sessão da Tarde trouxe muita nostalgia em uma divertida nova aventura de Ginger e sua turma. O filme tem 80% de aprovação dos críticos no Rotten Tomatoes e nota 63/100 no Metacritic.

Onde ver: Netflix

As Tartarugas Ninja: Caos Mutante

A roupagem atualizada para a mitologia das Tartarugas e um estilo visual de animação em alta se combinaram para apresentar esses personagens a uma nova geração. O filme tem 96% de aprovação dos críticos no Rotten Tomatoes e nota 74/100 no Metacritic.

Onde ver: Prime Video

Elementos

A Pixar nos apresentou esse ano sua própria versão de Romeu e Julieta, mas inserida em um universo povoado apenas pelos elementos da natureza que nos cercam, o que criou uma simpática narrativa sobre amor, identidade e dever familiar. O filme tem 73% de aprovação dos críticos no Rotten Tomatoes e nota 58/100 no Metacritic.

Onde ver: Disney+

Imagem de divulgação de Tartarugas Ninja: Caos Mutante