Lista: 5 Filmes para ver no Dia das Mães

08/05/2021 - POSTADO POR EM Filmes

O dia das mães, comemorado tradicionalmente no Brasil sempre no 2º domingo do mês de Maio, já é neste domingo (9) e o Roteiro Nerd preparou uma lista de filmes para você assistir junto à família e curtir essa data especial.

Os títulos da lista possuem a figura materna como protagonista ou como personagem essencial às histórias de diferentes gêneros cinematográficos. Confira!

Lady Bird – A Hora de Voar

O trabalho de estreia de Greta Gerwig na direção surpreendeu pela leveza e ao mesmo tempo pelo peso dramático no coming of age estrelado por Saoirse Ronan como Lady Bird, uma jovem de escola católica que sonha em cursar uma universidade em uma grande e distante cidade.

Apesar da típica comédia adolescente estadunidense, Gerwig foca no amadurecimento da conflituosa relação da protagonista com sua mãe (Laurie Metcalf), que tenta acalmar a natural ansiedade da filha de esquecer suas raízes e deixar a família de lado. 

Benzinho

Irene (Karine Teles) é mãe de cinco filhos jovens em São Paulo e está prestes a se despedir do mais velho, chamado para realizar seu sonho de jogar handebol profissional fora do Brasil. 

Escrito por Karine e dirigido por Gustavo Pizzi (seu ex-marido), a produção nacional disponível no Telecine Play está entre as mais sensíveis dos últimos anos no cinema brasileiro, mostrando a correria de uma extensa e humilde família que tenta de todas as formas, na figura de liderança da mãe, criar um futuro melhor para seus filhos.

Os Incríveis 2

Nesta sequência da clássica animação de 2004, o diretor Brad Bird inverte os papéis entre os protagonistas: agora, Helena Pêra, a Mulher-Elástica é a grande heroína da aventura, deixando o papel anterior no 1º filme de cuidar dos filhos ao marido Beto, que passa a compreender os desafios de tomar conta da casa e da saúde da família de perto.

O longa disponível na Disney+ mantém a qualidade cômica e eleva o nível da animação durante as inventivas sequências de ação, mostrando todo o potencial de Helena [antes ofuscado] e a evolução da família de super-heróis mais querida do cinema.

O Quarto de Jack

Adaptação do livro da irlandesa Emma Donoghue, o filme de Lenny Abrahamson apresenta Jack (Jacob Tremblay), que nasceu e morou por cinco anos com sua mãe Joy (Brie Larson) em um único cômodo, local onde um sequestrador os manteve para abusar da jovem – que tenta criar uma realidade minimamente confortável para seu filho crescer.

Com atuações marcantes de Larson – que venceu o Oscar de Melhor Atriz em 2016 – e de Tremblay – de apenas nove anos -, O Quarto de Jack é de uma emoção ímpar, principalmente quando o ambiente de quatro paredes é abandonado e Jack conhece o mundo real.

Mother – A Busca pela Verdade

Bong Joon-ho fez ótimos trabalhos antes do fenômeno Parasita e o suspense Mother é uma obra necessária para quem deseja entender a construção do diretor sul-coreano.

Do-Joon (Won Bin) é acusado de assassinar uma garota em um caso com poucas provas e muitos questionamentos. O jovem é totalmente dependente da mãe (Kim Hye-ja), que tenta a todo custo investigar o mistério que circula a morte da mulher a fim de inocentar o seu filho, atacado publicamente tanto pela acusação quanto por sua deficiência mental.