Filmes para ver durante MAIS um fim do mundo

14/10/2017 - POSTADO POR EM Filmes

De acordo com a internet, todo fim de semana é um apocalipse novo, e a mais nova previsão é para este domingo, dia 15 de outubro. Para não deixar mais uma data dessas passar em branco e você poder dizer com orgulho “Fim do Mundo 2017: Eu fui”, separamos alguns filmes abordando essa temática de várias formas diferentes!

Todo Mundo Quase Morto

Conhecido também como “Shaun of the Dead”, é um filme de comédia britânico dirigido por Edgar Wright – se você curtiu “Scott Pilgrim Contra o Mundo” (2010), vai gostar mais ainda desse. Nós acompanhamos a vida de Shaun, um rapaz bem “gente como a gente”: sem rumo, com um namoro problemático e uma família fora dos eixos. O fato é que ele busca uma forma de colocar a sua vida no lugar, ignorando um apocalipse zumbi ao redor, mais precisamente em frente à sua casa.

“Todo Mundo Quase Morto” (2004) é o primeiro da trilogia “Cornetto” de Wright, onde as três obras, estreladas por Simon Pegg (Star Trek) e Nick Frost (Doctor Who), são sátiras a outros gêneros cinematográficos. Enquanto este retrata o subgênero de filmes sobre zumbis, o segundo – “Chumbo Grosso” (2007) – parodia longas de ação, e o último – “Heróis de Ressaca” (2013) – é sobre uma invasão alienígena, inclusive fazendo alusão a várias obras sobre o fim do mundo.

Filhos da Esperança

Não só surtos zumbis, alienígenas e desastres naturais podem gerar o caos de um apocalipse. Às vezes, os próprios seres humanos são responsáveis pelo fim – mesmo que não voluntariamente. “Filhos da Esperança” (2006) se passa em 2027, onde a infertilidade se apoderou da humanidade, impedindo o nascimento de crianças nos últimos dezoito anos. Isso deixou a sociedade à beira de um colapso, pois o processo mais lento de destruição desencadeou guerras, onde o que sobrou da população se destrói aos poucos. Alguns imigrantes ilegais procuram asilo dentro do Reino Unido, que possui regras rígidas em relação a refugiados. Durante esse reino de terror, um ex-ativista decide ajudar uma mulher a escapar do caos. O que ele ainda não sabe é que isso o levará a ter que proteger o que pode ser a última esperança do planeta em relação à extinção.

O filme ainda leva a maravilhosa direção de Alfonso Cuarón, que fez “Gravidade” (2013) e “Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban” (2004) – o melhor da saga, claramente.

Heróis de Ressaca

Voltando a falar de mais um longa da trilogia “Cornetto”, de Edgar Wright, este provavelmente é o mais próximo da temática “fim do mundo” como a conhecemos. “Heróis de Ressaca” (2013), é sobre um grupo de amigos e sua tentativa de cumprir sua promessa, feita vinte anos antes, de fazer um pub crawl – um tour por vários pubs e bares, tomando pelo menos um drink em cada.  Ao chegarem em sua antiga cidade, eles descobrem que seus habitantes foram substituídos por robôs alienígenas. Vale muito a pena assistir a trilogia completa.

Extermínio

Mais conhecido pelo nome original, “28 Days Later” (2002), é um terror pós-apocalíptico – o único da lista. A história retrata a sociedade decaindo após a liberação acidental de um vírus altamente contagioso, e se concentra em um grupo sobrevivente que, quatro semanas após o surto, luta para lidar com a destruição de tudo.

A produção tem a atuação de Cillian Murphy, famoso por “A Origem” (2010) e por ser o Espantalho na trilogia “Cavaleiro das Trevas” (2005-2012) de Christopher Nolan. Foi um sucesso de crítica e comercialmente, e é até hoje creditado como uma obra revigorante do gênero de terror zumbi. Foi criada até uma sequência, chamada “28 Weeks Later” (2007), também uma graphic novel – “28 Days Later: Aftermath” – que expande a cronologia do surto, e uma série de quadrinhos em 2009, de mesmo nome. Ele também conta com três finais alternativos – dois foram filmados e foram incluídos nos extras do DVD, o terceiro foi apenas roteirizado e nunca produzido. Algum tempo depois, os cinemas começaram a passar os filmados como cenas pós-créditos durante as sessões.