4 Motivos Para Assistir Mais Pesado é o Céu

07/09/2024 - POSTADO POR EM Filmes

O filme brasileiro Mais Pesado é o Céu, dirigido pelo cearense Petrus Cariry e estrelado por Matheus Nachtergaele, recentemente estreou nos cinemas. Nós conferimos o longa e trazemos a seguir quatro motivos para você conhecer essa super interessante obra cinematográfica nacional.

1) Enredo bem construído 

Tereza (Ana Luiza Rios) e Antônio (Matheus Nachtergaele) são um casal que reside no interior do Ceará, em um contexto onde não há tanta esperança, já que a política encontra-se desmoralizada e enfrenta uma grande crise. A mulher decide acolher uma criança em meio ao cenário desolador. O casal não tem muito em comum além do passado, mas decide buscar um novo futuro nas estradas.

A trama de Mais Pesado é o Céu é bem construída. A narrativa não dá voltas desnecessárias e é direta – às vezes até demais – sem hesitar em mostrar o quão desolador é o cenário. Em alguns momentos é possível até sentir gatilhos para violências, o que deixa o espectador angustiado.

Imagem: Divulgação

2) Premiado internacionalmente

Mais Pesado é o Céu foi apresentado em 20 festivais, incluindo mostras internacionais, conquistando o público e ganhando vários prêmios nessa jornada, como o German Independence Award – Spirit of Cinema no 30° Oldenburg International Film Festival na Alemanha.

Aqui no Brasil, o filme foi selecionado para um dos maiores festivais de cinema nacionais, o 51° Festival de Cinema de Gramado, recebendo quatro prêmios: Melhor Direção, Fotografia, Montagem e uma premiação especial para a atriz Ana Luiza Rios.

Imagem: Divulgação

3) Influência de Rachel de Queiroz 

Quem leu O Quinze, da autora cearense Rachel de Queiroz, com certeza vai notar algumas semelhanças entre o livro e o filme. Isso acontece porque o filme aborda um contexto onde não há muita possibilidade de um futuro melhor, mas, apesar das adversidades, o casal que não tem tantas expectativas de uma vida digna precisa tentar.

Mesmo sem ser uma releitura, ou sequer uma inspiração confessa, é impossível não notar que a narrativa do longa tem alguns pontos de semelhança com a história da família cearense que vai a pé do interior do Ceará até Fortaleza em busca de um futuro melhor durante a seca de 1915.

Imagem: Divulgação

4) Metáforas 

Mais Pesado é o Céu é um filme direto, mas isso não quer dizer que em sua trama não encontramos inúmeras metáforas. A principal delas talvez seja a estrada como plano de fundo, representando no futuro um caminho incerto.

Outro detalhe a ser observado é a diferença entre o casal protagonista, que possui personalidades bem opostas. Enquanto Tereza é mais desconfiada, Antônio é ingênuo e por vários momentos até passivo. Os dois juntos, de certa forma, se completam, já que o que falta em um sobra no outro e enriquece a dinâmica da trama.