Veredito dos episódios finais de Attack on Titan

13/11/2023 - POSTADO POR https://roteironerd.com/dicas-para-jogar-no-fortune-tiger EM pix bet cassino

A última parte (mesmo) de Attack on Titan – Shingeki no Kyojin chegou, e finalmente podemos conferir, em versão animada, o desfecho da guerra entre a humanidade e os Titãs. Com dois capítulos, a animação baseada no mangá de Hajime Isayama acabou, e nós conferimos pela Crunchyroll.

Acompanhe agora o que achamos do final de Attack on Titan neste veredito.

ATENÇÃO! O TEXTO A SEGUIR CONTÉM SPOILERS DOS CAPÍTULOS FINAIS DE ATTACK ON TITAN.

Apocalipse

A animação começa exatamente onde a temporada acaba, com Eren usando o poder do Titã Fundador para destruir todos que não estão na Ilha Paradis. Enquanto a Divisão de Reconhecimento, comandada por Hange Zoe, traça um plano que consiste em parar o apocalipse que está acontecendo diante de seus olhos.

A animação não poupa detalhes quando se trata da atrocidade que é ver milhares e milhões de pessoas morrendo pisoteadas, enquanto o objetivo de um dos protagonistas se cumpre. É necessário muito estômago.

Imagem: Divulgação

Sem final feliz

É importante apontar o quanto a história de Attack on Titan é realista quanto às expectativas de um final feliz, porque se nós pararmos para pensar, essa possibilidade nunca existiu. Mas mesmo assim houveram esperanças, por isso, por um breve momento, os personagens sobreviventes buscam uma conciliação entre eles e Eren, porém logo somos trazidos à realidade.

Não importa o quanto seus amigos querem lhe trazer de volta, Eren deixa claro que só há uma real possibilidade para o final: a morte, seja dele, ou de seus antigos companheiros. Porém, na animação, isso é feito com um contorcionismo tão mal feito, que é fácil demais se perder nas motivações reais de cada um ali.

Dessa forma, quem acompanhou apenas o anime durante todos esses anos, é recebido com a dura realidade de que não há um final feliz em Shingeki no Kyojin, e para nenhum de seus personagens.

Imagem: Divulgação

Frustração 

Muitos fãs que decidiram ficar apenas com a animação de Attack on Titan nunca entenderam porque os fãs do mangá odiavam tanto o fim da história, mas agora, parece que todos estamos no mesmo barco, finalmente.

Perguntas que se iniciaram logo no início da trama foram respondidas de uma forma bem simples. Por exemplo, os Titãs eram dependentes de uma jovem escrava chamada Ymir, contudo, como ela adquiriu tais poderes? Através de uma misteriosa forma que surgiu (do nada). E todos temos que aceitar isso.

Outras questões como a família Ackerman, e a ligação entre Levi e Mikasa, foram tão esquecidas, que ninguém sentiu falta. Além disso, mesmo que a animação tenha mudado pontos na conversa final entre Eren e Armin, ninguém conseguiu engolir aquele Eren presente na cabeça do amigo, já que a personalidade inicial do protagonista foi engolida pelo genocida que ele se torna, e parece que esse traço foi deixado de lado no fim.

E ainda como explicar que uma das melhores personagens femininas da história, a Mikasa, foi resumida a servir um homem fraco como Eren? Nem mesmo ser uma Ackerman explicaria aquilo. E nem quero citar a Anne.

Esses são apenas alguns pontos de frustração que os fãs de Shingeki no Kyojin vão ter que conviver. Se para os fãs que leram o mangá já era ruim, quem ficou apenas no anime, deve ter chorado.

Imagem: Divulgação

Veredito

As cenas extras focam no túmulo de Eren, observando sua tão amada ilha e tudo que fez para manter uma paz, e conseguir sua sonhada liberdade. Enquanto seus amigos seguem suas vidas, podemos chegar a conclusão também de que os objetivos de Eren sempre foram frágeis e subjetivos. A paz dura apenas enquanto se é capaz de viver nela.

Personagens amados, mesmo que vivos, não deixaram de ter seu final frustrante e infeliz, além disso, aqueles que possuíam muito potencial são resumidos a cenas simplórias de desfecho, enquanto outros ninguém nem entendeu porque continuaram vivos. 

Mesmo que o estúdio Mappa tenha investido muito bem em animação, trilha sonora e na adaptação do roteiro, ninguém é capaz de opinar que o final de Attack on Titan foi aceitável.

Pontos positivos:

  • Acabou
  • Direção e animação
  • Trilha sonora

Pontos negativos:

  • Finais frustrantes
  • Perguntas sem respostas
  • Motivação do protagonista

NOTA: 6/10