Primeiras Impressões da 4ª temporada de Attack on Titan – Shingeki no Kyojin

01/01/2022 - POSTADO POR EM Animes / Mangás
Post thumbnail

Attack on Titan – Shingeki no Kyojin finalmente entrou em sua reta final, e para deixar vocês por dentro do que está acontecendo, viemos trazer nossas primeiras impressões dessa última temporada.

Lembrando que a segunda parte da quarta temporada será exibida a partir de 9 de janeiro pela Crunchyroll no Brasil. 

O outro lado do oceano

Para quem não lembra, a terceira temporada terminou com muitas revelações chocantes para a Equipe de Reconhecimento e uma perda inestimável para Levi, além da chegada ao mar, após o grupo conseguir derrotar todos os Titãs ainda presentes na Ilha Paradis.

Contudo, a nova temporada se inicia 3 anos após esse momento, o que pode deixar algumas pessoas confusas.

Somos apresentados a Marley, o país que aprisiona os Eldianos em seu território e os obriga a servi-los, além de fazer o mesmo com várias outras nações derrotadas. É nesse território que estão Reiner e os demais Titãs Inteligentes

Aqui passamos a entender melhor como funciona a sociedade em que estão inseridos, seus problemas, intrigas, e o passado do Titã Blindado, para assim, criarmos uma real empatia com a situação. E quero dizer que isso é muito bem feito, e também fiel ao mangá.

Assim, é possível já ter nos apegado a alguns personagens, antes da chegada do Titã de Ataque no meio de um evento público, junto ao aparente auxílio da Equipe de Reconhecimento. Um massacre acontece, e após alguns efeitos colaterais irreparáveis, nos é explicado o que aconteceu nos últimos anos.

Imagem: Divulgação

Progresso

Um grupo chega à costa da Ilha Paradis, logo depois da retomada dos habitantes a seu porto, ou seja, três anos antes da invasão a Marley, e eles não aparentam ser inimigos, quando questionados por Levi e os demais.

Chamados de Soldados Voluntários, eles são comandados por Yelena, uma mulher muito inteligente e crente nos poderes dos Titãs. Esses soldados, que também foram vencidos por Marley em seus territórios, ajudam a sociedade da Ilha Paradis a se desenvolverem em diversos quesitos, entre eles o de transporte e armamento, em troca de se unirem ao exército da Ilha contra o povo de Marley. Eles até mesmo fazem acordos com outras nações para que haja esse tipo de crescimento.

O roteiro nessa temporada não é contínuo, é necessário ressaltar isso, então ao mesmo tempo que aprendemos o que aconteceu na Ilha e dentro das muralhas nos últimos anos, também vemos as consequências desse progresso.

Imagem: Divulgação

Primeira parte

A última temporada foi dividida em duas partes, então é extremamente necessário que você assista essa primeira para entender o que irá acontecer nos próximos episódios.

Pontos como a mudança de posição de Eren, a evolução dos demais personagens e os debates ideológicos e extremistas presentes na história, são a questão central dessa fase. O que também consagra a evolução do roteiro e da sua temática principal, outro detalhe que torna Attack on Titan tão popular.

É importante salientar também que a qualidade da animação continua alta, e não há qualquer problema visível com relação à dinâmica das cenas. 

E agora só nos resta aguardar pela segunda parte do anime, que deve concluir a adaptação do mangá e encerrar a história. 

Imagem: Divulgação