Kaiju No. 8 é um anime baseado no mangá de mesmo nome, de autoria do mangaká Naoya Matsumoto e publicado na Shounen Jump+ desde 2020. A primeira temporada da animação estreou em 2024, e uma segunda temporada já foi confirmada pela Crunchyroll. Mas será que vale a pena? Confira o nosso veredito da primeira temporada a seguir!
O Normal
A história se inicia apresentando um Japão em que monstros, chamados de Kaiju, apareceram por todo o território, e com isso equipes de elite são formadas para deter tais criaturas.
Os Kaijus são classificados entre os mais fáceis de eliminar (yoju), os mais difíceis (honju), e até os que possuem tamanho poder que recebem um número a cada nova aparição (daikaiju). A Força de Defesa Anti-Kaiju japonesa utiliza de tecnologia super potente para obter seu sucesso, e com isso, vem a parte que ninguém gosta: a limpeza.
Kafka Hibino é um homem que faz parte da equipe de limpeza de Kaijus. Sua função após a eliminação dos monstros é, junto a uma equipe, desmembrar os monstros e limpar a cidade de suas vísceras. Um trabalho digno, mas que não é o sonho de ninguém. Inclusive do próprio Kafka, que tinha o foco de se tornar alguém da elite anti-kaiju, junto a sua melhor amiga de infância, a Capitã Mina Ashiro.
Com a chegada de um novato a sua equipe, Reno Ichikawa, Kafka recupera sua força de vontade e, após ajudar o novato em um embate com um kaiju que quase os leva a morte, o homem decide tentar novamente o teste para a equipe de eliminação de kaijus. Só tem um problema… Um misterioso e poderoso kaijou se apossou de seu corpo.
Imagem: Divulgação
Expectativa encontra a realidade
O roteiro de Kaiju No. 8 se inicia de forma fraca, mas vai ganhando força e profundidade a cada episódio, superando muitas expectativas. A qualidade visual da animação também não deixa a desejar, e é assinada pelo estúdio Production I.G., responsável por animes como Kuroku no Basket e Haikyuu!
Outro fator que contribui para o sucesso para a história são seus personagens carismáticos, incluindo tanto protagonistas quanto os personagens secundários. Os conflitos geram questionamentos reais, e o resultado deles deixa a quem assiste com o coração aquecido. O único problema está no início que, como mencionado, é fraco quando comparado ao resto do anime e requer um salto de fé do público.
Imagem: Divulgação
Veredito
Até agora, apenas a primeira temporada está disponível na Crunchyroll, mas a segunda tem estreia prevista para julho de 2025 e promete vir com força total. O anime é uma recomendação certeira para quem gosta de histórias de ação com distopias e personagens bem desenvolvidos.
Pontos Positivos
- Personagens
- Animação
Pontos Negativos
- Demora um pouco para engatar
Nota: 9