Fruits Basket: o poder da amizade

17/10/2019 - POSTADO POR EM Animes / Mangás

Publicado de 1998 até 2006, “Fruits Basket” é um mangá escrito e ilustrado pela japonesa  Natsuki Takaya. A história mostra os membros da família Soma, que são possuídos pelos espíritos do zodíaco chinês, eles vivem organizados e só convivem entre si. Se essas pessoas tocarem (abraçarem, por exemplo) outras do sexo oposto, elas se transformam em animais. Parece estranho, né?

No entanto, “Furuba” mostra como indivíduos podem evoluir, superar traumas e encontrar a felicidade nas pequenas coisas. Então, se você gosta de animes com um bom desenvolvimento de personagens, essa é a escolha certa!

A história 

Tudo começa quando Honda Tohru, uma adolescente “normal” perde sua mãe e sua casa. Para não incomodar seu avô, ela resolve morar sozinha em uma tenda montada na floresta. Em uma noite de tempestade, a garota quase perde todos os seus pertences e é ajudada por Yuki e Shigure Soma, donos da propriedade da suposta floresta. Tohru não sabia que se tratava de um lugar particular. 

Yuki e Shigure ajudam Tohru e a levam para passar a noite na casa. Sem querer, ela descobre o segredo da família ao abraçar todos os rapazes: Shigure, Yuki e Kyo (cachorro, rato e gato, respectivamente). Depois de uma conversa com o líder da família, é dado à jovem o direito de permanecer com suas memórias, contanto que guardasse o segredo. 

A partir de então, a garota passa a morar com a família Soma e se torna um raio de sol em meio a tantas tempestades. Sua alegria contagia todos e ela, sempre lembrando de sua falecida mãe, consegue resolver conflitos de forma sábia. 

Curiosidade: Em 2001, uma adaptação foi animada e televisionada, totalizando 24 episódios. No entanto, como a história não estava ainda concluída no mangá, o anime se encerra sem uma conclusão para seus personagens. Porém, uma segunda versão está sendo produzida no Japão, e a primeira temporada já está toda disponível. Os criadores prometeram que, desta vez, veremos a história completa no anime! 

Da esquerda para a direita: Shigure (cão), Yuki (rato), Tohru e Kyo (gato).

Quem são os animais do zodíaco chinês? 

A lenda conta que Buda convidou todos os animais da floresta para uma festa de Ano Novo, e prometeu uma surpresa a cada um que comparecessem. Para chegar até a festa, que seria no topo de uma colina, era preciso atravessar um rio com muita correnteza.

Os primeiros a sair de casa foram o Gato e o Rato. Ao se deparar com o rio caudaloso, eles ficaram com medo. Logo depois chegou o Boi, que é forte e já acostumado a cruzar rios. Então, o Rato perguntou: “Você se importaria se nós dois atravessássemos em suas costas? Eu sou muito pequeno e o Gato tem medo de água!”. O Boi aceitou a proposta. No meio da travessia, o Rato empurrou o Gato na água e, por isso, ele não conseguiu chegar. Essa lenda também tenta explicar a rivalidade entre as duas espécies. O Rato chega à outra margem e sai correndo para subir a colina, é o primeiro a chegar à festa, logo depois chegou o Boi.

Pouco tempo depois, chega o Tigre. O quarto convidado a chegar foi o Coelho, para a surpresa de todos, já que os coelhos não sabem nadar. O 5º convidado foi o Dragão. A Cobra chegou em 6º lugar e logo depois dela, chegou o Cavalo em 7º. Uma jangada abandonada serviu de balsa para a Cabra (em 8º), o Macaco (em 9º) e o Galo (em 10º), que se empoleiraram sobre ela e com sorte conseguiram chegar à outra margem. O Cachorro e o Porco vieram, sem pressa, nadando nas águas fresquinhas do rio, e chegaram em 11º e 12º lugar, respectivamente. 

Depois de chegarem à festa, Buda deu aos animais o dever de serem os guardiões do zodíaco. Se tivesse comparecido, o Gato seria um dos 13. Por essa razão, não existe um gato no zodíaco. Mas existe um personagem equivalente a ele em “Furuba”, que é o Kyo. Ele nasceu no que seria o “ano do gato”, e faz parte da maldição que assola a família. Quem herda o espírito deste animal tem sempre um presságio de azar, é considerado uma ovelha negra e não é querido pelas pessoas. Além de ter um grande segredo, que você só vai descobrir se acompanhar a história.

No anime, os personagens herdam características de seus determinados signos. Kyo e Yuki, gato e rato, são rivais.

O poder da amizade

Ensinando sobre amor, amizade e os sentimentos bons, Tohru consegue mudar os ânimos dos membros da família e os leva para um novo caminho de felicidade. 

É interessante notar como a nova versão do anime possui traços mais modernos e aberturas que mudam de acordo com as estações do ano. O visual dos personagens não mudou muito, apenas foi modernizado. Na nova versão, podemos conhecer melhor quem foi a mãe de Tohru e porque ela é importante para tantos outros personagens da trama. 

Como agora existe mais tempo para contar a história, temos praticamente um episódio inteiro explicando quem é cada personagem, o que é ótimo! A expectativa dos fãs para a  segunda temporada, que deve ser lançada em 2020, é que ela explique melhor o motivo pelo qual a família Soma carrega consigo a maldição, e como ela pode ser quebrada (e se pode!).

Animais, amizade, amor, e uma vibe mística. Fruits Basket é o tipo de história que você acompanha para aquecer o coração. Recomendadíssimo! 

Personagens como são no mangá.