Attack on Titan: Veredito da quarta temporada – parte 2

09/04/2022 - POSTADO POR EM Animes / Mangás
Post thumbnail

Não foi dessa vez: Shingeki no Kyojin (Attack on Titan) recebeu mais uma temporada para 2023, mesmo que já estivesse anunciado que a atual quarta temporada seria o final da animação. Com isso em mente, decidimos fazer uma análise sobre a temporada que finalizou essa semana, e quem tem tudo (aparentemente) para ser mesmo a penúltima temporada. Confira!

Marley vs. Ilha Paradis

Não é surpresa para ninguém que a temporada começa exatamente onde a última havia terminado: com a chegada dos oficiais de Marley na Ilha Paradis, liderados por Reiner. O embate entre o Titã Encouraçado e o de Ataque gera diversos confrontos simultâneos com decisões também surpreendentes, enquanto Eren espera a chegada de seu irmão mais velho, Zeke, que está sob a proteção de Levi.

O caos se instala, e cenas impressionantes de lutas são entregues pelo estúdio Mappa. Mas é com o encontro entre os irmãos Yeager que os espectadores podem ter problemas com as intenções dos presentes na batalha. Enquanto Zeke quer promover uma eutanásia nos Eldianos, Eren pensa apenas em aplicar seu senso deturpado de justiça.

Imagem: Divulgação

Ingenuidade

É normal querer acreditar em seus amigos, mas é por conta dessa crescente que se abrem caminhos para que um processo de violência comece a partir de Eren e seus amigos, que tanto querem acreditar na coerência do protagonista que fazem um verdadeiro malabarismo com seu discurso, beirando a ingenuidade.

Sem demonstrar qualquer remorso por seus atos, o Titã de Ataque fala com todas as letras suas intenções e motivações (transformando o herói da história em um verdadeiro vilão), chocando a todos mais uma vez ao conseguir os poderes do Titã Fundador e liberar os titãs presentes nas muralhas para que estes marcham de encontro aos seus maiores inimigos: absolutamente todos do lado de fora da Ilha.

Com isso, se fazem necessárias as uniões mais improváveis, todas com apenas um intuito: a sobrevivência.

Imagem: Divulgação

Surpresa

A temporada inteira é cheia de reviravoltas e surpresas que podem, mais uma vez, consolidar Shingeki no Kyojin como um dos animes/mangás mais lucrativos da atualidade – mesmo que o roteiro não seja impecável e traga confusão em sua linha de raciocínio repleta de detalhes.

Tamanha lucratividade talvez seja o único motivo para o qual o estúdio decidiu não finalizar o anime nessa última parte da temporada e criar uma nova para o ano seguinte, já que a segunda parte da temporada é finalizada bem próximo ao final do anime. Ainda sim, é necessário ressaltar que entre altos e baixos, os altos da temporada se destacam muito mais do que os baixos – detalhes que podem ser facilmente esquecidos para quem está comprometido com o anime.

Pontos Positivos:

  • Alta qualidade de cenas de ação
  • Fidelidade ao mangá
  • Ótimas reviravoltas

Pontos Negativos:

  • Roteiro confuso
  • Não finalização da história 

Nota: 8.5