Quarteto Fantástico: Quem é Franklin Richards?

15/08/2025 - POSTADO POR EM Filmes E HQs/Livros

Um mutante nível ômega apareceu no Universo Cinematográfico da Marvel (MCU) e talvez você nem tenha notado. Introduzido como um bebê em Quarteto Fantástico: Primeiros Passos (2025), o poderoso Franklin Benjamin Richards é filho de Sue Storm, a Mulher Invisível, e Reed Richards, Senhor Fantático, casal central do Quarteto Fantástico. Mas quem exatamente é Franklin Richards? Confira a seguir a história do personagem nos quadrinhos e teorias para seu futuro no MCU.

O TEXTO A SEGUIR CONTÉM SPOILERS DE QUARTETO FANTÁSTICO: PRIMEIROS PASSOS.

>>Leia também:

VEREDITO DE QUARTETO FANTÁSTICO: PRIMEIROS PASSOS

Quem é Franklin?

Em Quarteto Fantástico: Primeiros Passos, ele é o assunto principal, e não por menos: Franklin é o primeiro filho de Sue Storm e Reed Richards. Seus pais tiveram seu DNA alterado por ondas cósmicas no espaço, o que fez com que o bebê nascesse com o Gene X, que no Universo Marvel, quer dizer que ele é um mutante.

Não qualquer um, ele nasceu com cabelos loiros iguais aos da mãe e tio, e olhos azuis como os do pai. Franklin também já nasceu com habilidades nível Ômega (exemplos de mutantes nesse nível são Charles Xavier, Magneto e Jean Gray), o que o difere da maioria dos demais mutantes, que costumam manifestar seus poderes na puberdade. Na Terra 828, onde o filme de 2025 se passa, temos apenas um vislumbre dos poderes de Franklin e o personagem é deixado tão em aberto, que talvez algumas pessoas nem tenham entendido o que aconteceu.

Imagem: Divulgação

Poderes

É na Terra 616 (onde se passa a maior parte dos filmes do MCU, porque é o universo principal da Marvel) que os poderes de Franklin vão ficar realmente conhecidos. Para começo de tudo, ele tem seus poderes liberados pelo Aniquilador, um inimigo do Quarteto, o que fez com que Reed tivesse que colocá-lo em coma induzido para que o Universo não sofresse uma catástrofe. Foi apenas com a derrota de Ultron-7 (outro inimigo da família), que o garotinho pode viver a vida com seus poderes controlados. E que poderes…

Percebendo que ele podia alterar seu próprio corpo a nível molecular, ele se transforma em um adulto, deixando-o com controle total de seus poderes, mas sem muita experiência. Percebendo o erro, ele não apenas retorna a ser uma criança, como impõe diversas travas psíquicas para que ele possa desvendá-los no decorrer de seu amadurecimento.

Franklin então tem poderes telecinéticos, manipulação molecular e da realidade (com o dom de criar universos), força sobre-humana, durabilidade, hipervelocidade, longevidade (ele manipula a realidade para que seu corpo envelheça extremamente devagar), telepatia, previsão (ele sonha com diversos futuros, e escolhe a possibilidade mais plausível), cronocinese (ele volta ao tempo, para encontrar a si mesmo) e por aí vai. Sua única real fraqueza é a quantidade de energia que ele necessita para usar seus poderes.

Imagem: Divulgação

Teorias

Vamos lá: o garoto parece indestrutível e tem total atenção não apenas do Galactus (vilão principal do filme, e um dos maiores da Marvel), como do Doutor Destino (já conhecido pelos fãs e que sabemos que terá relação com o papel de Robert Downey Jr.), que aparece apenas para lhe conhecer… Mas será mesmo?

A cena pós-créditos deixou alguns fãs com teorias bem legais para Franklin no MCU. Principalmente porque ela é uma peça para a também cena extra de Thunderbolts*, em que vemos a nave do Quarteto Fantástico entrando na Terra 616.

Existem duas teorias a partir dessas informações. A primeira é que o Doutor Destino levou o pequeno Franklin e a sua família está atrás dele. A sexta fase do Universo Cinematográfico da Marvel é muito pequena nos cinemas, contando apenas com Quarteto Fantástico: Primeiros Passos, Vingadores: Doomsday, Homem-Aranha, e Vingadores: Guerras Secretas. Por isso, essa teoria é a mais aceitável no momento, já que em Maio teremos o próximo Vingadores.

Contudo, outra ideia que podemos aceitar muito bem é que a importância de Franklin será de introduzir os X-Men de verdade ao MCU (e não apenas como uma cena pós-crédito), agora que Mefisto foi apresentado formalmente em Coração de Ferro, e ambos têm história nos quadrinhos com a manipulação da realidade.

São apenas teorias, mas com os poderes de Franklin, quem sabe o que a Marvel irá nos apresentar? O limite está apenas na energia que a empresa terá que ter agora que resolveu abrir essa porta tão pedida pelos fãs.

Imagem: Divulgação