His Dark Materials: Tudo que você precisa saber para a 3ª temporada

02/12/2022 - POSTADO POR EM Séries
Post thumbnail

A adaptação de uma das trilogias mais famosas da literatura está retornando com o terceiro e último capítulo da saga fantástica. Após dois anos de hiato, His Dark Materials – Fronteiras do Universo vai estrear sua nova temporada, fruto da parceria entre a BBC e a HBO, narrando os eventos de A Luneta Âmbar, terceiro livro da saga Fronteiras do Universo, de Philip Pullman.

Como já fazem dois anos desde a segunda temporada, é sempre bom refrescar a memória. Para isso, fizemos uma breve recapitulação de pontos importantes que aconteceram no decorrer da série até aqui e ponderamos o que podemos esperar dessa nova leva final de episódios.

ATENÇÃO: O texto a seguir contém SPOILERS da segunda temporada de His Dark Materials

Profecia

Lyra Belacqua (Dafne Keen) é revelada como a criança de uma profecia que diz que ela é a segunda Eva e responsável pela queda da humanidade. Por isso o Cardeal MacPhail (Will Keen), com a ajuda de Fra Pavel e seu conhecimento na leitura do aletiômetro, procuram pela garota para evitar a concretização desse prenúncio.

Em Cittàgazze, a Sra. Coulter (Ruth Wilson) também está em busca de Lyra junto com Lorde Boreal (Ariyon Bakare). O homem acaba sendo envenenado pela mulher, que descobrimos ser mãe de Lyra. Ao encontrá-la, Coulter sequestra a menina, dopando-a e prendendo-a em um baú para mantê-la em segurança.

Imagem: Divulgação

Tripla identidade

Em sua expedição, Lee Scoresby (Lin-Manuel Miranda) encontra o Coronel John Parry (Andrew Scott), pai do jovem Will (Amir Wilson). O explorador estava desaparecido desde que saiu em uma expedição ao Alasca quando, acidentalmente, adentrou ao universo de Lyra, onde ficou conhecido como Doutor Stanislaus Grumman, pesquisador da Universidade Jordan e foi dado como morto.

Ele havia se tornado um xamã e, inclusive, encontrou seu próprio daemon (uma manifestação externa das almas humanas), a águia chamada Sayan Kötör. Parry passou a se identificar como Jopari e contou que havia invocado o aeronauta para pedir-lhe ajuda na busca pela Faca Sutil (também conhecida como Æsahættr), que deveria ser entregue a Lorde Asriel (James McAvoy).

Imagem: Divulgação

Æsahættr

Ruta Skadi (Jade Anouka), rainha de um dos clãs de bruxas, escuta uma conversa entre seres chamados “avantesmas do penhasco” sobre como a faca é um instrumento importante na batalha e que Asriel não será capaz de vencer sem o artefato.

Quando Jopari e Scoresby chegam em Cittàgazze, a dupla tem um confronto com o Magistério, que havia invadido o lugar. Ao finalmente encontrar Will, o xamã cura o ferimento da sua mão e explica que, como portador da Æsahættr, o jovem deve cumprir seu destino antes de retornar para casa e será guiado pelos anjos ao encontro de Asriel.

Quando os dois se reconhecem como pai e filho, Jopari é atingido e morto por Juta Kamainen, uma bruxa que havia sido rejeitada por ele no passado.

Imagem: Divulgação

O contexto da guerra

No passado, antes de se tornar o xamã Dr. Grumman, o pesquisador viajante revelou a anomalia que ele havia encontrado para Lorde Asriel, que também compartilhou com ele seus planos de liderar uma rebelião contra a Autoridade, criatura que se apresenta como Deus.

Asriel passou a comandar várias expedições ao Norte e secretamente estudava sobre o , um elemento considerado tabu pelo Magistério, governo teocrático regente no seu mundo e que ele tramava derrubar para construir a República do Céu, uma alternativa ao Reino do Céu dominado pela Autoridade.

Ao fim da segunda temporada, Asriel convoca um exército de anjos para ajudá-lo na grande guerra contra a Autoridade que está prestes a se iniciar. As bruxas, mesmo com suas diferenças, também decidem se unir e entrar nesse combate.

Imagem: Divulgação

O que esperar da terceira temporada?

A partir do que consta na obra literária, é esperado que os anjos tenham bastante foco no terceiro ano, especialmente a história de Balthamos e Baruch e a missão de levar o portador da faca até Asriel.

O amadurecimento individual de Lyra e Will e o relacionamento dos dois também estará presente. Segundo Amir Wilson no painel da Comic Con de Nova York, veremos um romance e como ele surgirá a partir da amizade. “São temas adultos, e eles vão descobrir em sua amizade que vão experimentar coisas que eles nunca tinham vivenciado na vida.” comentou o intérprete de Will Parry.

James McAvoy também contou no evento que, apesar de os fatos serem apenas mencionados nos livros, veremos um pouco mais do que a Sra. Coulter e Lord Asriel estão fazendo, incluindo o que está acontecendo na República do Céu.

Apesar de morto, Roger deve dar as caras, já que na cena pós-créditos da segunda temporada ouvimos o garoto pedindo a ajuda da sua melhor amiga. Outra grande perda que também deve retornar é Lee Scoresby. Como visto nos trailers, o aeronauta reaparece para auxiliar Lyra e Will em relação à iminente guerra. 

E, por falar em guerra… Finalmente, teremos o tão aguardado embate contra a Autoridade e o Magistério. Liderado por Lorde Asriel, veremos a reunião de anjos, bruxas e vários outros personagens pelos quais torcemos até agora para acabar com o controle desse governo teocrático.

A HBO irá lançar dois episódios por semana da terceira temporada de His Dark Materials – Fronteiras do Universo e a estreia será no dia 5 de dezembro, com a conclusão agendada para 26 de dezembro.

Imagem: Divulgação