Veredito de Rainbow Six Extraction

23/01/2022 - POSTADO POR EM Jogos

Lançado na última quinta-feira, 20, Rainbow Six: Extraction é o mais novo FPS co-op da Ubisoft. O título chega com a promessa de garantir embates de alto nível entre humanos e alienígenas numa proposta “PvE”, ou seja, jogadores contra o computador.  

O game pode ser adquirido a partir de R$ 199,90  nas principais plataformas: Xbox Series, Xbox One, PC, PS4 e PS5. Inclusive, para os assinantes do Xbox Game Pass e PC Game Pass, a versão Standard do jogo está disponível sem nenhum custo e integra cross-play completo, cross-save e cross-progression. 

Confira agora o que achamos de Extraction!

Inimigos Mortais 

Basicamente, assim como toda grande ficção científica, o mundo é surpreendido por uma ameaça que surge do chão e domina diversos locais pelo mundo, fazendo vítimas por onde passa. Essa forma alienígena ganha o nome de Carapaças, responsável por chocar criaturas parasitas conhecidas como “Arqueanos”.  Por isso, REACT é criada para mobilizar aqueles que já enfrentaram essa ameaça em Outbreak (2018), e assim descobrir uma forma de combater esse inimigo tão mortal à raça humana. 

Ao longo da jogatina, é possível encontrar 13 tipos diferentes de Arqueanos, cada um com capacidades e resistências específicas. Então, terá aqueles que você conseguirá eliminar facilmente, enquanto outros será praticamente impossível devido a sua resistência a balas. Além disso, ainda existem os Proteus, que estão disponíveis nas Singularidades. Eles são “cópias do mal” dos operadores da REACT, equipados de armas de altíssimo dano e habilidades bem mais poderosas que os humanos. 

Na minha experiência, foi bastante complicado conseguir encarar cada um dos Arqueanos que fugiam do básico. É preciso ter muita estratégia para conseguir vencer, principalmente porque todos acabam voando para cima de você. Então, é preciso ter muito controle no caos (rsrs). 

Imagem: Divulgação

Operadores da REACT

Para encarar essa ameaça, você pode tanto ir sozinho quanto acompanhado de dois jogadores/amigos. Aproveito até para dizer que o melhor é jogar sempre online com aliados, pois o game realmente é difícil e deixa tudo muito complicado, principalmente para quem está desacompanhado. 

No menu de seleção, você pode escolher entre 18 operadores da REACT que, assim como os Arqueanos, possuem habilidades e equipamentos distintos. É importante sempre equilibrar seu time com personagens de ataque e suporte sempre que possível, pois os inimigos não perdoam de jeito nenhum. 

A cada missão concluída com sucesso os personagens vão ganhando experiência para desbloquear novas armas, itens extras e habilidades. Nesse aspecto só achei muito frustrante o ponto de personalização dos personagens, que necessita do investimento de dinheiro real para conseguir um visual massa para o operador. 

Imagem: Divulgação

É difícil salvar o mundo

Pronto, agora que já falamos dos mocinhos e dos vilões chegou a vez de contarmos como funciona a dinâmica do novo título da Ubisoft. Em Rainbow Six: Extraction, temos quatro zonas atingidas – Nova Iorque, São Francisco, Alasca e ‘Verdade ou Consequências”- divididas em 12 níveis primários

Basicamente, você e seus aliados escolhem seus operadores e partem para uma expedição, onde devem concluir três missões, seja limpar uma área, destruir uma célula de colmeias ou resgatar algum operador. É bacana até reforçar que esses desafios deixam tudo mais divertido e ainda criam um clima novo para toda batalha, evitando ficar algo totalmente repetitivo e maçante. 

Ah…. e ainda existe a possibilidade de evacuar sem precisar que conclua todas as missões. Normalmente, isso acontece quando a situação está bem ruim e parte dos aliados já foram derrotados. Então, sempre quando for o último sobrevivente, o melhor caminho é evacuar, para, ao menos, ganhar alguma experiência com a missão

Lembrando que caso perca ou morra durante uma batalha, o seu personagem não fica disponível na missão seguinte. É preciso esperar um tempo para que possa usá-lo novamente, e quando isso acontece, ele está mais fraco que o normal. 

Experiência online

Bom, tive a oportunidade de jogar no PS5, e posso dizer que não apareceu problema algum de performance, tanto no jogo solo quanto no online. Na segunda opção, inclusive, é importante falar que o título permite o modo cross-play, o que ajuda bastante a oferecer partidas com pouco tempo de espera. Pode ficar tranquilo, não vai demorar nem um minuto para conseguir entrar numa expedição

Sim, você não terá problemas de bug ou travamentos, pelo menos na nova geração de consoles. A Ubisoft consegue garantir uma experiência sólida aos jogadores da franquia Rainbow Six. 

Veredito 

O jogo realmente vale a pena? Sim! Não há como negar que Rainbow Six: Extraction consegue oferecer boas doses de adrenalina e muitas horas de jogatina com os amigos. Anunciado na E3 de 2019, o título da Ubisoft foi pensado para jogar online com muita gente, e somente assim realmente terá a melhor experiência

Do ponto de vista do consumidor, o melhor caminho é apostar no Xbox Game Pass e PC Game Pass para resgatar a versão Standard do jogo. Porém, se possui console da família PlayStation, a melhor saída é aguardar alguma promoção nos próximos meses. Fica a dica!

Pontos Positivos

  • Performance excelente
  • Experiência online de qualidade
  • Jogo desafiador
  • Dublado e legendado em português

Pontos Negativos

  • História curta e sem tanto contexto.
  • Personalização do operador está relacionada a dinheiro real

NOTA: 8