Veredito de F.I.S.T.: Forged In Shadow Torch

09/02/2022 - POSTADO POR EM Jogos

Durante o The Game Awards 2020, F.I.S.T. teve sua primeira aparição e chamou a atenção de muita gente, principalmente a minha. Tudo parecia promissor e divertido, desde a narrativa até o gameplay

Agora, com o jogo em mãos, tive a oportunidade de descobrir se realmente é um metroidvania que merece o tempo e dinheiro de todos. O game está disponível para PC e PlayStation 4 e 5.

Confira agora o review! 

História envolvente 

Na trama, assumimos o controle do coelho boa pinta e rabugento Ray, antigo guerreiro da resistência que resolveu se aposentar. Tudo muda quando o seu amigo Urso é raptado pelos inimigos e se vê na necessidade de voltar aos tempos de luta com o seu braço metálico. 

Ao longo das quase 15 horas de jogatina, podemos ver uma história envolvente e repleta de personagens carismáticos, com inúmeros elementos cyberpunk. Todos os envolvidos possuem um papel importante na trama para criar uma atmosfera rica em detalhes e sentimentos

Não vou entrar nos pormenores, mas posso dizer que há grandes momentos de virada. E sim, você vai ficar chocado com cada um deles. Sem dúvidas, é um jogo que lhe motiva a continuar sempre em frente para descobrir o desfecho

Imagem: Divulgação

Pura aventura

Assim como todo bom metroidvania, você vai andar de um lado para o outro para desbloquear novos cenários e equipamentos. Inicialmente, é possível apenas utilizar o grande braço mecânico como arma de combate, mas logo depois outros equipamentos poderosos são liberados.

Cada um tem sua funcionalidade e pode ser melhorado a partir de pontos investidos. E claro, é preciso explorar e derrotar inimigos para conseguir evoluir o Ray. Porém, fique tranquilo, a progressão é bem satisfatória e deve provocar boas horas de gameplay

Em relação aos inimigos, é possível encontrar de tudo um pouco. Tem robôs, animais e até mesmo drones completamente armados. O lance é sempre criar uma estratégia e aproveitar os elementos dos cenários para interagir e bater nos chefes. Nunca vá direto ao ponto apertando todos os botões. A morte será certa! 

Inclusive, uma curiosidade bastante aleatória que preciso comentar é a relação, mesmo que indireta, com o universo de Sonic. Como nasci em 1994, tive a oportunidade de assistir e jogar as produções do ouriço azul. Logo, não teve como não estabelecer uma ligação afetiva com F.I.S.T, que explora bastante máquinas e animais. 

Imagem: Divulgação

Experiência única

Outro ponto a ser destacado é o visual do game. Joguei o título no Playstation 5 e pude presenciar gráficos de extrema qualidade. Os estúdios Antiidelay e Bilibili fizeram um excelente trabalho ao criar um mundo cheio de máquinas e animais (fofinhos até rsrs). 

Existem vários cenários e todos apresentam uma riqueza de elementos imensuráveis. É como se tudo estivesse vivo e funcionasse independente da sua jogatina. É surreal como tudo é bastante estimulante visualmente

E sim, um jogo pode ser lindo e ainda rodar perfeitamente bem. No PS5, não tinha problema algum de performance e nem travamento. As telas de carregamento também foram bastante eficientes e rápidas. Ou seja, temos um bom trabalho de otimização aqui. 

Além de tudo isso, F.I.S.T ainda conta com uma trilha sonora envolvente e charmosa. Até mesmo na tela de seleção de jogos do PS5, você fica encantado com a música. Tudo é convidativo para os jogadores embarcarem nessa aventura. 

Imagem: Divulgação

Veredito 

Após tudo isso dito, fica claro a qualidade de F.I.S.T.: Forged In Shadow Torch e não há mais muito o que falar. Disponível para PC e PlayStation 4 e 5, o jogo entrega uma experiência sólida para quem ama o gênero metroidvania

História, gameplay, trilha sonora e gráfico vão lhe conquistar logo no primeiro momento. E para os jogadores brasileiros, ainda há uma grande novidade: recentemente, o jogo recebeu localização em português, e está tudo perfeito como os fãs pediram. 

Então, não há mais justificativa para não jogar e acompanhar as aventuras e dramas de Ray, o coelho rabugento que todos amam. 

Pontos positivos

  • História envolvente 
  • Gameplay divertida 
  • Localização em português perfeita 

Pontos negativos

  • Está disponível apenas para PC e PlayStation 4 e 5

NOTA: 9